Emily the Strange #02: Duas Vezes Estranha – Rob Reger

Emily tem treze anos, é dona de uma personalidade forte e sarcástica, uma ótima guitarrista e skatista com manobras incríveis – algumas criadas por ela mesma, é muito inteligente e adora solucionar mistérios, e também uma grande procrastinadora, é completamente apaixonada pelos seus quatro gatos pretos, é criadora de golens, adora desvendar códigos, é antissocial e prefere viver sozinha, sendo bem feliz assim.
Ela vive uma ótima e bem aventurada vida noturna, passeando com seus gatos pela noite afora, enquanto planeja pegadinhas e trotes descomunais (ela é especialista nisto) para pegar todas as demais pessoas do mundo (ou, naquele momento, os cidadãos da cidade em que está vivendo – ela se muda bastante), além de procurar lugares para transformá-los com suas obras de arte em lindos murais pintados, criar, também, labirintos, esconderijos e caminhos pelas casas vizinhas e pelo bairro inteiro.
Emily é, também, uma ótima cientista e dona de criações das mais variadas, que vão desde golens a labirintos e aparelhos que traduzem a linguagem dos gatos para a dos humanos, até mesmo a um grande invento: uma máquina de duplicação. E é esta última que vai mudar completamente a vida de nossa protagonista, porque depois de um incidente, eis que surge uma nova Emily! É isso mesmo, agora existem duas Emilys no mundo! E, mesmo que ela goste muito de ser única, sente que esta experiência de ter um clone vai ser incrível e animadora.
Mas nem tudo sai como o planejado e a Outra Emily vai acabar se revelando uma pessoa diferente e até mesmo muito malvada. E agora, o que a verdadeira Emily vai fazer com uma “Outra Eu” Maligna com todas as suas memórias e sendo dona de várias de suas habilidades, mas com uma personalidade imensamente pior do que a dela, que cisma que é a Emily verdadeira e está mandando e desmandando no pedaço, cheia de poder? E o que está acontecendo agora que nossa querida Emily (a real mesmo) se importa muito mais com as coisas, não consegue mentir e está caindo em várias pegadinhas? Como sair desta situação e se livrar de sua “gêmea” do mal?
Gente, eu adorei este livro e a protagonista Emily, com toda sua perspicácia, criações e amor pelos gatos. Realmente nunca tinha conhecido alguém como ela, e isso é ainda melhor porque torna tudo tão autêntico, ao mesmo tempo em que é encantador, e é difícil não se sentir envolvido por sua história.
A obra de Rob Reger mistura realidade com sobrenatural, já que Emily produz coisas inexistentes em nosso mundo, sendo que algumas seriam ótimas experiências para trazermos para o mundo real, enquanto outras acabaram se revelando absurdas. Hahaha
Este volume é em forma de diário e a própria Emily narra os acontecimentos de seus dias em primeira pessoa, sempre com alguns comentários a respeito do saldo do dia, e separa a data por tópicos com títulos no estilo “Mais tarde” recheado de ilustrações e fotografias dos acontecimentos diários.
Emily é uma aficionada por listas e está sempre fazendo várias de diversos assuntos – acredito que todas com o número completo de treze itens –, o que deixa seu texto ainda mais divertido e, em vários momentos, desenvolve uma maior identificação com o leitor, principalmente aqueles que igualmente adoram criar listas. Eu não sou a louca das listas como ela, mas de vez em quando faço algumas também.
Nossa encantadora protagonista é, realmente, uma garota estranha, de um jeito interessante e original, e também bastante engraçada. Sério, perdi as contas de quantas vezes me peguei gargalhando com a personagem, suas loucuras e situações que vivenciava.
A narrativa de Rob é fantástica, muito envolvente, super criativa, irônica e gostosa! Seus personagens são incríveis, a trama é bem escrita e explorada, além de muito fluida e recheada de bom humor. Já virei fã do autor e pretendo ler o primeiro volume em breve, e já estou torcendo muito para que a Galera Record não demore para publicar as sequências aqui no Brasil.
O único ponto em toda a leitura que me incomodou um pouco foi o desfecho do problema de agora existir duas Emilys ao invés de apenas uma. Acho que ficou meio forçado para encontrar logo uma resolução para o caso e também mal explicado e esta era a trama principal da obra, então poderia ter sido melhor explorada no final.
A edição nacional, tanto deste volume quanto do primeiro, é sensacional! A Galera Record realmente caprichou e é maravilhoso poder ter uma obra em que o conteúdo e a parte gráfica são lindas, deixa a nossa estande ainda mais adorável (a única coisa de ruim é que o segundo é maior do que o primeiro no tamanho). Este livro é em capa dura ilustrada, com cenas “fotografadas”, rascunho de invenções e desenhos que Emily cria em seu diário, além do título, e sem sinopse. Mas ele também conta com uma jacket belíssima, também em tons de vermelho, preto e branco (esta da foto do começo da resenha).
A diagramação interna está tão bonita quanto a externa, e o livro é todo ilustrado, com desenhos feitos pela própria dona do diário, Emily (ou, no caso, o autor, que também é o ilustrador, Rob Reger) e “fotos” de algumas situações que ela conta/vivencia. Ele é em estilo de diário e, a cada nova data ou “mais tarde”, o título está em vermelho. Além disso tudo, as páginas são em papel couché (estilo folha de revista mais grossa) e a guarda é linda, com as palavras Emily Strange em uma tipografia diferenciada muito maneira.
A série “Emily the Strange” tem quarto volumes no total, sendo que apenas dois foram lançados aqui no Brasil, “Os Dias Perdidos” (chegou aqui em 2011) e este, “Duas Vezes Estranha”, lançamento deste final de 2014 da Galera Record. Apesar de ser uma série, os volumes são, basicamente, independentes e todos têm começo, meio e fim neles próprios. Claro que algumas características e detalhes são levados para as continuações e desenvolvidos desde o livro um, e, portanto, é melhor ler na ordem, mas não vai atrapalhar a leitura de quem não ler sequencialmente ou não ler todos. Eu, por exemplo, mesmo tendo o primeiro, não o li antes de começar a leitura do segundo e entendi tudo perfeitamente e adorei.
Além dos livros, a personagem também pode ser encontrada em histórias em quadrinhos (que foram publicadas anteriormente), mas, infelizmente, estas edições ainda são inéditas aqui no Brasil.
Recomendo demais “Emily the Strange #02: Duas Vezes Estranha”, que traz uma personagem peculiar, meio gótica, muito esperta e adorável, que nutre uma paixão cativante por seus quatro fofíssimos gatos de estimação, que são suas companhias diárias – menos quando estão chateados com ela –, em uma aventura bem humorada e leve, que vai fazer o leitor passar horas extremamente agradáveis e divertidas em sua companhia.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário