A Garota Gotic e o Fantasma de um Rato – Garota Gotic #01 – Chris Riddell

Ada Gotic vive no Palácio Sinistro com seu pai, o Lorde Gotic, vários criados e alguns fantasmas, e ainda encontra com diversas visitas, porque Lorde Gotic está sempre convidando gente estranha e interessante para o local, mesmo que sempre se esqueça deles. Mas Ada é uma garota bastante solitária, pois não possui nenhum amigo e nem convive com outras pessoas da sua idade.
Até que um dia a menina acaba conhecendo o ratinho Ishamel, que na verdade é um fantasma e ela é a única que pode vê-lo. Juntos, eles acabam saindo para explorar o castelo e descobrem várias coisas pelo caminho. Neste meio termo, Ada também conhece os irmãos William e Emily, que prontamente se tornam seus amigos, e ainda passa a fazer parte do “O Clube do Sótão”. Quando saem em excursões para descobrir novas pistas sobre um segredo muito suspeito que eles querem desvendar, se deparam com várias criaturas presas e acontecimentos estranhos. Agora precisam descobrir as respostas para o que procuram antes que seja tarde demais.

Esta obra é uma fantasia infantil histórica com estilo gótico, personagens excêntricos, aventura, amizade e companheirismo, e uma boa pitada de diversão. Gostei muito de todos os personagens e da construção deles, principalmente da nossa protagonista Ada, que é uma menina graciosa, corajosa e boa.

O ratinho Ishmael é a coisa mais fofa de todas, uma pena que provavelmente ele não terá participações nos demais volumes por conta do final que teve neste. E, antes que pensem que é algo triste, em parte é, sim, mas também é feliz.

Gostei bastante da leitura, Chris Riddell soube desenvolver uma trama que nos deixa curiosos para desvendar o final, mesmo que o leitor não seja mais tão novinho assim, e sua narrativa é bem gostosa e flui muito bem.

Uma característica bem interessante da escrita do autor é que ele é bastante descritivo, mas não de um jeito chato ou cansativo, apenas consegue nos fazer criar em nossas mentes as cenas, cenários e personagens exatamente como eles são, fazendo nossa imaginação trabalhar muito bem e, consequentemente, enriquecendo o conteúdo da obra.


Tem um pouco de sobrenatural na história, inclusive porque os personagens são seres que não existem de verdade, mais uma vez mexendo bastante com nossa imaginação para pensarmos exatamente em como eles são, e também há alguns mais “normais”, pois já existem em outros lugares mesmo não sendo reais, entre eles posso citar uma vampira.


Eu adoro livros ilustrados, então fiquei apaixonada por este. Cada desenho complementa muito bem o enredo e todos deixam tudo ainda mais interessante. E amei os traços do autor, que são realistas e bem detalhados, e adorei principalmente as roupas que ele ilustrou para os personagens, porque a trama acontece em 1799 e as vestimentas eram bem bonitas.

Este livro é o primeiro volume de uma série com um total de três livros mais um conto por enquanto, sendo que o terceiro ainda não foi publicado nem lá fora, o que ocorre ainda este ano. Já estou curiosa para conferir os próximos e vou ficar torcendo para que a Galera Record não demore a publicar estas sequências.

Chris Riddell tem vários títulos publicados, entre eles a trilogia “Otolina”, que teve os seus três volumes já publicamos pela Galera Record. E também participou de vários projetos por conta de seu trabalho de ilustrador, inclusive em livros de autores bastante consagrados, como Neil Gaiman.

A edição nacional está realmente muito bonita, como vocês podem verificar nas fotografias que compõem este post. O livro é em um tamanho um pouco menor do que as edições padrões nacionais, a capa e a contracapa são cheias de detalhes prateados, que as deixam ainda mais belas, e verniz localizado nas ilustrações, título e logo da editora. Quando abrimos a obra, nos deparamos com a beleza da folha de guarda, que tem estas ilustrações de caveirinhas, como as prateadas da capa, mas em preto e branco.

E durante toda a leitura vamos encontrar diversas páginas com ilustrações, também em preto e branco, referentes ao conteúdo, seja mostrando cenas ou personagens descritos na história ou dando uma base bem gostosa para nosso imaginário. Depois de terminada a história da Ada deste volume, há uma historinha protagonizada pela rato Ishmael que conhecemos anteriormente. Estas páginas são com quadrinhos desenhados e todos bem coloridos, muito fofo mesmo.

Para aqueles que curtem livros voltados para o público juvenil com personagens e cenários bem construídos, uma protagonista muito cativante e uma aventura adorável, esta é uma ótima opção para vocês.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário