Metamorfose? – O Protetorado da Sombrinha #02 – Gail Carriger

Quando vi que a editora Valentina iria publicar o segundo volume da série “O Protetorado da Sombrinha” que se iniciou com Alma?, resenhado aqui no blog, fiquei super empolgada para ler esta história, isto por que amei a escrita da autora, como vocês podem conferir na minha resenha, e fiquei louca pela sua continuação. Agora, depois de ter lido este segundo volume da série criada por Gail Carriger, venho contar para vocês as minhas opiniões a respeito desta história.

Como essa é uma resenha de continuação, pode ter algum spoiler sobre a história nos próximos dois parágrafos, no resto não.
Neste volume continuamos a acompanhar as aventuras de Alexia Tarabotti Maccon, agora também conhecida como Lady Maccon, uma mulher sem alma que tem o poder de anular os poderes sobrenaturais de criaturas como lobisomens e vampiros. No volume anterior vimos que Alexia se casou com o lobisomem Conall Maccon e está vivendo no castelo, sendo a conselheira da rainha. Tudo estava bem e normal, até que ela acorda cedo demais com os berros de seu marido, que deveria de estar dormindo ao seu lado, e que mais tarde descobre que ele foi embora correndo, literalmente, para a Escócia para cuidar de problemas familiares.
Para completar a situação, já bastante chata, os vampiros e lobisomens de toda Londres estão perdendo suas habilidades sobrenaturais. Agora, como conselheira da rainha, nossa protagonista fica encarregada de descobrir o que está acontecendo, e para isso ela acaba tendo que seguir os passos de seu marido, que já tem mais de duzentos anos de história sem ela, e acaba descobrindo vários segredos de seu passado.
Nossa protagonista continua perspicaz, determinada e teimosa como sempre, além de ainda ser bem irônica. Essas características fazem dela uma personagem e tanto, que consegue nos cativar do começo ao fim. Aliás, todos os personagens deste livro foram bem escritos e conseguem, cada um à sua maneira, nos encantar com sua forma de ser. O livro é narrado em terceira pessoa, o que achei bem legal já que assim dá para a gente ter uma visão de tudo, sem ficarmos presos a apenas um ponto de vista.
O livro tem bastante humor e aventura, e sempre temos novos acontecimentos na trama, fazendo com que ela não fique chata, nem parada. A investigação principal consegue nos surpreender e a narrativa da autora realmente consegue nos encantar com sua forma rápida e fluida, que nos prende do início ao término da leitura.
Neste volume conhecemos novos personagens e o Steampunk está com tudo, com novas sombrinhas, e bastantes objetos futuristas no passado, na época em que se passa o livro. Eu adoro esse cenário e essa mistura de tecnologia com as vestimentas antigas e todo o clima do Steampunk misturado ao sobrenatural.
Confesso que gostei bem mais da capa do primeiro volume, pois de primeira a mulher da capa deste me assustava um pouco com sua cara bem esquisita, mas à medida que fui me acostumando mais até passei a gostar muito dela, além disso, é inegável que tem tudo a ver com a história do livro.
A diagramação está perfeita, com a fonte em um tamanho confortável para a leitura, assim como o espaçamento entre as palavras, fazendo com que a gente consiga ler por mais tempo sem cansar a vista. Logo no topo de cada página encontramos a ilustração de um polvo, com o número correspondente da página dentro dele, assim como o nome da autora e série. Achei isso bem legal, já que criou um diferencial bem fofo. As páginas são amarelas e a Editora Valentina, mesmo sendo relativamente nova no mercado, sempre tem o maior cuidado em trazer um livro perfeito e de muita qualidade para nós, leitores, e desta vez não foi diferente.
Recomendo esta história para todas as pessoas que gostem de um livro com uma escrita rápida, inteligente e cheia de sarcasmo, com uma ótima e carismática protagonista, que consegue nos prender desde o começo até o fim com um a leitura surpreendente e cheia de reviravoltas e revelações.
Avaliação



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Eu quero muito ler essa série, mas vou acabar esperando laçarem o resto... tenho medo de começar e depois pararem e minha coleção ficar incompleta!
    Adorei a resenha, tbm não gostei muito da mulher da capa, estranha neh? O.o rsrsrsrsrsrrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ana Paula! :D Então, eles não vão parar de publicar, não. Os direitos de todos os outros volumes da série já foram comprados. E está tendo promoção de Alma? no Submarino, sai por menos de 14 reais!

      Hahaha Muito estranha!
      Beeijos, sua linda!

      Excluir
  2. Adorei a resenha! Adorei saber q tem vampiros e lobisomens e realmente tbm nao gostei da mulher da capa bloeh! Kkkkk
    Promoçao?? Bora la ver! Rssss

    ResponderExcluir