A Garota Gotic e o Festival Mais Assustador que a Morte - Garota Gotic #02 - Chris Riddell

O Palácio Sinistro, mais uma vez, está repleto de pessoas de todos os lugares e fervilhando de movimentação, já que um grande evento será realizado no local: o Festival da Lua Cheia, que contará com quermesse, um parque de diversões, uma casa de espelhos e, claro, um concurso culinário, denominado “Grande Mão na Massa”. Muitas pessoas vêm para o evento, inclusive alguns Cozinheiros-Celebridades, que produzem os mais diferentes e deliciosos quitutes.
Com a aproximação do evento, Ada começa a notar que Malavesso está agindo estranhamente, e pretende descobrir o que ele está aprontando desta vez. Enquanto isso, a menina acaba descobrindo a verdadeira identidade de Maribondosa, e um grande segredo que ela escondia, enquanto lida com a possibilidade de todos terem esquecido seu aniversário novamente. Será que Ada voltará a ser a menina solitária de sempre, já que seus amigos estão tão ocupados com as preparações para o grande dia do festival, Lucy tem algumas questões que a estão mantendo afastada de nossa protagonista, e seu pai está viajando para divulgar seu novo livro? Ou dessa vez tudo será diferente?
Gosto bastante das ilustrações de Chris Riddell, que me fizeram conhecer seu trabalho antes mesmo de seus livros, visto que ele fez parceria com diversos autores, inclusive Neil Gaiman. Então, no ano passado, quando a Galera Record publicou “A Garota Gotic e o Fantasma de um Rato” (clique no título para conferir a resenha), primeiro livro desta série, fiquei bastante empolgada pela leitura, visto que adoro obras infantojuvenis e sou apaixonada por ilustrações. Li e adorei a experiência de conhecer uma outra face do talentoso Chris, e, agora, que a continuação foi publicada, eu não poderia deixar de querê-la também.
Ada é uma protagonista fofa e forte, da qual gosto muito. No primeiro volume ela era bastante solitária, mas agora participa de um grupo, chamado “O Clube do Sótão”, que se reúne sempre, e que lhe permitiu manter várias amizades: os irmãos Emily e William, que estão hospedados no Palácio Sinistro juntamente com seu pai, o famoso inventor Charles Cabbage; Ruby, a encarregada da despensa externa, que adora preparar coisas gostosas e é muito habilidosa; Kingsley, o zelador das chaminés; e Arthur Halford.
Além do mais, Ada pode contar com Lucy Bórgia, sua preceptora, Maribondosa, sua camareira, e alguns outros personagens que vão surgindo pelo caminho, como o Lorde Sydney, que eu gostei e já quero mais participações dele, ainda mais se envolverem algum tipo de relacionamento entre ele e Lucy.
Como no primeiro, aqui há alguns mistérios a serem desvendados, segredos a serem revelados, personagens excêntricos (muitos deles com nomes engraçados), ação, diversão e várias reviravoltas. É uma trama que não fica parada e nos prende a cada virada de página, além de ser bastante visual, já que o autor tem uma grande habilidade de nos fazer imaginar cada detalhe de forma incrível só com suas palavras, e ainda acrescenta ilustrações maravilhosas na equação, para deixar tudo ainda mais completo e adorável.
A narrativa do autor é bem gostosa, leve e envolvente. E sua forma de escrever é ágil e direta, fazendo com que a leitura seja finalizada muito rápido, então dá para pegar este volume para ler quando tiver pouco tempo ou quiser algo para se divertir que não demore muito para ser desenvolvido.
A edição nacional é linda, com detalhes em prateado e verniz localizado nas ilustrações da capa, miolo todo ilustrado em tons de preto e branco, texto bem diagramado com fonte e espaçamentos confortáveis para leitura, folhas brancas, livro em tamanho diferenciado do padrão nacional, com seus 18,4 cm x 13,6 cm, e ainda algumas páginas no final em quadrinhos coloridos.
Este último na verdade é um tipo de historinha independente da trama de Ada, mas ainda fazendo parte do mesmo enredo, visto que vamos conhecer mais sobre a vida da tímida Maribondosa, que faz parte da vida da menina há muitos anos. Como no primeiro exemplar, esta história é separada e acontece depois de finalizada a principal. “Biografia de uma Ursa – por Maribondosa”, que é toda feita em quadrinhos, mas sem nenhuma fala, e é toda colorida, com cores fortes e vibrantes, muito linda.
A série “Garota Gotic” conta com três livros sequenciais: “A Garota Gotic e o Fantasma de um Rato”, “A Garota Gotic e o Festival Mais Assustador que a Morte” e “Goth Girl and the Wuthering Fright” (ainda sem título e data de publicação nacional), que eu considero que podem ser lidos fora de ordem, visto que são tramas independentes, com começo, meio e fim, e não acredito que os possíveis spoilers possam atrapalhar alguma coisa; e um conto, “Goth Girl and the Pirate Queen”, que no exterior ganhou também uma edição física, mas ainda não sei se o mesmo vai acontecer no Brasil, só que eu espero que sim.
Recomendo “A Garota Gotic e o Festival Mais Assustador que a Morte” para aqueles leitores que adoram um bom romance histórico infantojuvenil com pitadas de fantasia, sobrenatural, e ação, um estilo mais voltado para o gótico, personagens excêntricos e divertidos, e uma protagonista adorável. Mal vejo a hora de ter o desfecho desta trilogia em mãos, então estou torcendo para a Galera Record publicá-lo o quanto antes.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. E a primeira vez que vejo falar sobre esse livro, e realmente a capa e muito bonita, e pela sua descrição a edição esta impecável. A história parece ser muito boa, a forma como os personagens são desenvolvidos de forma cativante e envolvente. Adoro leituras leves e rápido desenvolvimento por isso acho que vou gostar muito dessa.

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante de obras infantojuvenis também! E quando tem ilustrações é melhor ainda.
    Não conhecia o autor, nem suas obras ainda.
    Mas o que vi aqui me deixou bem interessada.
    A leitura parece ser boa e que flui muito bem, gostei :)
    Já vou procurar saber um pouquinho mais e quem sabe não conheça as obras em breve!?
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir