Mitologia Nórdica - Neil Gaiman

Como uma amante dos livros de Neil Gaiman, sempre que um novo volume do autor é publicado no Brasil, eu saio correndo para conseguir ler. Isso porque ele é um dos meus autores favoritos e um dos maiores escritores de fantasia dos últimos tempos, trazendo sempre histórias encantadoras, que nos prendem do início ao fim. Quando vi que ele iria lançar “Mitologia Nórdica”, fiquei empolgada por esta leitura, uma vez que esse volume é inspirado pela mitologia antiga e o exemplar impresso tem um trabalho gráfico perfeito. Quando peguei esse título em mãos, fiquei impressionada com tamanha qualidade e capricho que a editora teve com o mesmo. Agora, depois de ter passado ele na frente em minha pilha de leituras, venho compartilhar com vocês todas as minhas opiniões.
Neste volume somos apresentados a quinze contos que narram, em ordem cronológica, desde a origem do mundo até ao Ragnarök, o chamado apocalipse dos deuses que irá levar ao fim do mundo. Lemos esses contos que trazem personagens como Thor, Odin, Loki, Balder, entre outros, e nos prendemos na forma de escrita de Gaiman, que consegue, com o seu jeito único, nos conquistar e surpreender em todos os momentos trazendo as características desses deuses de forma crua. Ou seja, ele nos mostra suas características como quer, trazendo até mesmo as que são menos citadas, como Thor com sua força imbatível, mas com sua inteligência um pouco desfavorecida, e  também sobre as ideias de Loki, e como as mesmas irritavam todos os Deuses, assim como descobrimos o porquê dos terremotos existirem, entre outras coisas que durante toda a leitura vão contribuindo para os leitores irem aprendendo um pouquinho mais.
“Mitologia Nórdica” nos desperta diversos tipos de sentimentos, como amor e ódio pelo mesmo personagem, fazendo com que a gente não consiga parar de ler nem por um segundo, já que, apesar de serem contos que podem ser lidos separados, juntos eles trazem uma grande história. Então, quando acabamos um, logo estamos loucos para ler o outro. Com uma narrativa rápida e fluida, acompanhamos os personagens centrais em uma trama repleta de traição, que conta com o humor ácido e natural do autor, que romantiza a trama de sua maneira.
Neil também consegue arrancar diversas gargalhadas, com cenas muito bem descritas e algumas até cômicas, e nesse volume encontramos muita ação, principalmente com Thor e seu martelo, nos trazendo uma leitura impossível de largar. Gostei bastante de como ele apresentou todos os personagens, cada um com o seu jeito de ser, deixando tudo ainda mais gostoso. Muitos dos personagens apresentados aqui eu já conhecia, mesmo que pouco, mas encontrei alguns novos, o que achei bem legal.
A capa é realmente maravilhosa, e representa completamente a trama devido ao martelo de Thor na mesma. A edição da Intrínseca está espetacular, com capa dura e acabamento em soft-touch (textura aveludada), folha de guarda ilustrada em preto com linhas em dourado, o início de cada conto possui uma página em cinza também ilustrada, com traços seguindo o mesmo formato da folha de guarda, e páginas amarelas. Depois vou atualizar este post com fotos para vocês poderem conferir a beleza do exemplar.
Recomendo este livro para todo mundo que gosta das Mitologias Nórdicas, principalmente por conta desta edição escrita por ninguém menos que Neil Gaiman, que, com toda a sua genialidade, consegue pegar uma história já contada e acrescer do seu jeito e estilo uma forma de nos encantar e prender em todos os momentos. Sendo uma mitologia que sempre o encantou desde criança, conseguimos ver sua paixão em todas as linhas, e a forma como ele trouxe uma história incrivelmente perfeita em todos os detalhes. Se você goste desse tipo de leitura, não pode perder esse volume.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário