Antes que o Sonho Acabe - Hermes Leal

Recebi a proposta de ler dois livros bem diferentes do meu usual dias atrás, e eu como curiosa que sou e amante da leitura topei o desafio, afinal a gente só pode dizer o que gosta ou não provando. O primeiro do desafio foi Antes que o Sonho Acabe, do autor brasileiro Hermes Leal, publicado pela editora Geração Editorial.

Daniel é um jovem que mora no interior do Tocantins, repleto de sonhos e que pretende sair das margens do rio Tocantins e ganhar o mundo. Mas ele se vê rodeado pelos acontecimentos da década de 1970, entres os quais a guerrilha na selva amazônica.

Seus planos parecem simples, pegar sua mala e fugir, mas de repente uma avalanche de acontecimentos alteram seus planos dia a dia. Um hóspede inesperado, um amor correspondido e um inimigo muito perigoso são alguns desafios que o jovem deve enfrentar sem perder de vista os perigos de estar envolvido em uma guerra civil.

Daniel já tem dezesseis anos, mas facilmente poderia passar pelos dez, é menino simples e ignorante que tem medo do desconhecido, acredita em lendas e sonha alto. Tem um amor platônico por Heloísa, e acha que ela jamais vai gostar dele. Sente uma necessidade enorme de sair de casa e fugir dos maus tratos do pai.

Tem uma personalidade muito inocente e é facilmente assustado. Seu jeitinho de menino do interior acabou me lembrando os pensamentos desordenados e infantis do desenho animado Bob, onde coisas estranhas ganhavam vida e se ligam de forma estranha. Depois de passar por provas variadas ele começa a crescer e conhecer a verdade por trás dos temidos guerrilheiros, e com isso tomar seu partido.  Essa atitude é que cria o seu desfecho.

A narrativa é feita em primeira pessoa pelo protagonista Daniel, que mais velho explica seus pensamentos infantis e depois os revê já maduro e com conhecimentos que passavam longe na época. O ritmo é lento, mas não poderia ser de outra forma visto que está intrinsecamente ligado ao ritmo do personagem.

Daniel vive com as irmãs e o pai. O pai pouco aparece, mas é uma figura estranha e agressiva com o menino, é fundamental para promover a ação na vida de Daniel. Suas irmãs também pouco aparecem, mas trazem um pouco de realismo a vida dele que se enrosca cada vez mais depois do contato com os guerrilheiros.

De forma clara o livro apresenta uma crítica a guerrilha que aconteceu naquela região. Diversas pessoas morreram, e a censura era grande na época. Um dos guerrilheiros sobreviventes foi o José Genuíno do PT (depois de tudo isso ainda consegue fazer meleca por aqui?!) por exemplo (informação da Wikipédia). Daniel não tem noção nenhuma da realidade que o cerca, ele acredita que a qualquer momento os russos acabariam com o mundo com uma bomba nuclear.

Particularmente a temática do livro não me atraiu, mas não posso dizer que o livro não faz o que se propõe: contar a história de um menino em meio a um importante momento histórico do Brasil. Talvez a história dele tenha sido a de vários habitantes daquele lugar, que inocentes podem ter morrido ou acreditado que morreriam a qualquer momento. Minha nota pessoal é de 3 casinhas, mas me livrando do gosto pessoal não vejo o porquê de não atribuir as 4 casinhas, visto que não encontrei problemas técnicos que retirem nota.


Antes que o Sonho acabe é uma história repleta de informação de um lugar em nosso país mas que parece tão distante, em uma época que muitos sofreram e poucos querem contar. Acho que seria um bom livro para escolas adotarem e promoverem reflexão sobre a liberdade e até onde ela de fato pode ir. A minha liberdade acaba onde começa a do outro? Onde eu imponho que acabe?

Avaliação










Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Mesmo com a resenha positiva eu ainda não sinto muita atração por este livro, mas quem sabe um dia né!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir