Nimona - Noelle Stevenson

Nimona é uma jovem menina baixinha de cabelos ruivos e voz doce que provavelmente não assustaria ninguém. Mas ela também pode ser um enorme dragão cuspidor de fogo, um cachorro veloz, um ratinho inteligente ou mesmo o clone de alguém! Isso tudo porque ela tem um poder muito especial: Nimona é uma metamorfa. Ou seja, ela pode se transformar em qualquer ser vivo que exista, basta querer. E foi graças a essa habilidade incrível que ela conquistou o emprego de seus sonhos como comparsa de um dos vilões mais temidos de todos, Lorde Ballister Coração-Negro.
Bom, é claro que no início ele também não tinha vontade de lhe dar o cargo, mas sabia que suas habilidades poderiam ser muito úteis. E Nimona não poderia estar mais feliz com a chance, afinal tinha diversos planos prontos para pôr em prática e, assim, acabar de vez com o mocinho do reino, Sir Ouropelvis e também com todos os membros da Instituição de Heroísmo & Manutenção da Ordem.
Mas talvez nossa anti-heroína acabe ficando um pouco decepcionada quando algumas verdades vêm à tona, afinal acaba descobrindo que nosso vilão, Ballister Coração-Negro, pode não ser assim tão malvado, e o relacionamento entre ele e Ouropelvis pode não ser assim tão odioso. E que existes pessoas e intenções muito piores por trás deles dois.
Quando a Diretora da Instituição percebe que seus planos podem ser arruinados por uma garotinha, resolve fazer de tudo para combater isso, usando todos os recursos possíveis. E é aí que entramos no meio de uma aventura, cheia de explosões, descobertas e situações bem perigosas, que vão mexer totalmente com nossos personagens principais e também com todo o reino.
Mas, quanto mais tempo passam juntos, maior o carinho que passa a existir entre Ballister e Nimona, e um começa a entender o outro melhor. E, conforme o perigo se aproxima, ele também vai descobrir segredos obscuros e um passado bem sombrio da jovem metamorfa. Talvez ele próprio esteja em perigo, assim como a população do reino. Será que o coração dela é totalmente negro como realmente parece ou ainda há uma pontinha de esperança?
A primeira vez que vi esta capa, fiquei interessada no livro, porém, foi quando vi que se tratava de uma Graphic Novel que quis lê-la mais rápido, porque eu realmente adoro histórias em quadrinhos, ainda mais quando elas são divertidas. E as ilustrações de Noelle são adoráveis! Mas o que realmente me deu o pontapé para começar a lê-la imediatamente foi ver diversas pessoas comentando sobre o quão maravilhosa essa obra era. E, depois de ter lido, posso afirmar que realmente é tudo o que dizem, e eu adorei!
Primeiramente a trama começa divertida, Nimona é uma personagem especial, diferente, inteligente, reclamadora, debochada e irritadinha. Mas, no fundo, é um doce, assim como sua aparência demonstra – mesmo que tenha os melhores, mais planejados, mortais e sanguinários planos. E queira colocar todos em prática.
Adorei conhecer esses personagens, e posso ter amado Nimona com o fundo do meu coração, mas senti o mesmo por Ballister. Ele é um homem de ótimo coração que está preso num emprego que não gosta, tendo que agir de uma maneira que não concorda, só porque é como tem que ser, visto que sofreu um “acidente” nos testes para heróis. E a gente se sente totalmente sensibilizado por sua história e desejando mais para ele.


Foi maravilhoso poder ver a interação deles dois, como ela acaba descobrindo que seu vilão preferido e tão incompreendido é, na verdade, mais do que aparenta, e apenas sofreu umas consequências do jogo que a Instituição controla. E vemos a amizade entre nossa menina monstro e o maior vilão de todos crescer aos pouquinhos e de forma encantadora, fazendo com que a gente até mesmo consiga sentir o carinho que nasce entre eles.
A escrita da autora é bem leve, envolvente e deliciosa. Desde o primeiro momento que peguei meu exemplar em mãos, não consegui mais deixar a obra de lado, desejando saber o que aconteceria a seguir, e só fechei depois de terminar a última página, de tão viciante e bem desenvolvida que a trama é.
É uma história divertida e também sensível, Noelle sabe mexer com nossos sentimentos de uma forma bem agradável e interessante, e construiu personagens profundos e cheios de personalidade, mesmo numa trama bem curta, que você consegue sentar e lê-la inteirinha de uma só vez, e que também nos faz pensar muito a respeito de diversas coisas, e ainda traz metáforas do nosso mundo real e atual.
A parte gráfica fala por si só. Os traços de Stevenson são simples, mas significativos. O leitor consegue adentrar naquele mundo de uma maneira maravilhosa e visual, e ainda perceber tudo o que os personagens também estão sentindo só de olhar para a imagem. O texto completa as imagens e as próprias ilustrações, por sua vez, completam o texto, ou seja, os dois poderiam existir sozinhos, mas juntos fazem toda a diferença, e é isso que torna esta história tão especial.
A editora Intrínseca ainda arrasou na edição impressa da obra. A capa possui verniz localizado em diversos detalhes, inclusive na quarta capa, e o miolo é todo colorido, impresso em papel couché (estilo página de revista, só que mais grosso), com impressão de alta qualidade. Vou atualizar este post com fotos depois. 
Com uma deliciosa mistura de elementos, uma boa dose de diversão, protagonistas carismáticos, a anti-heroína mais fofa da face da Terra, cenários incríveis, grandes amizades, e uma experiência visual maravilhosa, a graphic novel “Nimona” com certeza absoluta merece ser lida por todos, desde os mais jovens até os mais velhos que guardam o bom humor dentro de si. Leiam, mergulhem neste mundo adorável, e divirtam-se!
Avaliação


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. A capa já chama muito a atenção, e a história nem se fala. Estou escutando só coisas boas esse quadrinho, vou querer ter com certeza!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  2. adorei essa resenha com certeza vou ler Nimona, achei tão divertida só lendo a resenha. adorooooooooooooooo!! Coloca as fotos logo tô louca p ver mais um pouquinho!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu tô apaixonada pela capa e depois dessa resenha, eu fiquei com muita vontade de ler! Achei super interessante a história e é bem do estilo que eu gosto, então... Inclusive vou indicar pra minha irmã! ❤

    http://makingcolorfilm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. BRuna!
    Ouvi mesmo dizer que Nimona é um ótimo livro e pela sua análise, fica ainda mais comprovado, além da capa e dos traços serem lindos!
    Obrigada pela visita feita ao blog.
    Semaninha De muita luz e paz!
    “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Super legal! Gostei muito do estilo do seu BLOG! Super SHOw mesmo! Vocês realmente merecem reconhecimento! Vc estão participando do projeto nova amiga lá no portal Melhor Amiga? Recomendaria hein, parace uma boa oportunidade para vcs e muitas outras blogueiras que sempre estão escrevendo e criando ótimos conteúdos dignos de reconhecimento e sei que seu trabalho tbm merece muito esse reconhecimento! Abraco!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa menina responde a mesma coisa em praticamente todas as resenhas em diversos blogs!!
      Olha alguns exemplos:
      http://colecionadores-de-historias.blogspot.com.br/2017/01/409-gata-branca-mestres-da-maldicao-i.html#comment-3111737152

      http://www.livrosefuxicos.com/2016/10/resenha-amor-amargo-jennifer-brown.html?showComment=1482255442759#c8186953871483242004

      http://www.leitorasempre.com/2016/06/resenha-anna-vestida-de-sangue-kendare.html

      https://topensandoemler.blogspot.com.br/2015/06/resenha-noiva-fantasma.html

      E o pior é que essa menina ganha diversos sorteios, ela comenta pra ganhar mais pontos nos formulários, muita cara de pau né!!

      OBS: pega esse bordao dela: "Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história..."

      Pega esse bordao e joga no google, vc encontra vários blogs com o comentario IGUALZINHO... :(

      Excluir
  7. Adorei a capa do livro, o nome que me chamou mais atenção, um nome bem diferente, mas adorei a resenha, e com certeza já estrou pra minha lista de desejados e graphic novel é muito legal, eu adoro, tenho alguns aqui e acho o estilo bem gostoso e facil de ler.

    ResponderExcluir
  8. O nome já tinha chamado minha atenção, mas fiquei na dúvida sobre a história. Mas depois desse post certamente vou ler tão logo seja possível.

    ResponderExcluir
  9. Curto muito um HQ, estou doida pra ler esse livro, a história parece ser bem emocionante e envolvente, cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história em quadrinhos.

    ResponderExcluir