Advogado do Diabo - The X- Files Origens #02 - Jonathan Maberry

No Arquivo X a personagem Scully, parceira de Mulder sempre foi a personagem que mais me irritou com o passar do tempo, com seus inúmeros questionamentos e fé duvidosa, eu não entendia porque ela simplesmente não ouvia o Mulder e seguia em frente. Na décima temporada eu fiz as pazes com a personagem, e com o seu livro Advogado do Diabo, volume 2 da série The X- Files Origens, escrito pelo autor Jonathan Maberry e publicado pela Harper Collins Brasil, eu continuo em paz com a Scully adolescente!

Dana Scully e sua família mudaram recentemente de San Diego para uma pequena cidade de interior, ela é vista como uma garota estranha e não faz nada para se enturmar. Uma garota de sua escola morre repentinamente em um acidente de carro, e depois de ver a mesma jovem nos vestiários da escola ela passa a ser vista como mais estranha ainda. Juntando a este fato ela têm sonhos estranhos com um anjo. Outro jovem morre e Scully começa a juntar as peças e perceber que pode fazer algo para encontrar o culpado!

O objetivo do autor com o livro é dizer como Scully se tornou cética, para isso ele narra em terceira pessoa um episódio na vida da personagem com quinze anos. Maberry consegue trabalhar detalhes tanto da trama quanto da personalidade de Dana sem que o ritmo perca com isso. Ele instiga a curiosidade quanto quem é o responsável pelos crimes, assim como se há ou não interferência sobrenatural nos eventos. A ótica da estória é alternada com capítulos em sua maioria sob o ponto de vista de Dana, e outros de observadores de um grupo (não existe muitas explicações quanto a quem são estas pessoas, mas deve tratar-se do grupo do governo que estuda e controla o conhecimento paranormal/extraterrestre).

No seriado fica claro que Scully era uma pessoa com fé no catolicismo, e inclusive existem alguns episódios que abordam isso sob algumas óticas, então quando li a proposta do livro acreditei que ele trabalharia com este fato, mas me enganei, embora exista sim algumas coisas de referência católica cristã em sua maioria são temas como ioga, projeção astral e outras práticas ditas de new age que são abordadas e trabalhadas.

Dana aqui ainda é um caderno em branco, não possui malícia ou desconfiança nas pessoas, quer apenas estudar e tirar boas notas, e aprecia a visão científica do mundo já que esta lhe trás estabilidade. Quando começa ter sonhos e visões ela busca refúgio em outros locais que fogem a lógica científica, afinal ter dons não é uma coisa com que ela saiba lidar. E ela de fato se deixa acreditar em tudo que lhe é dito e vivencia, coisa que a sua versão adulta só faria em último caso. Sua versão jovem ainda não tem habilidade alguma nas relações sociais tanto com amigos quanto com garotos. A única pessoa com quem de fato conversa é sua irmã Melissa.

Melissa é uma jovem popular que não teve dificuldades em se adaptar a nova vida, e sempre está tentando ajudar sua irmã. Ao mesmo tempo que é descolada é adepta de diversas práticas esotéricas (isso é mostrado no seriado), logo ela é uma das pessoas que ajuda Scully com tudo que começa a acontecer com a irmã sem achá-la louca.

Ethan, o garoto na aula de ciências com quem Scully estabelece uma amizade é quem apresenta o mundo forense para a jovem, assim como o mundo da paixão juvenil. É encantado pela ruiva e também sem jeito para relações. É um grande colaborador na investigação. Já Corinda é dona da loja Além do Além que as irmãs Scully frequentam. É médium e tem visões que ajudam Dana. Aqui temos uma conexão com o livro de Mulder, esta loja também surge no livro dele, mas de modo breve. Aqui em Advogado do diabo ela é cenário de diversas cenas. Raio de Sol é um sócio de Corinda e instrutor na loja. É um homem que atrai as mulheres, além de ser muito admirado por seu trabalho.

Um ponto rico do livro é sobre a família de Dana, conhecemos um pouco mais sobre seus irmãos, e também sua relações com o pai militar e com a mãe. Isso complementa e muito diversos eventos do seriado onde seus parentes aparecem. O desfecho da trama entretanto não foi surpresa, já que desde a apresentação do personagem em questão uma pulga nasce atrás das orelhas! Entretanto isso não desvalida a estória, já que isso embora seja o fio condutor do livro não é o objetivo.

Advogado do Diabo é uma trama digna do seriado e que mostra em detalhes o desenvolvimento de Dana tanto da perda de sua fé quanto de sua descoberta como futura médica. Cumpre com seus objetivos e nos mostra outro lado desta médica que conquistou o coração do spooky Mulder!

Avaliação








Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário