O Livro da Loucura e das Curas - Regina O'Melveny

Fazem alguns anos que minha maior frustração é não ter condições financeiras para viajar, meu sonho é pelo menos conhecer alguns cantinhos da Europa, e inalar o conhecimento que transborda por aqueles cantos. Enquanto isso não acontece aproveito as oportunidades que os livros me proporcionam, e poder conhecer um pouquinho estes lugares através de narrativas é bastante rico. Meu passaporte desta vez foi carimbado pelo livro O Livro da Loucura e das Curas, escrito pela autora Regina O'Melveny, e publicado pela Novo Conceito.

Estamos no século XVI, em Veneza na Itália, a médica Gabriella Mondini é uma mulher a frente de seu tempo, além de desafiar a sociedade para exercer sua profissão esconde também seus pequenos dons de cura. Depois que seu pai partiu ela se vê impedida de continuar fazendo o que gosta, e quando seu pai anuncia que não voltará mais, Gabriella resolve seguir a trilha deixada por ele em suas cartas e encontrá-lo a todo custo, mas será que ela será capaz de enfrentar os segredos que lhe esperam?

Gabriella é uma personagem densa, rica em detalhes e história. Seu conhecimento médico, psicológico e holístico é bastante abrangente e nos envolve em seu conhecimento que muitas vezes beira a loucura. A grande mágica da personagem é justamente esse limiar entre a sanidade e a loucura que ela vive transitando diante do desafio que se impôs.  Conhecer a verdade sobre seu pai muitas vezes se revela como conhecer a si própria, e a busca que ela acreditar ser sobre seu paradeiro muitas vezes acaba sendo uma viagem dentro de si mesma.

Sua busca pelo pai transcende quando ela percebe que busca por um ser que nunca existiu. Suas reflexões sobre a vida e sua relação com a família são bastante interessantes, tanto quanto os trechos transcritos do seu livro de doenças onde ela descreve doenças variadas ( este livro é um projeto que ela tinha com o pai e fonte de sua força). A beleza destes relatos se dá no fato das doenças serem pautadas por coisas como a lua, o estado de humor e outras características que nos dias de hoje seriam vistas como ilógicas. Embora ela seja descrita como médica na verdade ela trabalha também com magia natural, através de ervas e intuições, ela era uma curandeira.

Seus companheiros de viagem são seu empregados próximos, Lorenzo e sua esposa Olmina, ambos tem como traço uma personalidade que ora age pela lógica e conhecimento comum, ora pela superstição e conhecimento do oculto. São extremamente dedicados e fiéis a Gabriella, e cuidam da mesma como uma filha, a filha que perderam. São como uma âncora que prende a médica a realidade, ao mesmo tempo que são capazes de alimentar suas loucuras.

Ao longo de sua viagem ela passa pela Alemanha, Holanda, Escócia, Inglaterra, França, Espanha e por fim Marrocos, nos presenteando com cenários variados com culturas e detalhes que fazem da narrativa um relato rico e dinâmico feito em primeira pessoa. O'Melveny explora as características da época como a inquisição e o nascimento dos primeiros raios de razão com bastante habilidade, nos permitindo ter as sensações que a personagem tem a cada cidade que viaja.

O Livro da Loucura e das Curas é como um quadro de Van Gogh, parece retratar a realidade, mas na verdade fala de uma verdade que se esconde nas pequenas coisas e que é transcrita com olhos muito mais abrangentes. É um livro que nos faz viajar, conhecer e sair da normalidade. É bom como uma taça de sorvete gelado no verão, sem esquecermos das calorias. É um lembrete da dualidade, da loucura e da verdade, nos deixando a reflexão sobre o quando afinal estamos deixando a realidade para entrar em um sonho só nosso?!

Avaliação






Comente com o Facebook:

2 comentários: