Estudos sobre Magia - As Lendas de Yelena Zaltana #02 - Maria V. Snyder

Uau Snyder conseguiu novamente!! Em Estudos sobre Magia, da autora Maria V. Snyder, segundo volume da trilogia As Lendas de Yelena Zaltana, pela editora Harlequin tudo que posso dizer é perfeito!  Atenção a resenha contém spoilers!

Neste segundo livro da série Yelena é obrigada a deixar Ixia com Irys e seguir para um treinamento em Sitia, local que nasceu e onde sua família mora. Mas o que poderia ser um reencontro agradável torna-se um problema, pois seu irmão acredita que Yelena é uma espiã, assim como outros em Sitia.

Na Cidadela, onde é levada para receber ensinamentos místicos dos magos começa a conhecer e desenvolver sua magia. E se depara com uma verdade inconveniente, seus poderes não são comuns, ao contrário são diferentes e maiores do que os magos ordinários, será ela mesmo uma Descobridora de Almas? Com problemas suficientes ainda temos um mago assassinando aprendizes e a visita de uma comitiva de Ixia, será que Valek vai se arriscar a aparecer?

Snyder escreve como poucos, tem uma narrativa em primeira pessoa rica em detalhes e profundidade. Novamente me vi agoniada diante das situações que Yelena passou. Nunca vi uma personagem viver sob tanta pressão. Até agora ela nunca esteve em um momento sequer sem que pelo menos uma pessoa tentasse matá-la. Isso mesmo, imagine uma história onde a todo tempo alguém, ou no caso algumas pessoas querem matar o protagonista?! É tensão e ação a todo momento.

A trama é muito bem construída, diversos detalhes do livro anterior são resgatados para nos lembrar dos fatos ocorridos, e também para trazer novas explicações para o momento atual. Ela aborda diversos aspectos ao mesmo tempo. Primeiro as raízes de Yelena são trazidas e muito bem trabalhadas com sua família e o clã Sandseed. Yelena descobriu como fazer com que sua magia trabalhe a seu favor mesmo sem maiores explicações. Uma das coisas que aprendeu foi a comunicação com a mente dos animais, no caso ela conversa com os cavalos. É coisa mais fofa a sua égua Kiki, o modo infantil e sábio como a égua fala é a coisa mais delicada e fofa. Me arrancou diversos sorrisos! É muito original o modo como ela abordou e usou esse dom.

Em segundo um 'serial killer' mago começa atacar as garotas com potencial mágico, e Yelena se vê envolvida na busca pelo culpado. Ela tem um faro para problemas como ninguém. Em terceiro a comitiva de Ixia a coloca em uma situação delicada que favorece aos boatos de espiã. Em quarto temos sua relação delicada com o irmão, que nutre um ódio pela irmã inexplicável.

Uff! Isso porque não disse que uma mestre maga a quer ver morta, um herdeiro de Ixia, Cahil, não sabe se a ama ou a odeia e um soldado de Cahil que prometeu matá-la o mais breve possível. São tantas situações, tantos detalhes que fazer uma resenha se tornou um desafio.

O romance está presente, em doses maiores que em Estudo sobre Veneno. Valek é um amante que representa, mas não é mocinho, na hora H ele mata, não foge. A ligação que Yelena e ele desenvolvem a distância é ótima.

Em relação ao primeiro livro, este volume não perdeu em nada, ambos seguem o mesmo nível de qualidade, mas por uma questão de afinidade com a magia, que aparece de forma constante nesse segundo volume, gostei mais do segundo volume, mas por décimos, no final ambos estão na minha lista de favoritos.

Com muitos segredos revelados, reviravoltas de deixar qualquer um zonzo, políticas fortes e ação para mais de um livro, Estudos sobre Magia é o tipo de livro que eu indico de olhos fechados para todos que gostam de literatura de qualidade, independente de gênero. A trilogia se fecha com Estudos sobre Fogo, que infelizmente só foi publicado até agora em e-book. Espero que a editora lance logo a edição física, porque sem um e-reader é impossível lê-lo (essa espera já tem mais de ano e me chateia demais!!).

Avaliação










Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário