In Our Living Room - Deyse Ramos Nicoli



                                        
Na Coluna In Our Living Room de hoje conhecemos um pouco mais sobre a autora Deyse Ramos Nicoli, autora do livro Paraíso, publicado pela editora Novo Século.

Sobre a Autora: é professora há dezessete anos, pós-graduada em história e educação infantil. Sempre foi apaixonada por livros, especialmente pelos romances. Escrever era um sonho que ficou guardado por longos anos e que só agora se tornou real. Paraíso é seu primeiro livro. Uma história que tem um pouco de seu próprio ser e de suas fantasias. Tem pouco tempo para escrever, pois, além do trabalho, compartilha sua vida com os três filhos e o marido. Apesar disso, sempre que tem um tempo livre, rabisca resumos de histórias que imagina, às vezes, no meio da noite.

Canal para se comunicar com a autora e saber mais sobre seu livro: Facebook | Skoob

Os livros são companheiros na vida, eles sempre estão presentes , seja como uma lembrança ruim de algum livro chato da adolescência, seja com um livro que marcou sua vida, nos fisgando para uma teia que nunca mais permite que um dia se passe sem leitura. Como foi seu primeiro contato com a literatura,  foi amor a primeira vista? Alguém foi responsável por entrar neste universo?

Comecei a ler muito cedo. Acho que meus primeiros romances foram “Pollyana”, “Meu pé de laranja lima” e “Rosinha, minha canoa”. Depois disso li muita coisa da literatura brasileira, incentivada por uma professora de português. Nessa mesma época descobri os romances, sabe aqueles da Harlequim? Pois é, li muuuuuuuuitos. Também li livros como “Os donos da terra” e “O outro lado da meia noite”, que me marcaram muito. E, de lá pra cá, nunca mais parei.

Você além de escritora é também professora, ou seja, seu contato com os livros se deu em alguns momentos de forma técnica e profunda, diferente de nós apreciadores amadores. O fato de estudar o assunto mudou sua visão sobre a escrita e os livros? Como passou de leitora para escritora, e quanto que sua formação influi na sua escrita?

Acho que ser professora me ajudou muito com a leitura. Eu meio que fui forçada a ler muita coisa que não leria se não tivesse essa profissão. Quando fiz faculdade (História) li muitos livros da área, como biografias (os que mais gostei), filosóficos, teóricos, econômicos (os que menos gostei). Depois, já na profissão, li muitos livros didáticos. E assim descobri a importância de se ler um pouco de tudo. O fato de ter começado a escrever vem do amor pelos romances, que são meus livros preferidos. Sempre tive facilidade com a escrita e isso me incentivou a me aventurar nesse mundo (e alguns empurrões da minha mãe também). Assim nasceu “Paraíso”.

Refletindo a cerca de tudo que você já leu, e marcou sua história de leitora, quais são seus autores favoritos? E livros, quais são suas obras do coração?

Escolher livros e autores preferidos é muito difícil.  Gosto de variar bastante e estou sempre em busca de novos autores. Um livro que me marcou, sem dúvida, foi “Orgulho e preconceito” de Jane Austen. Leitura difícil, mas muito rica emocionante. Meu Marcos tem muito do Sr. Darcy. 

O Mercado editorial brasileiro é tido como difícil e preconceituoso com os escritores brasileiros. Poucos são os escritores que conseguem publicar seus livros, e ainda contam com divulgação das editoras. Como foi o processo de publicação do seu livro?

Não foi tão difícil como pensei a princípio, pois duas editoras se interessaram em publicar meu livro e eu não esperava por isso. Mas foi muito caro, e a divulgação da editora tem deixado a desejar. Por isso tenho trabalhado muito na divulgação e agradeço aos blogs por estarem colaborando muito.

Pensando em 'Paraíso' seu livro de estreia, a protagonista da trama, Débora tem diversos traços semelhantes a sua biografia. A partir de onde surgiu a ideia do livro? Quanto que suas experiências pessoais inspiraram na criação da narrativa?

O livro surgiu em um momento difícil da minha vida em que eu tinha terminado um namoro complicado (assim como a Débora) e vivia sonhando com uma reviravolta, em ir embora e encontrar meu Paraíso. Eu sonhava que essa história tinha acontecido comigo, que eu era a protagonista. Então, já pensando num futuro livro, rascunhei a história num caderno velho que, mais tarde se tornou meu primeiro romance. Muitas coisas do livro são reais, como minha família, por exemplo.

O Livro é ambientado na pequena cidade interiorana de Vila Paraíso, tendo como foco a fazenda Boa Vista. Esses lugares são fictícios ou existem em algum lugar? Caso sejam da ficção algum lugar que conheceu foi usado como pano de fundo, visto que existe uma riqueza de detalhes sobre estes lugares?

São lugares fictícios que eu criei a partir de lugares verdadeiros que eu conhecia. Paisagens das montanhas capixabas como Pedra Azul e do Sul do Brasil como Gramado.

O traço mais marcante e comum a todos os personagens da trama é o luto. Todos eles têm em algum momento de sua vida uma perda que precisam enfrentar para tocar suas vidas adiante. O processo de luto é muito bem explorado do ponto de vista psicológico, você buscou se apoiar em alguma teoria ou conhecimento prévio para desenvolver seus personagens?

Acho que algumas experiências vividas por mim, minha família e pessoas amigas serviram como inspiração para “os lutos” dos personagens.

Qual é o papel do livro para você? Um item de entretenimento, um convite a reflexão e a crítica, ou apenas uma manifestação da sublimação do autor?

Acho que é um pouco disso tudo, depende do livro que você está lendo. Alguns são simples entretenimento (mas, mesmo assim, sempre aprendo algo com eles), outros são leituras para refletirmos e pensarmos em nossas vidas. Livro, mesmo que se proponha apenas a entreter, sempre te ensina alguma coisa.

Paraíso é um livro que tem começo, meio e fim, e não apresenta nenhum gancho para continuação. Mesmo assim confesso ter ficado curiosa para saber a continuidade do romance de Débora e Marcos, podemos esperar por algum livro ainda nesta trama? Você está envolvida em algum futuro lançamento?

A maioria dos leitores de “Paraíso” vive me cobrando uma continuação da história. Nunca  tive essa intenção, pois não são muito fã de histórias que não acabam nunca. Acho que elas tendem a enrolar e se tornam tediosas. Estou escrevendo um novo romance, uma história que não tem nada a ver com “Paraíso”. Se um dia surgirem idéias boas o suficiente para uma sequência de “Paraíso”, quem sabe...

Em nome do House of Chick agradeço seu contato e a entrevista, fique a vontade para adicionar qualquer informação que queira compartilhar conosco!

Eu é que agradeço pela oportunidade de divulgar meu trabalho, e pelas cinco estrelas no skoob, rsrsrs... Espero contar com vocês para conquistar novos leitores. Um grande abraço!


 >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 19 - FORMULÁRIO 







Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oi Bruna!
    Não conhecia a autora e nem seu livro! Adorei a entrevista, fiquei curiosa qto a obra!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Bruna!
    Muito boa entrevista.
    Não conhecia a autora e foi bom saber um pouco mais sobre ela e sua obra.

    Agradeço a visita e comentário feito no blog. Volte sempre!
    Desejo um final de semana de muita paz!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.”(Carlos Drummond de Andrade)

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Li Paraíso e amei, me apaixonei pela capa desde o primeiro instante que vi na Saraiva, na época não teve divulgação nenhuma, encontrei o livro por acaso e comprei!

    Espero ansiosa pelo próximo livro da autora!

    Bjs,

    Pati

    ResponderExcluir
  4. Que linda *-*
    Já ouvi falar sobre o livro dela mais ainda não tive a oportunidade de ler!!
    Achei ela muito simpática!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante a entrevista, meu primeiro romance também foi "Pollyana" *-* eu acho legal o apoio dos blogs em relação aos escritores brasileiros, uma pena nosso país não da valor a leitura e nem incentivar muito esta parte.
    Ainda bem que existe a blogosfera, o livro não faz muito meu gênero mas a autora é bem simpática e me fez ter vontade de ler o livro.

    Bjosss

    ResponderExcluir