Estudo Independente – O Teste #02 – Joelle Charbonneau

Depois de passar pelo Teste e conquistar a possibilidade de frequentar as aulas na Universidade para se tornar uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas, o futuro de Malencia Vale parece ser perfeito, principalmente levando em consideração que ela é uma das mais inteligentes do local e ainda tem um namorado incrível em quem pode confiar ao seu lado, para acompanhá-la e ajudá-la a enfrentar tudo o que vier pela frente.
Os responsáveis pelo teste acreditam que nenhum dos aprovados ainda guarde alguma memória do que aconteceu naquele terrível período que tiveram que enfrentar para chegar onde estão, mas alguns deles têm recordações completas, outros apenas fragmentos. E isso pode ser bastante perigoso.
O que fazer com estas informações? Ficar em silêncio enquanto buscam suas próprias sobrevivências, enfrentando o que for colocado em seus caminhos, protegendo somente aqueles que amam e tendo um cuidado redobrado sobre o que fazer ou em quem confiar? Expor tudo o que sabem com a esperança de que alguém os escute e faça algo para mudar o país e salvar todas as próximas vítimas de uma morte quase certa? Ou agir com calma e inteligência, descobrindo novas informações que podem ajudá-los a revelar o verdadeiro e assassino propósito do Teste para, posteriormente, encontrar uma maneira de acabar com tudo isso, salvando a vida de milhões de pessoas inocentes que nem imaginam o que o futuro pode aguardar para elas?
Mas nada será fácil, porque neste mundo de intrigas, mentiras e busca por sobrevivência, ninguém pode ser confiável, mas uma pessoa sozinha não conseguiria acabar com toda uma rede de mentiras e mortes, liderada por poderosos e pessoas populares. E um grande conflito poderia gerar uma grande guerra, matando milhares de outros inocentes. E agora, o que fazer, como fazer e, mais importante, em quem confiar? É isso que Cia precisa descobrir, antes que seja tarde demais.
Este é o segundo volume da trilogia que começa com “O Teste” (clique no título para ler a resenha), mas não há qualquer tipo de spoiler abaixo, então vocês podem ler tranquilamente, mesmo quem ainda não leu o primeiro livro.
Não podemos negar que a trama construída por Charbonneau continua bastante inteligente nesta continuação, tudo o que ela coloca em suas páginas vem acompanhado de explicações pertinentes e verdadeiras. Ou seja, Cia não faz absolutamente nada sem refletir sobre o assunto primeiro, ponderar o que pode dar certo ou errado e as consequências, etc., e ela comenta, em seus pensamentos, como fez para chegar às suas conclusões, explicando-as minunciosamente. Isto ocorre em ações que ela precisa fazer, decisões que tem que tomar, coisas que necessita construir, quais caminhos deve tomar, em quem deve confiar, etc.
As partes com ação e tensão ainda aparecem neste livro, mesmo que com menos intensidade, porque é mais “escondido”, já que agora os estudantes de Tosu City também fazem parte da trama central, que acontece na Universidade. Mas a autora soube colocar perigos e mortes na iniciação e a insinuação de algo assim depois deste período, já que esta última parte só podemos imaginar porque Cia não passa por isso, mas descobre algumas verdades e desconfia de muitas outras.
Gostei de ver que a autora soube criar umas reviravoltas muito bem feitas e que fazem total coerência com os acontecimentos desde o começo do Teste até os dias atuais. Joelle inclusive sabe interligar cada partícula da teia de acontecimentos e informações criada por ela, não deixando algo sem explicação ou mal colocado. Tudo faz sentido e se liga de alguma forma em certo momento.
Também dá para notar as críticas que a escritora coloca em seu texto de forma sutil sobre a nossa sociedade atual e também sobre o ser humano de maneira geral e é realmente muito interessante prestar atenção nestes trechos para refletirmos por fora da leitura.
Gostei bastante desta sequência, tanto quanto do primeiro volume, mas a narrativa da autora é meio lenta, já que ela é bem detalhista com cenários, objetos e coisas relacionadas, e também bastante minuciosa com ações e comportamentos, o que acaba tornando a leitura menos fluida e, consequentemente, mais cansativa. Eu já pego meu exemplar para ler sabendo que vou demorar um pouco mais do que eu geralmente demoro para terminar uma leitura do mesmo tamanho, por conta desta dificuldade em avançar as páginas com mais agilidade. Não considero que este seja um ponto negativo, mas acredito que a leitura flui melhor quando a pessoa está no clima para este tipo de narrativa.
Cia já é extremamente inteligente, com um QI possivelmente mais alto do que todas as outras pessoas da série que conheci até agora, e isso levando em consideração os outros alunos e também pessoas de cargos maiores, inclusive os muito inteligentes ou renomados. Então sempre que há algum desafio Malencia é a primeira, ou, no máximo, uma das top primeiras a terminar os desafios, completar tarefas, desvendar pegadinhas, etc. E tudo isto com um raciocínio extremamente rápido, ou seja, ela dificilmente demora um tempo um pouco mais longo (acho até que isso nunca aconteceu) para completar ou descobrir alguma coisa, tanto em relação ao que é obrigatório, quanto ao que ela só precisa/deseja saber, como coisas “clandestinas”, por exemplo.
Além disso, todos os desafios pelos quais Cia precisa passar, situações que tem que enfrentar, ou objetos que precisa construir, ela sempre sabe como fazer para chegar a um resultado final porque já passou por aquilo antes, já construiu algo igual anteriormente, já leu sobre o assunto, ou conhece alguém que fazia aquelas coisas, geralmente muito bem. Mesmo que ela tenha vivido sua vida inteira em um local com pouco mais de mil habitantes e afastado de todo o resto, tudo o possível e imaginável já aconteceu/foi feito por lá, o que acaba soando meio artificial.
Só acho que Cia tem muita sorte e às vezes isso soa até mesmo um pouco forçado e eu vou explicar o motivo de achar isto. Mesmo com todas estas vantagens por conta de sua inteligência, ela também está sempre no lugar ideal e na hora certa de ouvir revelações que são descobertas muito importantes que mais ninguém antes soube ou conseguiu encontrar, e nunca é pega escondida por alguém ruim, já que os que geralmente acabam descobrindo-a por acaso ou porque a seguiram, são pessoas boas que querem lhe ajudar ou vão fazer algo positivo para ela, além de confiarem facilmente na garota mesmo com tanta gente sem ser digno de confiança por perto, e, quando é alguém com má índole que a encontra, a pessoa se dá mal porque ela é ajudada por outro.
Descobrimos o segredo de Tomas que tinha ficado sem explicações antes, e também sabemos de novas revelações sobre ele e, com isso, o romance entre ele e Cia dá um passo a mais, resta vocês lerem para descobrir se é para frente ou para trás. Agora só vou torcer – e esperar – que não haja mais nada escondido que possa mudar completamente o modo como eles estão interagindo, que poderia colocá-la em perigo.
Há algumas situações arrebatadoras mais para o final que eu definitivamente não estava esperando, inclusive a morte de um personagem que eu gostava muito, o que me deixou bastante abalada. E o fim em si nos deixa com aquela sensação de “preciso do próximo para ontem!”, principalmente porque Cia fez algumas descobertas que eu não havia previsto até então, e ela também percebeu que a forma como estavam lidando com tudo aquilo não era exatamente a correta, se dando conta de que ela mesma precisa modificar as coisas se quer ver tudo mudar.  Além disso, uma pessoa muito importante está por perto e com certeza será de grande ajuda no último livro.
Amo estas capas, que são lindas e únicas e representam completamente o enredo e a protagonista, já que os símbolos tem tudo a ver com cada etapa que Cia está vivenciando. Cada uma das obras é de uma cor predominante e a deste exemplar é azul, e todos eles combinam entre si e ficam maravilhosos juntos na estante. A capa da edição impressa tem alto relevo e verniz localizado no título e no símbolo, além de números envernizados no fundo. A diagramação interna é super confortável para a leitura, com fonte e espaçamentos em tamanhos ideais. As folhas são amarelas e na orelha de trás há um marcador destacável lindíssimo.
Esta é uma trilogia cujos três volumes já foram publicados no Brasil, assim como o conto #0.5, denominado “O Teste - Uma Introdução”, que foi lançado exclusivamente em versão digital, mas pode ser baixada gratuitamente em diversas livrarias online nacionais. Então, quem não gosta de esperar, pode ir correndo comprar seus exemplares, e quem curte edições econômicas por serem mais em conta, também podem encontrar com facilidade um box com os três livros.
Para aqueles que querem uma distopia extremamente bem construída, com uma protagonista forte e inteligente, um cenário bem explorado, um Teste terrível, buscas pela sobrevivência e a possibilidade de confiar na pessoa errada assombrando cada etapa do caminho, a trilogia “O Teste” é a indicação certa.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário