Descobrindo a Pronúncia do Inglês - Camilla Dixo Lieff, Elizabeth M. Pow e Zaina Abdalla Nunes

Se tem algo que eu tenho dificuldade de fazer é pronunciar certas palavras em inglês, principalmente aquelas que têm o –Th, como Thing, Three, etc. Com isso, estou sempre buscando novas formas de aprender a fazer o som correto na hora da conversação. Como ainda não tenho um nível tão avançado de inglês, estou estudando para melhorar em todos os aspectos.
Um dos grandes problemas ao aprendermos uma língua tão diferente de nossa materna é justamente a diversidade entre as características fonéticas que cada uma apresenta, o que pode afetar completamente o discurso oral e a compreensão acabará saindo prejudicada, muitas vezes levando ao ouvinte um significado completamente diferente do que realmente gostaria de ser dito pelo falante, ou até mesmo um entendimento errado pelo receptor do que foi dito corretamente pelo emissor.
E é por isso que eu precisava vir indicar uma leitura perfeita para todos que também têm dificuldades com pronúncias gerais da língua universal, sendo estudantes atuais de inglês, aqueles que já estão em níveis avançados ou até mesmo quem já sabe muito sobre a língua, mas ainda tem dificuldades com a forma de pronunciar determinadas palavras. Porque, afinal, até em português, nossa língua materna, a gente de vez em quando se depara com uma palavra de difícil pronunciação, por que não passaríamos por algo igual ou até pior com uma língua “nova”?

“Descobrindo a Pronúncia do Inglês” foi escrito e preparado por três profissionais conceituadas da área, as professoras-pesquisadoras Camilla Dixo Lieff, Elizabeth M. Pow e Zaina Abdalla Nunes, e publicado pela WMF Martins Fontes. Esta obra serve como apoio e guia para estudantes do inglês que querem aperfeiçoar a comunicação oral, principalmente os que apresentam dificuldades com a mesma, visto que a forma de pronunciar determinados sons desta língua estrangeira não existe em nosso português. Portanto, este exemplar nos auxilia a desenvolver formas de “superar esta limitação e criar novas categorias de sons”.

O livro é dividido em três partes: a primeira, que é a menor de todas, nos faz perceber e refletir sobre algumas diferenças mais notáveis entre os falantes da língua inglesa e do português, para percebermos os erros ou desvios que podem dificultar o entendimento do discurso. A segunda, dividida em oito unidades, nos ajuda a entender estas diferenças nas palavras soltas, assim como aprender a utilizá-las da maneira correta em inglês, por mais diferente que alguns sons sejam de nossa língua materna. A terceira e última parte, com quatro unidades, foca no contexto do discurso de forma mais completa, com a pronúncia correta na formação de frases. Além disso, há uma parte com as respostas dos exercícios e três apêndices muito úteis.

Mesmo contando com diversas explicações, este é um livro com muitas atividades, visto que todas as páginas e tópicos são acompanhados de exercícios, o que torna o exemplar ainda mais especial, pois não adianta entendermos como se fala só na teoria se não aplicarmos na prática e testarmos nossos conhecimentos com quem entende do assunto, não é mesmo?

Para um resultado ainda mais notável, a edição vem acompanhada de dois CDs de áudio, que nos permitem ouvir a forma correta de cada palavra ou a identificar algum erro presente na pronúncia do locutor, o que eu achei perfeito, já que não teria como aprendermos corretamente a forma de falar sem ouvir as palavras e frases.


Com explicações diretas e fáceis, esta obra é essencial para todos os estudantes de inglês que gostariam de aperfeiçoar o discurso oral, tanto para melhorar a compreensão da língua quanto para produção do discurso sem dificuldades ou problemas. Vale realmente muito a pena ler, ouvir e realizar os exercícios desta obra magnificamente preparada por estas três profissionais admiráveis, e eu não poderia deixar de recomendá-la aqui no blog.

Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário