Um Teto Todo Seu - Virginia Woolf

Eu sempre quis ler um livro escrito por Virginia Woolf, já que ela foi uma das grandes feministas de sua época (e de todos os tempos), e o seu nome até hoje tem bastante peso. Então, resolvi começar por “Um teto todo seu”, um volume baseado nas palestras feitas por Virginia nas faculdades de Newham e Girton em 1928, e, agora, venho compartilhar com vocês tudo o que achei dessa obra.
Neste volume somos transportados para a década de 20, onde vemos como a mulher era tratada, através de algumas histórias ficcionais para entendermos melhor o que acontecia, e temos uma reflexão sobre a voz feminina em uma época onde a maioria dos autores era do sexo masculino, e as do sexo feminino eram consideradas intelectualmente inferiores, sendo apenas vistas como musas inspiradoras.
Virginia Woolf chegou à conclusão de que uma mulher precisa ser financeiramente independente, ter um local sossegado onde possa escrever, e uma validação social. Ela também apresenta sua visão sobre relacionamentos abusivos e o motivo de os homens tentarem sempre nos diminuir, já que, para eles crescerem, “precisam” fazer isso.
Esse exemplar é uma reflexão das condições sociais da mulher e sua influência na produção literária, sendo daquele tipo de livro que consegue nos conquistar até hoje e que com certeza também no futuro vai continuar conquistando, já que mesmo sendo um livro que foi escrito anos atrás, ainda traz problemas que nós, mulheres, enfrentamos em pleno século XXI. É incrível ler como Woolf, mesmo vivendo em uma sociedade muito machista, conseguiu utilizar a sua voz para levantar uma bandeira que foi muito importante para todas nós, já que foram mulheres como ela que conseguiram alguns direitos que temos nos dias de hoje.



A narrativa é bastante fluida, nos envolvendo em todos os momentos com as reflexões da autora. Esse não é daquele tipo de volume fácil de ser ler, mas, ainda assim, um livro gostoso que traz temas muito atuais, mesmo a autora vivendo em uma sociedade masculina opressora. Esse é um livro de teor intelectual que todas nós, mulheres, devemos ler, e também os homens, para entender melhor este ponto de vista.


A capa é belíssima, e sou completamente apaixonada por ela. A edição impressa tem um tamanho diferenciado do padrão nacional, com seus 19,8 cm x 13,6 cm, além de contar com páginas amarelas. A diagramação do texto está bastante confortável, proporcionando uma experiência de leitura mais fácil e agradável. Essa edição da Tordesilhas ainda conta com trechos dos diários da autora, cronologia de sua vida, e um posfácio escrito pela crítica literária Noemi Jaffe.
Recomendo “Um Teto Todo Seu” para todo mundo, pois é gratificante ver como a autora seguiu firme e forte com os seus ideais e pensamentos, incentivando as leitoras para que elas sigam em frente e escrevam o que têm vontade, e sigam os seus sonhos. Acho que é isso que a Virginia mais queria: um mundo onde as mulheres possam fazer o que quiserem e escreverem sem hesitar diante de nenhum tema. Lembrando que mesmo ele sendo escrito na década de 1920, é uma obra atemporal, e continua sendo um volume muito atual, trazendo reflexões necessárias sobre as mulheres e a literatura.

Avaliação



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Ouvi falar muito dessa autora, enquanto estava fazendo uma pesquisa para um trabalho sobre o tema, inclusive sobre essa palestra, e tinha muita curiosidade em ler o livro, agora após ler sua resenha estou ainda mais encantada pela obra. Vejo que ela retrata o tema, de forma atualista, que vai até os dias de hoje, e que muitas muitas mulheres iram se identificar com o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Sou doida pra ler esse livro, admiro muito a Virginia Woolf e essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa sua obra.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Boa noite!!! Tudo bem com você? Bom, já ouvir falar muito da autora, mas nunca tive a oportunidade de ler nenhum dos livros dela. Achei incrível a premissa do livro, apesar de ser do tipo que me faz amaldiçoar esse período onde o preconceito era tão grande com as mulheres. Além disso, não gosto muito de livros que retratam essa realidade, mas realmente fiquei animada com a possibilidade de ler algo assim. Parece ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com muita vontade de ler o livro. Autoras que são inspirações, eu gosto

    ResponderExcluir