Rascunhos de Uma Vida - Antoine de Saint-Exupéry

A maioria das pessoas já ouviu falar no Pequeno Príncipe, que é um grande ícone literário e está presente na vida e nas estantes de muitos. E muita gente também conhece o seu criador, o autor francês Antoine de Saint-Exupéry (até hoje não sei pronunciar esse nome corretamente). Desejando poder mostrar mais de seu trabalho ao mundo, não apenas com “O Pequeno Príncipe”, a editora francesa Gallimard reuniu todos os seus materiais disponíveis e os reproduziu em um livro único, que nos dá a possibilidade de adentrar um pouco na mente deste tão querido escritor, talvez nos auxiliando a apreciar um pouco mais dessa alma cheia de sensibilidade e inteligência dele.
Como o próprio subtítulo nos diz, este exemplar é repleto de “Desenhos, Aquarelas e Anotações” do autor, que não gostava de outra coisa mais do que de desenhar ou cantar. Como resultado deste seu amor, ele produziu numerosos esboços, textos, desenhos, rascunhos, dedicatórias, ilustradas e obras, que foram publicadas anteriormente apenas de maneira espalhada, mas que foram todas unidas aqui em um só exemplar.

Este catálogo é dividido por temas, e são eles: “Desenhos de Juventude”, “O Caderno de Casablanca, 1921”, “Os Fólios da Condessa de Vogüé”, “Galeria de Retratos”, “À Margem dos Manuscritos, “Os Desenhos do Piloto” e “Gênese e Metamorfoses do Pequeno Príncipe”, que também são divididos por tópicos e reúnem quase 500 documentos de Saint-Exupéry.



Todo esse material, sendo páginas manuscritas de folhas avulsas, cadernos, cartas, etc. vieram de diversas fontes de colecionadores, inclusive muitas delas haviam sido enviadas diretamente para familiares e amigos, e encontram-se nas mãos de pessoas espalhadas por vários lugares do mundo, como Nova York e Paris. E alguns eram inéditos ao público geral.




Além disso, o exemplar ainda conta com uma lista de “Desenhos de Saint-Exupéry Postos à Venda”, Introdução de Delphine Lacroix, Nota do Editor e prefácio. Este último ficou por conta do japonês Hayao Miyazaki, premiado cineasta e roteirista que ganhou um Oscar por seu aclamado filme A Viagem de Chihiro, mas devo confessar que ainda não sei o quanto gostei de seu texto, ora sensível, ora nem tanto. Uma de suas frases que gostei muito e concordo é: “Esse homem (Antoine) era um diamante que se perdeu no mar antes de ser lapidado”. Pois, para quem não sabe, ele publicou “O Pequeno Príncipe” apenas alguns meses antes de morrer prematuramente com quarenta e quatro anos, quando o avião que estava pilotando para as Forças Francesas Livres foi atingido por um alemão.




Algo que notei é que Antoine não tinha apenas um traço fixo e imutável, pelo contrário, ele conseguia criar ilustrações bem diferentes entre si, dependendo do momento e de sua intenção. Alguns são mais reais, outros mais abstratos; uns são coloridos, outros em preto e branco. Diversos apresentam apenas linhas finas e desconexas, outros são mais definidos. E por aí vai. Cada qual produzido em um tipo de material, utilizando variadas ferramentas de trabalho.
“Os desenhos tornam visíveis pequenos traços desse invisível. Eles são talvez imagens inexatas e imperfeitas da realidade, mas são sobretudo signos, hieróglifos, metáforas que desafiam o poder das palavras e furtam-se ao império dos sentidos”. (Delphine Lacroix, na introdução)




A Tordesilhas foi a grande responsável pela publicação nacional e eu só tenho que dizer que estou completa e irremediavelmente apaixonada pela edição impressa da mesma. Primeiramente, o livro é enorme e tem 29 cm x 22,8 cm, bem maior do que os padrões nacionais, e pesado, com cerca de 1.5kg (encontrei essa informação em sites de livrarias, não cheguei a pesar de fato). Tem capa dura, folhas grossas, impressão de alta qualidade, e uma ótima diagramação, com fac-símiles dos trabalhos de Antoine. O início de cada tema é apresentado numa página colorida apenas com o título, e cada um tem uma cor diferente. Com certeza é uma das obras mais bonitas da minha estante e espero que as fotos que coloquei no post estejam fazendo jus a ela.




Para aqueles que querem apreciar um pouquinho mais dos trabalhos do brilhante Antoine de Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe”, recomendo a aquisição desta obra belíssima, que reúne materiais escritos e ilustrados por ele em diversos momentos de sua vida. Este não é um livro biográfico ou que vai te ajudar a entender a mente deste artista perfeitamente, mas vai te conquistar com tantos projetos maravilhosos dele e ainda deixar sua casa mais bonita.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário