Um Urso Chamado Paddington - Paddington #01 - Michael Bond

Em um dia quente de verão, com a estação de trem lotada de pessoas, sendo várias delas bastante apressadas, e muito barulho, uma coisa, ou melhor, um urso chamou a atenção do sr. Brown. Ele era bem pequeno e usava um chapéu engraçado e estava quietinho no meio de tanta agitação e sons, sentado em cima de sua maleta e com uma etiqueta pendurada no pescoço. Então o homem mostrou o ursinho para sua esposa, a sra. Brown, e ambos foram até ele.
A partir deste momento, a vida do urso vai mudar totalmente. Conversa vai e conversa vem, eles o convidam para se hospedar em sua casa e lhe dão o nome da estação em que ele foi encontrado: Paddington. Agora, vivendo sobre o mesmo teto, este cativante urso vai conquistar todos os moradores da casa com sua adorável inocência e seu jeitinho meio totalmente atrapalhado. Os dias deles serão mais agitados, com certeza, mas também muito, muito divertidos. E a família Brown simplesmente não consegue mais viver sem Paddington, e nem ele sem cada membro da família.
Criado em 1958, Paddington vem conquistando leitores de todas as idades desde então e hoje já é considerado um clássico infantil inglês. Eu nunca tinha lido uma de suas aventuras, e amei poder acompanhá-lo desde sua primeira aparição com este volume. E confesso que, logo nas primeiras páginas, o pequeno urso já tinha me deixado apaixonada.

A escrita de Michael Bond tem um teor mais cômico, é encantadora por conta do personagem principal e de todas as coisas que ele apronta, mesmo sem querer, e ainda deixa nossa imaginação rolando solta. Sua linguagem é bem simples, fácil de ser entendida mesmo pelos mais novinhos, e também gostosa para ser apreciada pelos mais velhos.
Paddington é um ursinho total e completamente adorável! Daqueles que dá vontade de apertar. Ele também é muito sincero, tem um senso de certo e errado bem definido, e se mete em diversas confusões, mas tem uma grande sorte porque no final tudo acaba dando certo, muitas vezes mais certo do que se ele não tivesse metido as patinhas no meio para interferir.

E, mesmo quando apronta estas milhares de confusões e acaba fazendo alguém passar vergonha ou algo assim, a gente não consegue sentir raiva dele, só conseguimos achá-lo ainda mais irresistível por conta de toda a sua inocência e boas intenções. É realmente bastante divertido e a gente não consegue ler o exemplar inteiro sem rir pelo menos uma vez.
Adorei também todos os outros personagens principais, que são eles: Sr. e Sra. Brown, Judy, Jonathan, Sra. Bird, e até o Sr. Gruber, que teve menos participações, mas é um bom amigo de Paddington, então também acaba virando nosso amigo.

Esta é uma leitura bem rápida porque a escrita do autor é deliciosa e muito fluida, além disso, a história é bem curtinha, com apenas cento e quarenta e quatro páginas, então alcançamos o fim rapidamente e logo ficamos desejando mais. A sorte é que esta é uma série bastante extensa, então tem Paddington de sobra para matarmos bastante a saudade.
A edição está um verdadeiro primor. Com seus 19,00 cm x 14,00 cm, a capa ilustrada e toda colorida, páginas amarelas e fonte e espaçamento do texto bem confortáveis para a leitura, a obra também contém diversas ilustrações originais feitas por Peggy Fortnum, que possui traços simples em preto e branco, e representam cenas existentes na história. O único ponto negativo é que o exemplar não tem orelhas e eu acho isto muito ruim porque as pontas da capa sempre dão uma amassadinha e também precisamos deixar um peso fechando a livro, se não a capa fica aberta.

Há um posfácio logo depois que a história termina, onde o autor nos conta um pouco sobre como Paddington nasceu, sua experiência com o personagem e suas histórias, o que ele sentiu com o sucesso e com o carinho dos leitores. É um texto fofo e emocionante, mesmo que breve.
“Para mim, Paddington foi, e sempre será, muito real. [...] O fato de outras pessoas também acreditarem nele é recompensador.”

Este é o primeiro volume de uma série bastante extensa, que possui treze livros sequenciais mais alguns extras e ainda uma coleção de Picture Books. A WMF Martins Fontes também já publicou o segundo volume, chamado “Os Segredos de Paddington”, mas ainda não há informações se eles vão continuar publicando as sequências aqui no Brasil.
A história de Paddington também virou um filme anglo-francês de comédia, dirigido por Paul King, escrito por ele e Hamish McColl, e do mesmo produtor de Harry Potter. A adaptação mistura live-action e animação digital e conta com atores bastante consagrados como Hugh Bonneville, Nicole Kidman e Sally Hawkins no elenco. E a WMF Martins Fontes inclusive publicou um exemplar denominado “Paddington - O Livro do Filme”, com informações e fotos sobre o mesmo.

No final da leitura a gente só fica com o mesmo pensamento da sra. Brown “...é bom ter um urso em casa” e desejando mesmo ter um ursinho igual ao Paddington como membro da nossa própria família.
Se você ainda não conhece as aventuras deste adorável personagem, aconselho que corra e faça isso logo, porque com toda a certeza no final você também vai terminar com um sorriso no rosto e com aquela sensação boa de ter sido conquistado por uma leitura.

Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário