Agora e Para Sempre, Lara Jean - Para Todos os Garotos Que Já Amei #03 - Jenny Han

Lara Jean está no último ano do colégio, e tudo vai indo muito bem, afinal está namorando o cara perfeito para ela, que é fofo e atencioso, além de ser um ótimo amigo; e tem tudo planejado para seu futuro, na faculdade que escolheu (para onde Peter também vai), que é perto de casa, possibilitando visitar a família e os amigos quando quiser. Ela também está prestes a descobrir o último detalhe para alcançar a perfeição de sua receita de cookies de chocolate, e está planejando o casamento de uma pessoa muito importante, que merece a felicidade.
Com viagens e baile de formatura programados, as últimas provas se aproximando e a certeza de que uma nova fase já vai começar, Lara Jean está bastante contente com sua vida planejada. Até que recebe uma notícia que acaba sendo um baque, e precisará lidar com as mudanças que a mesma acarretará no seu futuro. Agora nossa protagonista precisa decidir o que é mais importante: confiar em sua mente ou no seu coração.
Desde que li o primeiro volume desta série, “Para Todos os Garotos Que Já Amei” (clique no título para conferir a resenha), fiquei apaixonada por Lara Jean, sua família, seus amigos, e sua vida. Tudo porque Jenny Han criou uma protagonista doce e adorável, vivenciando coisas reais, que todos nós já enfrentamos ou vamos passar um dia, além de desenvolver uma fofa história de primeiro amor, e uma família incrível.
Então, cada vez que um livro da série foi anunciado, eu fiquei ansiosa para lê-lo. E dessa vez não foi diferente. E o melhor de tudo é que Han conseguiu superar os demais, que já eram maravilhosos, entregando uma conclusão que deixou meu coração quentinho e meu rosto com um sorriso ao finalizar a última página, e tenho certeza de que o mesmo aconteceu/vai acontecer com diversos outros leitores.
Neste volume, vemos um maior amadurecimento de Lara Jean, que precisa tomar algumas decisões importantes devido a um acontecimento que vai mudar seu futuro. Ela precisa escolher sabiamente, ouvindo tanto o coração quanto a razão, e considero que fez isso com maestria. Gostei da forma como ela lidou com a situação e como encontrou uma resolução para a mesma.

Além disso, Lara Jean está vivendo uma fase de mudanças que muita gente passa na adolescência, sendo que nos EUA eles possuem uma independência ainda maior, porque os jovens que se formam nos colégios acabam se mudando da casa da família e indo morar sozinhos, muitas vezes nas faculdades, que é o caso de nossa protagonista. Então ela precisa se preparar para todas essas mudanças que estão por vir, de ter que se mudar, enfrentar a vida sob outro ponto de vista, ganhar novas responsabilidades, ter que se virar sozinha, num ambiente novo sem que conheça quase ninguém (ou ninguém), longe de tudo e todos que sempre estiveram presentes, etc. Então é muito interessante ver essa preparação e como ela vai lidando com as coisas aos pouquinhos. Não tivemos a chance de vê-la de fato se mudando, então só pudemos acompanhar sua organização e pensamentos, e gostei muito da experiência.
A autora tem uma pitada de vida real muito bem desenvolvida e mostra que todos passamos por altos e baixos e temos que lidar com o que acontece com a gente, e, mesmo que alguma coisa a princípio possa parecer ruim, no futuro pode ser algo ainda melhor. E, mais uma vez, neste volume também vemos esta questão sendo trabalhada muito bem, o que achei bem bacana.
Gosto muito de todos os personagens, principalmente Lara Jean e Peter, e também sinto um carinho especial pelo pai, Dan, pela irmã mais nova, Kitty (apesar de ela ser um pouco abusada e me irritar as vezes), pelo cachorrinho da família, pela Chris, melhor amiga da protagonista, e pela sra. Rothschild, que se torna bem importante e membro essencial dessa família. Só não consigo gostar da Margot, filha mais velha, pois a acho arrogante, e ainda me incomoda o fato de que ela querer mandar em tudo e todos, e que queira que façam as coisas exatamente como acha correto, já que julga quem toma suas próprias decisões, sempre criticando as pessoas. Além de achar irritante essa mania que Margot tem de achar que as coisas devem sempre seguir como eram antes de ir embora para a faculdade, como se somente ela pudesse viver a vida, enquanto os outros deveriam permanecer estáticos esperando-a.
Sobre o romance, esse é o exemplar mais romântico e fofo dentre os três, com mais cenas de fazer os leitores suspirarem e desejarem poder viver algo semelhante. Peter está um amor de pessoa, e podemos notar o quanto ele gosta de Lara Jean e o quanto se importa com ela, a ponto até de se retrair quando sente medo de perdê-la devido a todas as mudanças que ambos estão enfrentando. Mas gostei muito de vê-los superando os obstáculos e torço para um futuro lindo entre eles, o que me leva a outro ponto: ao final da leitura, fiquei com aquele tipo de sentimento agridoce muito forte no meu peito.
Isso porque eu confesso que fiquei desejando muito outra continuação, inclusive porque a autora deixou muitas possibilidades em aberto que poderiam ser trabalhadas, e gostaria de poder conferi-las e acompanhar Lara Jean vivenciando tudo de novo que está por vir em sua vida. Por outro lado, se houvesse uma sequência, não sei se o relacionamento amoroso entre ela e Peter continuaria, já que eles terão futuros diferentes (não posso comentar mais abertamente sobre isso porque seria spoiler). Sei que isso ocorre na vida real e em diversas ocasiões algumas pessoas continuam juntas mesmo assim, mas, infelizmente, nem sempre isso acontece. Só que nos livros é diferente, já que é preciso ter movimentação na trama, então mesmo que ficassem juntos no final, acredito que iam se separar por um tempo. Mas o pior é pensar na possibilidade de eles realmente se separarem de vez, de Lara Jean conhecer outro garoto e se apaixonar por ele. Então fico feliz por não ter de fato uma continuação por esse motivo; se tivesse eu queria que a autora deixasse os dois juntos, mas a probabilidade de isso não ocorrer seria enorme. Assim, com este sendo realmente o último volume da série, eu posso fazer minha própria versão do futuro dos dois, e na minha mente eles vão continuar juntos, sim.
Algo interessante para comentar é que li cada volume dessa trilogia em um ano diferente; o primeiro em 2015, o segundo, “P.S.: Ainda Amo Você” (clique no título para conferir a resenha), em 2016, e o terceiro acabei a leitura dias atrás, e, ainda assim, me apaixonei por cada um deles, mesmo que eu não seja uma pessoa igual que era há dois anos e esteja em um momento diferente da minha vida. Ou seja, a série é realmente muito amorzinho e acredito que todos os leitores que curtem obras do gênero jovem adulto fofas, leves e divertidas, vão sentir o mesmo.
O que eu posso afirmar é que “Agora e Para Sempre, Lara Jean” é uma obra linda, deliciosa, com uma protagonista que conquista a todos, vivendo situações reais, tipo gente como a gente, uma história de primeiro amor de arrasar, personagens muito cativantes, e um pano de fundo muito bem trabalhado. Esta é uma conclusão perfeita para uma série maravilhosa. Mais uma vez me apaixonei por tudo e tenho certeza de que você também irá.

Avaliação


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário