Agente do Caos - The X- Files Origens #01 - Kami Garcia

Não é novidade para ninguém que já leu alguma resenha minha que eu quando criança tinha pavor de ets, com isso só de ouvir a música do seriado Arquivo X um sinal de alerta já surgia, e o controle remoto corria. Hoje é até engraçado dizer, mas essa mesma série está entre as minhas favoritas, e que mais me desperta saudade de ver, já que eu vi ela todinha de uma vez não fazem muitos meses. Quando foi anunciado o lançamento dos livros da série pela editora Harper Collins Brasil eu me vi na chance de passar mais uma tempo entre estes personagens que eu amo! Agente do Caos ( The X- Files Origens) é um destes livros e foi escrito pela já conhecida autora Kami Garcia.

Fox Mulder é um adolescente de 17 anos, quando criança sua única irmã desapareceu, e embora já façam alguns anos ele segue com um único objetivo: encontrá-la! Mesmo que seu pai o cobre de entrar para faculdade, ele ainda não sabe por qual caminho seguir. Quando Fox inesperadamente esbarra em uma investigação policial de um homicídio infantil em um cemitério, ele acredita que investigar o crime o levará até o mesmo criminoso que levou sua irmã. Assim Mulder parte para uma investigação ao lado de seus melhores amigos, o que ele não sabe é que vai aprender a acreditar em mais do que acredita existir!

Tendo a série muito fresca na minha mente foi fácil estabelecer os pontos de encontro entre a trama realizada por Garcia e o seriado. O ponto de partida de sua escrita é o seriado, e o que ela se propõe com sua estória é dizer como Mulder escolheu se tornar um psicólogo formado em Oxford e trabalhar no FBI, e posteriormente  ser um pesquisador do paranormal. Até o início do livro ele não havia tido qualquer contato com teorias conspiratórias ou ets, e é a partir de uma visita a casa de seu amigo Gimble que ele conhece o pai do mesmo que o apresenta a este universo.

O Mulder adolescente já é um garoto muito inteligente, focado e determinado. Com uma capacidade única tanto de memória fotográfica, quanto de ligar teorias diversas. Estas capacidades surpreendem a todos que o conhecem. Como em sua versão adulta ele não tem medo do perigo, e se arrisca diante de situações fadadas ao final ruim. Sua paixão pela melhor amiga de infância, Phoebe, mostra que embora ele seja muito racional ainda não é maduro suficiente para se declarar a ela.

Phoebe a melhor amiga de infância, mora em outra cidade e vem visitá-lo embarcando com o mesmo nas investigações. É um ponto racional que tenta manter Mulder nos eixos, mas que ao mesmo tempo quer se aventurar com o amigo. Não faz o gênero mulher que precisa ser protegida, ao contrário é dona de uma personalidade muito marcante. E não lembra em nada Scully, futura parceria de Mulder, já que Scully demora a de fato entrar de cabeça nas conspirações de Mulder, coisa que Phoebe não hesita.

Já Gimble, melhor amigo atual de Mulder, é um garoto viciado em rpg e faz a leitura da realidade através dele. Tudo que acontece ele precisa estabelecer um paralelo com as estórias de rpg, o que pode irritar um pouco as pessoas ao seu redor. Depois da perda da mãe passou por maus bocados com o pai que não sai de casa, e para compensar a perda é que mistura tanto a realidade com a fantasia. É um pouco medroso, mas tem um humor leve e contribui para o equilíbrio do trio.

A narrativa de Garcia é feita em terceira pessoa ora sob a ótica de Mulder, ora do conhecido personagem canceroso (se você não viu a série talvez não faça muito sentido suas incursões). A autora foi capaz de suscitar o clima do seriado de forma muito similar, assim como dos personagens, em especial claro Mulder, que eu não achei muito distante do que ele se tornaria quando adulto. Desde o vício em comer sementes de girassol, até suas escolhas profissionais tudo foi pensado para explicar a origem deste personagem tão icônico.

Agente do Caos é um livro para fãs do seriado e para fãs do gênero. Agrada tanto aos nerds de plantão quanto aos fãs de ficção científica. É delicioso de ler e acompanhar este Mulder que se tornará uma celebridade no FBI tanto como estranho como único! Sou suspeitar ao dizer mas Fox Mulder é um dos melhores personagens fictícios criados, e Kami soube criar um começo interessante para ele!

Essa duologia tem ainda um segundo livro já lançado, Advogado do Diabo que conta uma estória sobre a adolescência de Dana Scully, parceria de Fox em suas investigações. Livro este que já está foi lido e em breve terá resenha por aqui, afinal enquanto todos ganharam ovos de páscoa eu ganhava esse par de livros hihi!

Avaliação










Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário