O Livro Delas – Várias Autoras

Desde que vi a capa deste volume pela primeira vez, ele me chamou bastante atenção, principalmente pelo seu título, despertando bastante meu interesse. Quando vi que tinha a escrita de algumas autoras que eu já conhecia e que gostava bastante, assim como a possibilidade de conhecer novos talentos brasileiros, resolvi começar esta obra. E agora venho compartilhar com vocês as minhas opiniões.
Para quem ainda não sabe, esse é um livro de contos, que traz nove histórias de nove autoras brasileiras, que vão do sobrenatural ao chick-lit, passando por romance, aventura, drama e denúncia social, ou seja, uma obra que vai agradar todos os gostos. Por serem contos, é um pouco mais difícil escrever a resenha, mas vou falar um pouquinho de cada um para vocês saberem o que esperar deste título.
O primeiro conto é “Ao Anoitecer”, escrito por Bianca Carvalho, e conta a história de Daniela, uma menina que sofreu um acidente de carro junto com o seu namorado e seus amigos, mas que teve um destino diferente deles, já que foi a única que acabou saindo viva dessa tragédia. Ela resolve ir atrás de um serial killer e temos um conto sobrenatural bem gostoso, com uma pitada de romance e personagens incríveis.
O segundo é “Os 6 Piores Dias da Minha Vida”, escrito por Carolina Estrella, que aborda violência doméstica, já que a protagonista Sandra vivia em um relacionamento abusivo e, cansada dessa rotina, resolveu pegar sua filha e fugiu para a fazenda dos pais.
O terceiro, “Era Amor”, de Cris Melo, é onde conhecemos a história de Marcela, uma mulher que precisa superar o fim do casamento com o seu ex marido, já que ela o pegou lhe traindo, fazendo com que nossa protagonista tenha que acabar indo se consultar com um terapeuta. O conto é bem legal e fala sobre o amor.
O quarto conto, “Por Acaso”, foi escrito por Fernanda Belém, e temos um conto em formato de cartas e e-mails, que narra o romance entre Samantha e André. Nesta história, Sam estava escrevendo uma carta para Eduardo, um amigo de infância do qual perdeu o contato por vinte anos, mas quem acaba recebendo e respondendo essa carta é o Edu, o novo morador daquele endereço. O destino, então, faz com que eles passem a conversar. E foi bem gostoso ler sobre ambos.
“Eu Vou Te Esperar”, de Fernanda França, é o quinto conto, e nele conhecemos um mundo onde as pessoas não sabem o que é o amor, não sabem nem do sentimento e nem da palavra. É nesse contexto que conhecemos Fred, que, diferente das outras pessoas, possui um sentimento que não sabe explicar. E, achando as cartas do seu bisavô, viu que o mesmo também tinha esse sentimento. Então vemos nosso protagonista em busca do amor, tentando encontrar alguém para dividir esse sentimento que ele tinha.
Depois vem o sexto conto, “Baile de Formatura”, escrito por Graciela Mayrink, onde vemos um grupo de jovens que acabaram de se formar na faculdade, e agora estão pensando no futuro. Gostei bastante dos personagens, e foi bem difícil quando cheguei ao final porque não havia mais páginas para eu poder continuar lendo.

O sétimo conto é o “Dez Anos”, de Leila Rego, onde encontramos a história de quatro melhores amigas que estão se formando na faculdade de economia. Elas resolveram que, a cada dez anos, iriam voltar para aquela mesma cidade, para se reencontrarem e comemorarem a formatura mais uma vez. Adorei os personagens e fiquei ansiosa para ver o reencontro delas.
O penúltimo é “A Voz do Coração”, de Lu Piras, que conta a história de Iris, uma menina que ficou órfã com apenas treze anos de idade, mas que foi adotada pelos vizinhos da vila em que morava, que se revezavam para cuidar de nossa protagonista. Agora, ela já cresceu e trabalha em um restaurante onde canta todas as semanas. Vemos um romance fofo, com um pano de fundo bem musical, e personagens que vão te conquistar do início ao fim.
O nono e último conto é o “Paraíso Morto”, escrito por Tammy Luciano, que conta a história de Lua, que acorda de manhã em uma boate vazia junto com um desconhecido de nome Sol. A boate fica em uma ilha e, agora, juntos, eles enfrentam uma grande aventura para conseguir sair desse local.
Organizado por Renata Frade, que inclusive escreve uma apresentação antes de os contos de fato começarem, essas foram todas as histórias existentes nesse exemplar. Tentei fazer um breve resumo de cada uma delas para vocês saberem o que esperar. Gostei bastante de todas elas, mas é claro que tiveram algumas que gostei mais do que de outras. E acho que no geral a leitura do livro como um todo foi bem agradável.
A capa é realmente bem fofa e acho que combina muito bem com a obra. A diagramação do texto está bastante confortável para uma leitura fácil, com uma fonte grande e espaçamentos ideais, cada conto é separado por uma página contendo apenas o nome da autora da vez na parte inferior, e as folhas são amarelas.
Recomendo “O Livro Delas” para todo mundo que curte livros de contos bem escritos. Os nove deste exemplar trazem histórias bem diferentes umas das outras, não só na escrita, mas também nos temas e gêneros, e que conseguem agradar, do início ao fim, leitores dos mais variados gostos, cada um de sua maneira. Além do mais, é sempre maravilhoso prestigiar autoras nacionais, que nos enchem de orgulho cada vez mais.
Avaliação



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Tem vários livros de conto que tenho interesse de ler, porém ainda não li nenhum, também tenho o livro um ano inesquecível, mas esse ainda não conhecia. Por cada história aborda um gênero, e uma premissa diferente, isso de certa maneira deixa a leitura mais interessante, e cativante. Pela sua resenha da para notar que o livro e bacana.

    ResponderExcluir
  2. Esse foi o primeiro livro de contos que li.
    Confesso que gostei bastante :)
    Das 9 autoras, só conhecia uma.
    Algumas histórias me surpreenderam e outras decepcionaram.
    Fiquei encantada com as histórias da Chris Melo, Fernanda Belém e Leila Rego, foram as melhores <3
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria saber que você gostou da minha história!! Fico muito feliz com esse elogio!! Beijo grande!

      www.fernandabelem.com.br

      Excluir
  3. Também me chamou bastante atenção a capa e o título desse livro, essa sua resenha me deixou super interessada em conferi todas essas nove histórias, curto muito um livro de contos bem inscritos.

    ResponderExcluir