Naomi & Ely e A Lista do Não-Beijo - David Levithan e Rachel Cohn

Minha irmã já havia lido uma obra de Rachel Cohn e também alguns livros de David Levithan, e tinha me falado que a forma de narrativa e escrita deste último era ótima, me deixando com bastante vontade de ler suas histórias. Como eu tenho todos os livros deste autor que foram publicados aqui no Brasil, resolvi começar a leitura pelo último lançamento dele no país. E agora, venho dividir com vocês as minhas opiniões a respeito desta obra.
Neste volume conhecemos a história de Naomi e Ely, dois melhores amigos inseparáveis que se conhecem desde pequenos e por isso sabem tudo um do outro. A amizade deles é bem bonita, porém, para Naomi, Ely é muito mais do que seu melhor amigo, é o cara por quem ela está apaixonada. Isso tudo porque mesmo ela sendo linda e podendo ter qualquer garoto aos seus pés, sonha em ficar com o seu melhor amigo e até mesmo se casar com ele no futuro, por este motivo ela o espera querendo que ele seja o seu primeiro homem, e é por isso que a garota não consegue embarcar em um relacionamento muito sério, já que não consegue expor seus sentimentos para Ely. Até aí, tudo bem. Mas o grande problema desta questão é que Ely é gay e, portanto, não se interessa por meninas.
Pra tudo dar certo na relação dos dois, eles têm uma lista do não beijo, que são de nomes de pessoas que eles não podem beijar. E mesmo a amizade deles sofrendo altos e baixos, eles sempre foram grudados e passaram por muita coisa juntos. Tudo estava indo muito bem na vida destes dois, até que Ely revela para Naomi que deu um beijo em seu namorado. Agora o relacionamento deles acaba sendo abalado, não apenas pelo fato da traição em si, mas também pelo fato de que isso acabou afetando o “sonho” que nossa protagonista tinha de que um dia Ely iria despertar em si e perceber o quanto a ama e a quer como mulher.
O livro é narrado em primeira pessoa, mas o que achei bem legal é que não é somente pelo ponto de vista dos nossos protagonistas, mas também por outros personagens que compõem a trama. Assim ficou mais fácil entender um pouco sobre tudo que se estava passando na vida dos dois, mas também tudo que se passa ao redor.

Os personagens são ótimos e conseguem nos cativar, cada um com a sua maneira de ser. Naomi é aquele tipo de menina forte e destemida, que não liga para o que os outros pensam e tem bastante atitude. Já Ely é aquele tipo de menino que é autêntico e espontâneo, conquistando todos com o seu jeito de ser.
O livro é supreendentemente gostoso e consegue prender a gente desde o primeiro instante com uma história leve que fala sobre amizade, superação, descobertas, traição, entre outros aspectos que deixam a trama deliciosamente incrível.
David Levithan e Rachel Cohn já escreveram vários livros individualmente e alguns em parceria. Do autor foram publicados cinco títulos no Brasil, sendo que alguns deles já foram resenhados aqui no blog: "Will & Will" (em parceria com John Green), "Invisível" (em parceria com Andrea Cremer) e "Garoto Encontra Garoto" [clique nos títulos para ler as resenhas]. A escritora também já teve cinco volumes lançados no país, sendo que três fazem parte de uma trilogia, mas somente um foi resenhado aqui no blog: “Beta” (clique para conferir a resenha). Dos dois escrevendo juntos, chegaram aqui duas obras, mas esta aqui é a primeira resenhada no blog.
A capa deste livro é simplesmente DIVINA! Sério, gente, assim que eu a vi pela primeira vez, me apaixonei e já queria ter o exemplar na minha estante. Isso antes mesmo de ter lido a sinopse ou visto quem eram os autores. Ela é simples, mas bela e eu adoro o jogo de cores e que a contracapa seja semelhante, como se fosse a parte de trás do copo mesmo. A diagramação interna está bem confortável para uma leitura agradável e as páginas são amarelas.
Para quem ainda não sabe, este livro foi adaptado para o cinema numa produção dirigida por Kristin Hanggi e estrelada por Victoria Justice como Naomi e Pierson Fode como Ely. O filme estreou este mês lá fora, no Outfest Los Angeles LGBT Film Festival, e eu quero muito assistir para saber como ficou.
Se você está atrás de uma história leve e despretensiosa, que fala acima de tudo sobre amigos, experiências, superação, entre outras coisas, com certeza deve dar uma chance para este volume. Este é um livro fofo que vai te prender do início ao fim e te deixar com um gostinho de quero mais depois de finalizada a última página.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário