Caraval - Caraval #01 - Stephanie Garber

Quem acompanha instagrans literários do exterior deve ter reparado que o livro mais postado é Caraval, da autora Stephanie Garber que vai ser publicado aqui no Brasil em junho pela editora Novo Conceito. E de tanto ver esse livro eu fiquei curiosa para lê-lo, e para tanto me obriguei a ler pela segunda vez na vida (sim!!) o livro através do kindle, e assim além de matar minha curiosidade também tentar novamente a me acostumar com um ebook.

Scarlett é filha do governador de uma pequena ilha de Dragna onde mora com a irmã Donatella. Desde muito nova ela sonha conhecer o Caraval, um espetáculo itinerante criado por Lenda. Para tanto por anos seguidos ela escreve para Lenda pedindo para que ele viesse a sua ilha, mas nunca obteve resposta, até que no ano em que vai se casar ela escreve sua última carta com esperança que diante da notícia do casamento Lenda a respondesse. Para surpresa de Scarlett ele responde enviando três ingressos., ao mesmo tempo em que sua irmã se envolve com uma marinheiro e tem um conflito com o pai na presença de Scarlett.

Depois do conflito com o pai Donatella quer mais do que nunca ir para o Caraval, mas Scarlett tem apenas alguns dias para ir e voltar antes de se casar. Diante de sua indecisão o que ela não sabe é que sua irmã já fez planos para seus próximos dias, e de repente ela se vê dentro do Caraval, e com um jogo em suas mãos que depende a vida de sua irmã!

Escrever uma sinopse que abarque o plote do livro é um certo desafio já que temos uma estória e uma narrativa extremamente onírica e pouco delimitada. Durante todo o livro não sabemos o que é verdade e realidade, o que é criação do jogo. O que de fato vai acontecer e o que vai deixar de existir quando o jogo acabar. Com isso fica muitas vezes difícil torcer pela protagonista que vê tudo ao seu redor como verdade, mesmo sendo constantemente avisada que não deve levar o jogo muito a sério.

O Caraval fica em uma ilha isolada, e nesse universo tudo é como o país das maravilhas de Alice, com regras sem pé nem cabeça. O jogo ocorre apenas de noite porque a magia se alimenta da energia noturna, além do fato que é no escuro que as verdadeiras facetas das pessoas surge. O fato é que a magia é pouco explicada, não sabemos em qual fundamento ela se baseia, apenas nos é dito que quem controla tudo é Lenda, uma figura que está constantemente nas páginas.

Por muitos momentos acreditei que a estória trabalhava com a ideia de transformar pessoas, de colocá-las diante de situações mais extremas e assim fazê-las se conhecer, e de fato isso acontece um pouco com Scarlett, mas dizer que isso é o foco do jogo não é uma verdade. Não fica claro qual é a afinal o objetivo do Caraval para seu criador, apenas do ponto de vista da protagonista que quer encontrar sua irmã e voltar para sua ilha para casar-se.

Scarlett é uma jovem que sofreu muito depois da perda da mãe já que seu pai é um homem cruel. Para sair de sua ilha até aceitou se casar com um conde que não conhece, imaginando que assim estaria longe das maldades do pai. A inocência é sua principal característica e também defeito, já que ela acredita em tudo que lhe é dito e feito, sem muito critério ou crítica. Sua maior preocupação é proteger a irmã, porque quem é capaz de fazer qualquer coisa, até morrer!. Quando ela percebe que também tem vontades e que as vezes sua irmã não estão entre elas, ela entra em choque e grande conflito.

Julian é o acompanhante de Scarlett, dizer que ele é mocinho é errado, porque não sabemos quem ele é até o fim do livro. A relação dos dois começa na base da ironia e evolui para outros sentimentos, mas assim como tudo no livro é baseada em névoa e mentira. Mesmo assim torci muito por ele, já que Scarlett merece ser amada e cuidada. Gostaria que ele fosse mais explorado, assim como Donatella, a irmã de Scarlett. Ela aparece brevemente no começo e no fim do livro, é uma personagem mais livre e destemida. Não tem muito a perder no fim das contas.

Lenda o criador de Caraval é um enigma, já que diversas pessoas parecem ser ele, e muitos boatos ao seu respeito são ditos. Mas quais deles são verdade? Não sei, até o fim nós não sabemos, sim isso me deixou um pouco frustrada! As duas últimas páginas deixam claro que uma continuação deve ter dar conta disto, e com Donatella como protagonista (pelo menos assim espero!).

E depois de tantas coisas vagas talvez você esteja se perguntando se afinal o livro é bom. E eu não tenho umas reposta exata para isso. A leitura foi envolvente e rápida, e eu estava sempre curiosa para voltar a lê-lo. Ele tem um clima muito mágico mesmo com sua falta de explicações. E agora que o terminei estou com saudades do universo que Garber criou. Então sim leia Caraval, adentrem as brumas de névoa desta estória que tem sim seus problemas, mas que nos envolve em um jogo de poder e fantasia.


P.s Acho que estou finalmente me acostumando com o kindle, tanto tempo depois de comprá-lo rs!

P.s 2 Acessando o site http://caraval.com.br/ você pode se cadastrar e participar de um jogo que a editora vai fazer em breve!

Avaliação








Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário