No Coração da Floresta - Emily Murdoch

A primeira coisa que me chamou bastante atenção neste livro foi a belíssima capa, já que ela despertou instantaneamente a minha curiosidade assim que bati meus olhos em um exemplar na Saraiva da minha cidade. Quando li a sinopse, sai de lá com a certeza de que queria começar esta leitura, já que ela me agradou bastante. Outro ponto positivo (que muitos de vocês vão achar besteira) é que “fui com a cara” da autora, que colocou sua foto com o seu cachorrinho. Achei isso tão fofo.
Bom, fofuras à parte, vamos ao que interessa. “No coração da Floresta” traz a história de Carey, uma menina de 15 anos que não teve uma vida nada fácil, isso porque sua mãe, Joelle, uma viciada em drogas e mentalmente instável, levou ela e sua irmã Jenessa para um parque nacional quando ainda eram crianças. E, ao invés de estar sempre com as duas, ela constantemente acaba sumindo durante dias, deixando-as sozinhas nesta floresta, fazendo com que Carey cuide da sua irmã mais nova desde que esta nasceu. Além disso, ambas vivem na miséria, quase sem comida, sem roupas limpas, sem água encanada, ou seja, em uma situação bem ruim.
Certo dia, um homem junto com uma mulher, aparece no trailer das duas irmãs, chamando pelos nomes delas. O que é muito estranho, já que as garotas nunca recebem visitas e raramente veem outras pessoas. Este homem chega com uma carta na mão escrita pela mãe das meninas, dizendo que não tinha mais como criá-las e agora as duas vão morar com ele. Nossa protagonista o reconhece, mas fica quieta. Ambas, então, se veem inseridas em uma nova vida, onde tem roupas limpas, uma casa, comida e até mesmo amor. Muito melhor do que elas poderiam imaginar, só que Carey guarda consigo um grande segredo, algo terrível que aconteceu na floresta, que fez com que sua irmã não conseguisse mais falar, e que faz com que ela fique com medo de que, caso alguém descubra, percam esta nova vida.
Com esta sinopse e a chamada presente na capa, “Duas irmãs e um segredo. O que acontece na floresta fica na floresta”, era impossível eu não querer ler esta obra o quanto antes, porque fiquei realmente muito curiosa a respeito deste segredo, ao mesmo tempo em que me senti bastante apreensiva.
Depois de fechar a última página, posso afirmar com certeza que este é daquele tipo de livro que mexe com nossos sentimentos desde o comecinho da leitura. Nossa protagonista é uma menina forte e corajosa, que já passou por tantas coisas na vida, que a deixou com uma grande marca para sempre. Uma menina que ama sua irmã incondicionalmente e que sempre fez de tudo para conseguir dar uma vida um pouco melhor para ela. Uma garota que já sofreu todos os tipos de abuso, mas que encontrava forças para acordar no dia seguinte.
A obra apresenta uma narrativa rápida, fluida, chocante, que nos emociona e nos prende ao mesmo tempo em todas as páginas até chegarmos ao fim. Este foi o primeiro livro escrito pela autora Emily Murdoch, e ela conseguiu construir uma trama excepcional, cheia de mistérios, dor, esperança, etc.
A Agir Now está realmente arrasando com o trabalho gráfico dos títulos maravilhosos que estão publicando no Brasil e desta vez não foi diferente. Gosto bastante do jogo de cores utilizado na capa, que tem a ver com o conteúdo, da tipografia escolhida para o título, e a edição impressa ainda apresenta verniz localizado na silhueta ilustrada. A diagramação interna também foi muito bem feita, todo início de capítulo apresenta uma faixa com uma imagem de floresta no topo, que às vezes também se estende para a página anterior. O exemplar é dividido em partes e, no começo de cada uma, há duas folhas cinza com uma citação em letras brancas. A fonte e os espaçamentos do texto, assim como as páginas amarelas, fazem com que a leitura seja uma experiência bem confortável.
Recomendo muito este volume para todo mundo que goste de um livro emocionante, que vai te fazer chorar várias vezes, pois ele toca a gente no fundo da alma, com a história de duas meninas que sofreram tanto na vida. É uma história comovente, que mistura esperança, conflitos, abusos, tudo isso em uma narrativa arrebatadora. Ele realmente vale a pena ser lido, pois com certeza vai te conquistar.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Pelos detalhes descritos, pela resenha, por tudo fiquei ainda mais ansiosa pela leitura. Confesso que talvez não comprasse pela capa, ela me lembra histórias de terror e o meu relacionamento com elas não é muito bom, mas a sinopse realmente me conquistou e fiquei super curiosa.
    Parabéns pela resenha, beijo, beijo! <3

    oreflexoinvoluntario.blogspot.com

    ResponderExcluir