Fator Nerd #02: Missão Improvável - Andy Robb

Eu já havia lido o primeiro livro, “Fator Nerd: Contatos Imediatos do 1º Amor”, e gostado bastante da história. Só não havia feito a resenha, pois a minha irmã, que leu antes de mim, já havia resenhado ele aqui no blog. Você pode conferir a resenha dela clicando AQUI. Como eu não fiz a do primeiro, resolvi que iria fazer a do segundo para expressar as minhas opiniões sobre esta história sem deixar repetitivo. Então agora venho contar para vocês tudo o que eu achei desta obra.
Nesta continuação vemos que Archie ainda não esqueceu Sarah, e, sendo daquele tipo de nerd que, só de chegar perto dela, já começa a suar frio, ficar com o coração acelerado e pernas bambas, ele enfrenta grandes problemas para conseguir revelar o seu amor.
Acompanhamos Archie no seu dia a dia em uma jornada para conseguir conquistar Sarah, e com isso ele passa por diversas situações. Sem saber o que fazer, ele acaba aceitando a ajuda de sua amiga Clare, uma menina de ideias bem fortes, para fazer ciúmes em Sarah, já que isso sempre dá certo em todos os filmes, se metendo em grandes confusões com essa pequena mentira. Vemos, então, nosso protagonista, junto com os seus amigos, passar por diversas coisas com as quais nos identificamos bastante, já que todos nós já fomos jovens um dia (ou o leitor está com a mesma idade de Archie, podendo vivenciar coisas semelhantes no presente, ou é mais novo e vai vivê-las em breve).
Este volume é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de nosso personagem principal, Archie, e, assim como no primeiro livro, ele nos conta seus pensamentos e ações através do seu MI (Monólogo Interior), onde ele nos diz o que está pensando, mas que não fala para ninguém, fica somente ali, em seus pensamentos. Também conhecemos o garoto através do ME (Monólogo Exterior), onde ele passa para as pessoas uma visão diferente do que o seu MI realmente está sentindo.
Achei bem legal a forma de narrativa que o autor utiliza, já que, assim, conseguimos conhecer um pouco mais nosso protagonista e também as coisas que ele sente, não somente o que ele quer passar para as pessoas em suas ações e palavras. Isso fica bem legal nesta narrativa, pois foi bem gostoso poder acompanhar tudo o que ele estava passando de verdade.
A narrativa é rápida, leve, e ainda é super descontraída e contém várias cenas divertidíssimas. Além disso, o livro conta também com várias referências à cultura nerd. Eu, particularmente, acho isso ótimo, já que conheço a maioria delas, então entendo o que o personagem quer dizer em cada situação. Mas, caso você não conheça sobre o que o autor está falando em determinados momentos, fique tranquila, já que ele coloca de uma forma que essas referências acabam sendo explicadas, fazendo com que ninguém se sinta boiando.
Os personagens são ótimos e foi muito gostoso acompanhar todos eles, desde a família de Archie até seus fiéis amigos, que, apesar de bastante parecidos com ele, cada um possui sua peculiaridade. Archie continua um fofo, sendo do tipo de nerd que tem toda aquela insegurança, mas que é encantador com o seu jeito de ser. Foi bem legal acompanhar seu crescimento desde o volume anterior e vermos que sua jornada de autoconhecimento o levou para caminhos incríveis.
A capa é uma adaptação da original assim como a do primeiro e segue um padrão com ela, combinando entre si e fazendo com que saibamos que fazem parte de uma mesma duologia. Enquanto o anterior é laranja, este é vermelho, e as ilustrações são uma graça. O título, o nome do autor e as ilustrações estão em alto-relevo com verniz localizado. A diagramação interna também segue o mesmo estilo do outro, com fonte e espaçamentos confortáveis para a leitura, além de contar com folhas amarelas, o que torna tudo ainda melhor.
Esta é daquele tipo de obra que consegue prender a gente do início ao fim com uma história leve e fluida, sobre um jovem adolescente que está descobrindo o primeiro amor, e, como ele não tem muito jeito no assunto, já que, só de pensar sobre isso, fica logo com a perna bamba, acaba entrando em várias confusões. Este é um livro divertido que com certeza vai conseguir conquistar você como fez comigo. Super recomendo esta leitura.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário