Silo - Silo #01 - Hugh Howey

Para conseguir explicar melhor a história de “Silo”, vou começar pelo que aconteceu com o mundo e como é o ambiente que vocês vão encontrar neste livro. Primeiramente o mundo como conhecemos já não existe mais. O ar é da atmosfera é tóxico e por isso as pessoas que sobreviveram moram dentro de um Silo no subsolo com mais de cem andares. Para todos viverem em “ordem” existem algumas regras bem rigorosas, que impedem as pessoas de quererem saber mais sobre o mundo destruído e até mesmo expressar a vontade de querer conhecer o que tem lá fora, já que ninguém sabe sobre o seu passado, nem como o planeta chegou a ficar neste estado. Se a pessoa quebra a regra do desejo de sair e é expulsa, ela está destinada a morrer, mas antes deve cumprir uma pequena tarefa de limpar os vidros, que ficam sujos de tempos em tempos. E mesmo que alguém que tenha sido banido diga que não vai fazer esta tarefa, realiza-a mesmo assim, o que acaba sendo um grande mistério.
E é neste cenário que conhecemos a história de Juliete, uma jovem mecânica que reside nos níveis mais inferiores do Silo. E por falar no Silo, ele é feito por vários ambientes ou setores. Temos a parte do sistema político, onde há um prefeito, delegados, pessoas que cuidam da segurança, a parte da fazenda, entre outros que tornam este local bem dividido. Tudo estava indo bem na vida de nossa protagonista, já que ela pensava em ficar no canto dela, nos níveis inferiores, pelo menos por mais alguns anos, até que o cargo de xerife ficou vago e acabou sendo oferecido a ela. Agora, depois de aceitar este novo posto, ela começa a descobrir que nem tudo que sabia era verdade e que as mentiras estavam em toda parte, muito além do Silo.
Quando eu li a sinopse deste livro pela primeira vez, achei bastante interessante, já que percebi que se tratava de uma distopia. Minha irmã é bastante fã deste tipo de leitura, e eu também gosto de me aventurar neste gênero de vez em quando, por isso escolhi Silo para ser a minha distopia da vez, já que havia um tempo que eu não lia nada deste estilo. Agora venho compartilhar tudo o que eu achei a respeito desta obra, que foi escrita por Hugh Howey e traduzida para os leitores brasileiros pela Editora Intrínseca.
Esta obra é narrada em terceira pessoa, o que é bem legal, já que assim conseguimos acompanhar a história de uma maneira geral e mais ampla, porém confesso que sinto um pouco a falta da narrativa em primeira pessoa em alguns momentos, pois eu queria conhecer com mais profundidade os sentimentos e pensamentos de nossa protagonista em diversas cenas.
Os personagens são incríveis, muito bem construídos e complexos, cada um com o seu jeito de ser, nos conquistando em todo o momento e fazendo com que a gente torça por eles, assim como eles nos levam a ter diversas opiniões sobre tudo o que se passa nesta história.
A narrativa é rápida, fluida e apresenta para a gente ponto de vista de mais de um personagem, mesmo sendo Juliete a principal. No início você pode até achar um pouco parado, mas, conforme vamos lendo, a trama ganha um ritmo tão incrível que é impossível parar de ler, já que encontramos reviravoltas, ação, aventura, descobertas, entre outras coisas que fazem esta leitura ser eletrizante.
Agora falando sobre a parte gráfica do exemplar, a capa não é algo que chama a minha atenção, então eu não compraria o livro só de olhar para ela, mas não a acho feia nem nada do tipo, inclusive gosto demais do jogo de cores utilizado para compô-la. A fonte e o espaçamento do texto no miolo estão confortáveis para uma leitura duradoura e as folhas são amarelas, o que é sempre um ponto positivo.
Claro que indico este volume para todas as pessoas que curtem uma distopia com um mundo cheio de segredos, apresentada através de uma narrativa rápida, fluida, envolvente e cheia de reviravoltas em um local onde as pessoas são controladas pelo medo do que pode estar acontecendo fora do Silo, já que, para eles, é um território desconhecido, e onde vemos que, apesar de tudo, a esperança ainda prevalece. Esta é uma história encantadora, cheia de revelações e surpresas e, por este motivo, eu recomendo esta leitura para todo mundo.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário