Ligeiramente Escandalosos - Os Bedwyns #03 - Mary Balogh

Em “Ligeiramente Escandalosos”, nossa protagonista, Freyja Bedwyn, fora prometida em casamento desde cedo, como era comum da época as famílias fazerem arranjos. Eles eram muito amigos, só não tinham amor um pelo outro do tipo que une dois corações, mas iam se casar mesmo assim, porém, seu noivo acabou falecendo antes do casório. O próximo pretendente arranjado seria o irmão dele, Kit, por quem ela nutria um sentimento maior. Só que, como era prometida ao filho mais velho, Kit havia ficado com raiva porque ela não ficaria com ele – inclusive depois de um tempo que tinham passado juntos, ele a tinha pedido em casamento e ela recusou porque deveria se casar com o outro.
Kit, então, foi para o exército e ficou noivo de outra. E, enquanto Freyja e todo mundo achavam que ele voltaria solteiro para ficar com ela, chegou já com a outra moça a tiracolo, fazendo com que nossa protagonista acabasse perdendo seu chão naquele momento. Como ela é muito forte, guarda seus sentimentos e vai para Bath, uma cidade onde no verão as famílias nobres se encontram. Mas acha tudo muito entediante. No caminho, porém, Freyja, sua dama de companhia, e os acompanhantes das duas, ficam hospedados numa estalagem nada apropriada para uma dama da alta sociedade, pois não tinha outras opções. Só que Freyja não queria que a dama dormisse no quarto com ela, pois a mesma ronca muito, o que a incomoda, e também é uma moça independente, e, por isso, não queria a companhia de ninguém. Porém, as portas não possuem chaves, e é aí que mora o perigo.
Neste ínterim, entra no quarto um homem muito bonito que estava fugindo, e pede para se esconder, e ela acaba deixando muito a contragosto. Mas fica furiosa, é claro! E quando o dono da estalagem abre a porta com outro, nossa protagonista fica ainda mais irritada e diz que não tem ninguém lá, fazendo com que eles acabem indo embora. Então aquele homem que estava escondido pede para dormir no quarto já que está sendo perseguido, mas ela não deixa, mandando-o embora naquele mesmo momento, se não iria gritar. Ele duvidou que ela seguiria em frente com este plano, e é aí que ela realmente grita, e o homem pula pela janela fugindo novamente. A partir daí os destinos destes dois jovens começam a ser traçados e entrelaçados.
Freyja Bedwyn é uma jovem de vinte e cinco anos que, apesar dos padrões da época, gosta de ser independente e livre. Ela não é considerada um exemplar de beleza, mas seu carisma a torna bela, tanto exteriormente quanto interiormente. Age de nariz empinado, como lhe convém sua situação de nobreza (mesmo já tendo sido considerada rebelde), e possui um enorme coração, sempre enfrentando o perigo sem medo, até mesmo para ajudar alguém que esteja em alguma situação precisando de ajuda. Não posso deixar de ressaltar que ela não erra um soco direto no nariz de quem a incomoda. Adorei essa protagonista, fibra é o que não lhe falta, fazendo com que o enredo e o romance sejam bem agitados nesta obra.
Quanto ao protagonista masculino, Joshua Moore, o marquês de Hallmare, é um homem bonito, charmoso, que se passa muitas vezes por canalha, já que sua reputação não é nada boa. Mas a bem da verdade é que seus pais faleceram quando ele ainda era novo, e o mesmo foi morar com a família de seu tio. Como não sabia da morte dos seus pais, achava que iam buscá-lo mais cedo ou mais tarde. Quando finalmente descobriu a verdade, alguns anos já haviam se passado e Joshua decidiu ir embora viver num vilarejo e aprender a profissão de carpinteiro. Ele era muito querido por todos do local. Só que, mesmo sem querer, acaba se tornando o marquês de Hallmare por conta de uma desgraça, já que o sucessor de seu tio, o primo, veio a falecer, e depois seu próprio tio. E, como ele só tinha um filho homem e as outras eram mulheres, Joshua que iria assumir o título. Por isso sua tia má quer casá-lo com uma de suas primas. Só que nem ele e nem ela querem isso, já que se gostam apenas como irmãos.
Depois de fugir do hotel em que teve um breve encontro com Freyja, ele foi para a casa de sua avó, que não via há muitos anos, que por consciência também era em Bath, cidade para onde nossa protagonista estava indo. Quando chega ao local, acaba reencontrando Freyja, e eles discutem mais uma vez, mesmo sem saberem suas verdadeiras identidades. E, depois, em diversos momentos, eles se encontram novamente, e continuam discutindo, mas acabam se conhecendo melhor neste meio tempo também, inclusive descobrem suas identidades.
A tia dele, então, leva a filha a um baile em Bath para fazer com que eles se encontrem e se casem, só que ele não queria este destino. Como já tinha criado um certo tipo de intimidade com Freyja, a pede para que finja ser sua noiva, já que nem ele e nem a prima gostariam de fazer essa união imposta pela tia. Como não gostou da tia dele, ela decide ajudá-lo, concordando com o plano, enquanto se divertem às custas dos outros. Porém, é claro que os planos de fingimento nunca dão certo, e, mesmo que só quisessem diversão e nada de casamento, a atração entre eles é maior e acabam se envolvendo. Mas, ainda assim, custam a ficar juntos de verdade, pois, mesmo entre altos e baixos, eles demoram a enxergar que o amor sempre vence.
Acho que os protagonistas se completam, mesmo tentando parecer que não. Ambos lutam pelas coisas que gostam e que querem. O senso para coisas práticas dos dois é muito bom, e, quando se veem envolvidos, se juntam para um final feliz de arrebatar corações.
Estou gostando muito desta série e vou continuar lendo os outros volumes que faltam, “Ligeiramente Seduzidos” (#04), “Ligeiramente Pecaminosos” (#05), ambos já publicados no Brasil, e “Ligeiramente Perigosos” (#06), que tem previsão de lançamento nacional para abril deste ano. Os livros complementares, “One Night for Love” (#0.5), “A Summer to Remember” (#0.6) e “Once Upon A Dream” (#6.5) são volumes complementares e, por enquanto, não há previsão de que sejam publicados no Brasil, infelizmente.
Adoro ler romances de época, pois eles sempre abordam coisas interessantes. Tal como as mulheres fortes para sua época, determinadas e com garra. Num período em que as mulheres “deveriam” seguir padrões, surge essa protagonista superpoderosa, que mesmo tendo no sangue suas tradições e costumes, se revela esplendorosa. Aliás, toda a família dela é surpreendente, tal como uma caixinha de surpresas. São pessoas honradas, honestas, de bem com a vida, e, o mais importante, uma família unida pelo amor, respeito, camaradagem, e por aí vai.
Os Bedwyns são uma família aristocrata, cujos membros são bem unidos, que não seguem padrões rígidos de comportamento do século XIX, principalmente na escolha de seus parceiros. E também são não aceitam traição depois do casamento, pois querem pessoas fiéis. Todos os personagens coadjuvantes envolvidos nesta trama participam da série de alguma forma, sendo que os irmãos de Freyja são os protagonistas dos demais volumes. Rannulf Bedwyn, um dos irmãos, foi o protagonista do segundo volume, “Ligeiramente Maliciosos”, que li e resenhei recentemente aqui no blog (cliquem no título para conferir a resenha).
Já a família de Joshua é diferente. A tia nunca gostou do sobrinho, e sempre manipulou as filhas, sendo muito autoritária. Ela tem três filhas, sendo que uma é especial, e parece que nunca sentiu amor por elas. Diferentes da mãe, elas são jovens boas de coração e muito amigas do primo. Já sua avó é uma senhora sensível que ama muito o seu neto.
A narrativa da autora é deliciosa e flui maravilhosamente bem, fazendo com que a gente sinta inserido naquela época como se tivéssemos vivido ali, com aqueles personagens. Além do mais, ela sabe nos prender com facilidade, trazendo, inclusive, emoções que valem a pena sentir. Sinto sempre uma enorme satisfação na leitura das obras dela e recomendo mais esse livro de Mary Balogh, esperando que, assim como eu, você dê cinco casinhas no seu coração, como ele merece. Vamos juntos mergulhar nessa história!
Avaliação



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Amo essa série, acho a escrita da Mary Balogh maravilhosa, curto muito romance de época, fico me imaginando naquela época, já li todos os livro e esse é um dos meus favoritos, gostei muito da Freyja Bedwyn.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum livro desse gênero, porém tenho visto muitos elogios em relação a esse livro, e a escrita dessa autora. O que mais me chamou a atenção nessa história foi o fato da protagonista ser uma mulher forte, e decidida, diferente dos padrões exigidos por aquela época. Esse e um livro que vai para minha lista de desejados com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Leio pouco romances de época, não é o meu gênero favorito mas os poucos que li valeram a pena. A série parece ser bem interessante vou arriscar dar uma olhadinha neles. adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada dessa série, mas pelo que vejo de leitores e blogueiros falando já me deixa com vontade de conferir, esse gênero vem crescendo cada dia mais, eu espero ler algo logo.

    ResponderExcluir