A Volta Ao Mundo Em 80 Dias - Jules Verne

Já li dois livros de Jules Verne (“A Ilha Misteriosa” e “Viagem ao Centro da Terra” – clique nos títulos para conferir as resenhas), ambos publicados pela Zahar, e fiquei completamente apaixonada por sua narrativa e, claro, suas histórias. Desde então, fico desejando que a editora publique novas obras escritas por ele e uma das mais desejadas era, sem dúvidas, “A Volta Ao Mundo Em 80 Dias”, um dos seus títulos mais conhecidos.
Quando a editora anunciou que ia publicá-lo em uma edição especial Comentada e Ilustrada da coleção Clássicos Zahar, não consegui fazer nada além de desejá-lo fortemente. E, assim que tive a oportunidade, comecei minha leitura. Ao terminá-la, posso afirmar que Verne é um dos meus autores clássicos favoritos, e agora venho compartilhar com vocês tudo o que achei desta obra.
Neste título conhecemos o cavalheiro inglês Phileas Fogg, um homem rico e solitário, que é conhecido por sua pontualidade e organização. Certo dia ele é desafiado pelos companheiros de seu clube, onde aposta que é capaz de dar a  volta ao mundo em oitenta dias. Então, junto do seu novo criado, Jean Passepartout, vemos Phileas entrar em uma grande aventura, onde são contadas as horas, minutos e segundos para ele conseguir cumprir a sua parte na aposta e não perder sua fortuna.

Acompanhamos, então, o trajeto desses dois numa grande jornada, na qual eles utilizam trens, navios, elefantes, trenós, etc., tudo para conseguir alcançar o objetivo dentro do tempo determinado. Mas, como toda a boa aventura, nosso protagonista tem que lidar com o detetive Fix, um homem que acredita que Phileas é um ladrão que roubou o banco de Londres e está usando a aposta como pretexto para fugir com o dinheiro do assalto, e, por este motivo, faz de tudo para atrasar a viagem de nossos personagens criando diversos obstáculos. Fora as situações absurdas e todo o tipo de contratempo que ambos passam na viagem, mesmo sem a intromissão de terceiros.

Vemos vários acontecimentos interessantes durante todo o caminho, sendo uma viagem empolgante e surpreendente do início ao fim, onde aprendemos um pouco mais sobre os lugares, costumes e tradições de onde passavam, e vemos como eles andam até mesmo de elefante para tentar alcançar o objetivo e se deparam com diversos tipos de cultura, diferentes paisagens e personagens encantadores.

Com uma narrativa rápida, fluida, bem-humorada e objetiva, acompanhamos as grandes aventuras de nosso protagonista e seu mordomo. Foi bem gostoso ver a relação dos dois, já que vemos como Jean criou uma grande admiração pelo Fogg, sendo uma pessoa muito fiel, e fazendo de tudo para ajudá-lo em todos os momentos. Foi bem legal ler sobre esses dois, e o fato de os personagens serem muito bem escritos, cada um com o seu jeito de ser, fez com que a história ficasse ainda mais gostosa. Além disso, a realidade nas ações e sentimentos dos personagens fizeram com que a gente se aproximasse deles, torcendo em cada virada de página para que tudo desse certo, já que conseguiram nos cativar.


O livro é narrado em terceira pessoa, o que achei ótimo, já que assim conseguimos acompanhar tudo de uma forma mais ampla, dando­-nos uma visão melhor sobre tudo o que estava acontecendo na trama, sem nos influenciar com opiniões pessoais. Gostei bastante da narrativa que, além de leve e divertida, é eletrizante e nos conquista em todos os momentos, sendo impossível parar de ler antes de chagarmos ao fim.

A primeira coisa que chama bastante atenção neste título de quem passa numa livraria ou navega em sites que vendem livros é, sem dúvida, a capa. Eu o vi em uma livraria física de longe e já fiquei apaixonada, mesmo tendo meu próprio exemplar em casa. A capa e a ilustração foram desenvolvidas novamente por Rafael Nobre, da Babilonia Cultura Editorial, e já comentei aqui no blog antes, mas é sempre bom reiterar que eu sou fã do trabalho dele e fiquei encantada mais uma vez, principalmente com todas as referências utilizadas na ilustração. A edição ainda conta com tradução e notas de André Telles, apresentação de Joca Reiners Terron, cerca de 30 ilustrações originais de De Neuville e L. Benett, e cronologia e obra de Verne.

Recomendo muito “A Volta Ao Mundo Em 80 Dias” para todo mundo que goste de uma história inacreditável, empolgante e envolvente, que consegue nos conquistar a todo momento com personagens incríveis e um pano de fundo maravilhoso, que traz uma aventura de um cavalheiro inglês que aposta com os seus amigos que consegue dar a volta ao mundo em oitenta dias. Será que ele vai conseguir? Leia o quanto antes para descobrir!



Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário