Diário de Uma Princesa Improvável - Diário de Uma Princesa Improvável - #01 - Meg Cabot

Olivia Grace Mignonette Harrison é uma menina normal de doze anos, apesar deste sobrenome principesco, que frequenta o ensino fundamental e possui algumas amigas, um histórico escolar impecável, afinal não recebeu nenhuma anotação, e uma vida simples, sem regalias e passeios, apesar de seus primos, com quem vive, terem tudo e terem permissão para fazer tudo que quiserem. A menina também não tem mãe e seu pai é alguém que ela nunca viu ao vivo, só conversou por cartas porque ele tem algum emprego que o faz viajar muito e não pode vir visitá-la. A única coisa pela qual ela se sente especial é sua habilidade de desenhar, que a permitiu sonhar com uma futura carreira de ilustradora de vida selvagem.
Vivendo seu dia como outro qualquer, Olivia mal podia imaginar que sua vida mudaria completamente – e para melhor! – quando uma das meninas da escola (que até então ela pensou que era sua amiga) lhe empurrou e marcou uma briga com ela. Sem entender os motivos e o que fez a garota agir assim, Olivia já se prepara para o pior quando ninguém menos que Mia Thermopolis, a princesa de Genovia, vem à sua procura. E é aí que nossa pequena protagonista descobre que tem ligações com esta família real e é uma verdadeira princesa. Agora vai precisar lidar com todas estas mudanças em sua vida da melhor maneira possível e tomar mais decisões que vão mudar completamente tudo ao seu redor.
Como muitos que acompanham o blog há um tempo já sabem, eu sou fã de Meg Cabot, autora que me acompanhou em grande parte da minha vida, principalmente a minha vida de leitora. Inclusive um dos primeiros livros que comprei com meu dinheiro na adolescência, que eu escolhi e fui até a livraria pagar, foi “O Diário da Princesa”, depois do lançamento do filme com Anne Hathaway como protagonista, lá em 2002. Desde então, ela faz parte das minhas compras de livros (minha primeira compra online na vida também foi com obras dela, “Todo Garoto Tem” e “Tamanho 42 Não É Gorda” – ainda com a capa antiga), das minhas estantes e das minhas pilhas de leituras. Não deixei de ler pelo menos um livro ou conto dela por ano ao longo deste tempo todo.
Então é claro que, quando vejo um de seus lançamentos, já fico louca querendo ter o livro na estante (Minha coleção da autora já está quaaaase completa, mas ainda faltam alguns exemplares). E, desta vez, não foi diferente. Quando vi que a Galera Record publicaria “Diário de Uma Princesa Improvável”, primeiro volume de sua nova série com uma protagonista princesa, fiquei desejando-o na minha pilha de leituras o quanto antes. Foi por isso que, assim que ele chegou, logo o devorei.
Não posso entrar muito em detalhes sobre quem é esta nova princesa e quais são as suas conexões com a Mia Thermopolis e com a Genovia, porque considero que sejam spoilers para quem acompanha a série anterior, “O Diário da Princesa”. Claro que esta daqui é independente e os leitores podem começar por ele mesmo, mas se estão acompanhando a outra série, eu particularmente acho mais bacana terminá-la primeiro, porque este aqui serve mais como uma extensão, embora as protagonistas sejam diferentes, com idades distintas, e a trama também.

Para quem leu o último volume de “O Diário da Princesa”, que foi o décimo primeiro (por enquanto, espero! Porque eu desejo muitos outros, já que ainda há história para Mia contar), intitulado “O Casamento da Princesa” aqui no Brasil, vai encontrar cenas complementares em “Diário de Uma Princesa Improvável”, visto que as histórias se entrelaçam em um momento, com cenas acontecendo simultaneamente aqui e lá, ou seja, podemos entender os dois lados da história, contadas e protagonizadas por personagens diferentes.
Esse exemplar possui um pouco mais do que duzentas páginas, mas a escrita da autora flui tão bem que, quando percebemos, já chegamos ao fim. A narrativa é em primeira pessoa por Olivia, inclusive porque a ideia do livro é que este seja seu diário pessoal, então ela escreve tudo o que acontece consigo, assim como seus pensamentos, sentimentos, etc.
Adorei a Olivia, ela é super fofa, uma protagonista forte, decidida, inteligente e adorável, além de divertida e dona de uma personalidade maravilhosa, e sabe lidar muito bem com qualquer situação que apareça em seu caminho, tomando decisões sábias quando precisa. Mal vejo a hora de vê-la em mais ação com os próximos volumes da série, assim como seu amadurecimento.
E amei a participação da Mia, assim como de outros personagens tão importantes que já conhecíamos dos volumes anteriores, como Grandmère, – alguns deles inclusive estiveram nas adaptações cinematográficas, para aqueles que só assistiram os filmes, mas não leram.
Olivia é novinha, tem dozes anos, e frequenta o ensino fundamental, então as situações que vive e tudo o que sente são provenientes da idade, fazendo com que a leitura seja mais fácil e direta, além de bem envolvente. Mas é voltada para o público mais jovem, infantojuvenil, ou para os que curtem obras do gênero.
A diagramação está bastante confortável para a leitura, já que o texto possui uma fonte bem grande e espaçada, e as páginas são amarelas. Além do mais, a edição conta com muitas ilustrações que, na trama, foram feitas pela Olivia, já que ela adora desenhar e tem muito talento, enquanto na vida real foram feitas pela própria autora, Meg Cabot, que além de ótima escritora é uma ilustradora sensacional, e eu fiquei apaixonada por todas elas. Apesar de eu ter achado essa capa fofinha, acho que a original é muito mais bonita, então achei uma pena a editora ter optado por não mantê-la.
“Diário de Uma Princesa Improvável” é indicado aos leitores que curtem obras mais voltadas para o público infantojuvenil, com personagens carismáticos, uma grande reviravolta na vida da protagonista, situações pertinentes a pré-adolescentes, e uma trama deliciosa, leve e envolvente, do jeitinho que Meg Cabot sabe escrever muito bem.
Avaliação



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Sinto muita vontade de ler esse livro. A história parece ser bem fofa, e é bem o estilo juvenil, infanto que adoro :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita curiosa em conhecer a série O Diário da Princesa, adoro a escrita da Meg, mas não tive a oportunidade de adquirir os livros ainda.
    Parece ser uma história ótima, que conquista o leitor desde o comecinho.
    Esse novo livro parece ser uma delicinha também! Tenho 24 anos, mas as vezes gosto de ler essas histórias que são para um público mais jovem.
    Gostei bastante da resenha, me deixou super interessada.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Estou doida pra ler esse livro, curto muito a escrita da Meg Cabot e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir