Um Amor Conquistado - Amores #01 - Silvia Spadoni

Sophia Breteuil teve que sair fugida da França quando ainda era apenas uma criança, pois a Revolução Francesa estava em seu ápice e sua família era intimamente interligada à família Real e, por isso, sofreria graves consequências se permanecessem em sua casa. Porém, antes mesmo de fugirem, ela foi separada de seus pais, que voltaram ao palácio, enquanto sua madrinha foi encarregada de levá-la para a Inglaterra caso eles não voltassem a tempo.
Passados anos sem ter notícias dos pais e vivendo somente com sua madrinha, Sophia cresceu e virou uma bela mulher independente. Mas é quando a sua madrinha deixa esse mundo que ela realmente precisa encontrar um emprego para sobreviver, já que nunca revelou sua origem nobre a ninguém por medo.
Ela, então, vai concorrer à vaga de preceptora da jovem Louise, sobrinha de Edward Phillip, conde de Buckington, com quem ninguém mais quer trabalhar, pois não conseguem aguentar as travessuras da criança, que está sempre aprontado para chamar a atenção do tio, com quem vive depois de perder seus pais. A princípio Edward não quer contratá-la, já que tem seus próprios motivos para odiar a França e todos os franceses junto. Só que Louise acaba gostando de Sophia e ele não consegue encontrar outra moça apta ao trabalho que deseje fazê-lo e que, ao mesmo tempo, vá tratar sua sobrinha de uma maneira aceitável, então nossa protagonista acaba conquistando a vaga.
Ao mesmo tempo, lorde Buckington vai fazer um serviço de espionagem muito importante na França, e precisa de uma companheira jovem, bonita e esperta para lhe acompanhar como se fosse sua noiva, já que esse seria o disfarce perfeito para seus objetivos. Depois de muito procurarem em vão, acabam percebendo que Sophia é a mulher ideal para este serviço também e resolvem convidá-la.
Encontrando nesta viagem uma chance de poder buscar sua família às escondidas, Sophia decide aceitar o acordo que lhe é proposto e viaja à Paris com o conde de Buckington. Ele, por sua vez, ficará de cara com seu maior inimigo, e ainda por cima no país que mais abomina, precisando, também, enfrentar as dores e memórias que aquela terra lhe traz. E acaba percebendo que seus sentimentos por Sophia talvez sejam mais fortes do que ele poderia um dia prever. Mas será que ele será capaz de deixar uma francesa conquistar seu coração e lhe trazer a redenção que precisava?
Algum tempo atrás, vi os livros de Silvia Spadoni sendo vendidos pela Amazon em versão e-book, e, desde então, estava ansiosa para conferir suas obras. Ainda mais sendo romances de época, meu gênero preferido, e, melhor ainda, escrito por uma autora nacional. Então, quando a Pedrazul Editora anunciou a publicação da trilogia completa em edições físicas, fiquei realmente muito feliz. Amo quando os talentos brasileiros são reconhecidos, já que há tantas joias preciosas no mundo literário nacional, só esperando uma oportunidade de brilhar. Então, assim que tive meu exemplar em mãos, comecei minha leitura, e fiquei completamente encantada por tudo o que encontrei neste livro, que mistura ficção com fatos históricos de uma forma deliciosa.
“Um Amor Conquistado” é um livro curtinho, mas, com suas quase duzentas páginas, consegue conquistar o leitor, trazendo uma história completa, bem narrada e desenvolvida, e a escrita da autora é direta e flui tão bem que o leitor logo se vê imerso naquele enredo e naquela época e, quando se dá conta, já chegou ao fim, ficando com aquele gostinho de quero mais. A boa notícia é que esta obra pertence a uma trilogia, então podemos nos encantar por outra obra escrita pela autora em seguida.
Silvia Spadoni fez um bom trabalho de pesquisa para incluir fatos históricos na trama, transportando-nos a uma outra época com muita facilidade, e ainda deixando tudo parecer mais real, como se esta realmente fosse uma história verídica. Achei essa característica de seu texto muito bacana, porque nos situou num período que realmente existiu, sem soar forçado ou enfadonho.
Li há poucos anos uma biografia de Maria Antonieta, que, claro, trouxe diversas passagens sobre a Revolução Francesa, me fazendo entender melhor alguns pontos que antes não conhecia. Então foi maravilhoso poder ver algumas destes fatos introduzidos neste exemplar, o que me deixou ainda mais próxima da leitura e, principalmente, de Sophia.
Por falar na protagonista, gostei muito dela. Sophia é uma moça de garra, que vai atrás do que quer e não tem problemas em falar o que acha necessário, além de ser forte e dona de uma personalidade encantadora. Ela é decidida, adorável, determinada e dona de um bom coração. Eu admirei a personagem e adorei poder conhecê-la.
Também curti bastante os personagens secundários, adorei poder visitar os lugares e a sociedade da época junto com eles, dos diálogos espirituosos, da maneira como a trama foi conduzida, da pitada de mistério, e também do romance, que começou com algumas brigas e passou a uma deliciosa paixão.
A única coisa que senti falta foi uma maior exploração de determinadas cenas e pontos do enredo, não porque eles não estivessem presentes ou não fossem justificados, mas porque queria entendê-los melhor ou de forma mais aprofundada. Então sinto que a autora podia ter estendido algumas passagens, ter feito algumas coisas demorarem mais a serem concluídas, incluindo algumas páginas, pois só ia acrescentar à trama, deixando-a ainda mais rica de detalhes. Também desejei conhecer um pouco mais de alguns personagens secundários e ter visto uma maior exploração entre o relacionamento de Sophia e Louise, que é uma criança doce que eu queria ter conhecido ainda melhor, ou até mesmo da criação da própria Sophia quando ainda era pequena num país novo, tendo por companhia apenas a sua madrinha, Marguerite.
“Um Amor Conquistado” é o primeiro volume da trilogia independente “Amores”, cujas sequências, “Um Amor Inesperado” e “Um Amor Apaixonado”, serão publicadas ainda este ano em versões físicas também pela Pedrazul Editora, e eu mal vejo a hora de ter meus exemplares em mãos para dar continuidade às obras de Silvia Spadoni.
Gosto bastante desta capa, que com certeza chama a minha atenção, e a edição da Pedrazul está muito bonita, com pequenos detalhes gráficos no início de cada capítulo, um texto bem diagramado e confortável, além de contar com páginas amarelas.
Recomendo muito a leitura deste leve e delicioso romance de época, que conta com personagens incríveis, várias reviravoltas, uma protagonista feminina maravilhosa e um pano de fundo verídico misturado com ficção, que ainda por cima foi escrito por uma autora nacional, dando-nos a oportunidade de apreciar e prestigiar o trabalho brasileiro na literatura.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário