Sobre Histórias de Fadas - J. R. R. Tolkien

"A história dos contos de fadas provavelmente é mais complexa do que a raça humana, e tão complexa quanto a da linhagem humana" (Página, 27)

Essa é a primeira vez que eu faço uma resenha de alguma obra de Tolkien, logo meu nível de exigência é alto, já que é meu autor favorito entre qualquer coisa que eu já tenha lido, nada supera Tolkien S2! Será que vou conseguir transmitir 5% do que ele diz? rs.

Sobre Histórias de Fadas, de J. R. R. Tolkien, publicado pela editora Conrad não é um livro de literatura, trata-se de um livro técnico, nele encontramos dois textos que são fundamentais para compreender como e em que circunstâncias foi criado o universo ficcional de Tolkien, que aborda sua visão sobre literatura, fantasia e a criação de sua obra através do que ele chama de histórias de fadas, conhecidos por nós como Contos de Fadas.

O primeiro texto chamado "Sobre História de Fadas" explora  diversos temas como: 'O que são as histórias de fadas',  onde Tolkien nos alerta que embora o nome seja histórias de fadas boa parte destas histórias não tratam do povo féerico, e de fato se nos atermos a essas histórias poucas delas trazem em sua trama as fadas; 'A origem' onde não aparece quando essas histórias surgiram, mas qual a origem do elemento fantástico -lembrando que a principal característica do fantástico é uma vacilação diante de uma realidade que pode ter uma resposta estranha ou maravilhosa;  'As funções e valores' destas histórias, onde fica claro que estas histórias foram com o tempo sendo recontadas de forma abreviada para o público infantil, mas que tem em sua origem conteúdos adultos e de difícil elaboração até por parte de adultos, como tabus por exemplo que são colocados em questão.

Tolkien também discorre sobre a Fantasia, Recuperação, Escape e Consolo, que são elementos e funções dos contos de fadas.  A fantasia é capaz de criar quando bem realizada o que ele chama de Suspensão Voluntária da Incredulidade, o que em outras palavras é que diante de um mundo secundário aceita-se ele como se propõe, sem questioná-lo a partir de dados de nossa realidade.

"Claramente as histórias de fadas não se ocupam em primeiro plano da possibilidade, mas sim da desejabilidade" (Página, 47)

Os contos de fadas devem ser lidos por adultos como mais um 'ramo' da literatura não como uma literatura infantil..."nem brincando de ser criança, nem sendo meninos que não querem crescer". São obras de arte e devem ser admirados como tais. Ao final do texto Tolkien trabalha com o Escapismo, e sem dúvida é um dos meus trechos favoritos do texto, já que ele questiona como podem dizer que os automóveis são mais 'vivos' do que centauros e dragões.

No segundo texto intitulado "Folha por Niggle", que é tido como uma metáfora da vida e obra de Tolkien, conhecemos Niggle, um artista que tenta a todo custo colocar em seus quadros o que capta da realidade, mas devido aos afazeres do dia a dia (como as interrupções de seu vizinho) e uma viagem já agendada não consegue terminar seu quadro do jeito que gostaria. É um conto leve e doce, cujo qual eu me apaixonei, e tenho cá minhas interpretações das metáforas que o autor trabalhou, dignas de conspirações rs!

A narrativa ao longo dos textos é rebuscada, Tolkien escreve e dialoga bem com o leitor, mas sob o ponto de vista de alguém que viveu e estudou muito, logo existem trechos que podem soar difíceis ou não claros para quem não esteja acostumado. O conto pode ser lido sem problemas por qualquer pessoa que já esteja acostumada a leitura, mas talvez as interpretações sejam bem variadas.

O trabalho da editora Conrad com o livro segue a linha trabalhada nas obras de Tolkien, a diagramação é diferenciada com o alinhamento do texto a esquerda, e diversas notas que aparecem no lado direito ao longo do texto. A capa é simples mas linda e capta o espírito do conto Folha por Niggle.

Em Sobre Histórias de Fadas podemos conhecer mais sobre esse gênio da literatura que tem uma crítica ferrenha da modernidade através de um humor negro e inteligente, embora ele trabalhe com temas técnicos muito de sua personalidade pode ser captada em suas linhas. Se você gosta da obra de Tolkien e quer saber mais sobre os contos de fadas esse é um bom livro, com a ressalva de não ser de fácil acesso a todos.

Avaliação










Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Apesar do nome, o livro parece ser bem adulto...rsrs
    Eu confesso que adoro esse lado mais infantil dos contos de fadas, mas mesmo assim tenho interesse em ler esse, afinal é Tolkien né, e ter um lado mais adulto dos contos acho que é bacana tb!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada do Tolkien mas a resenha me deixou curiosa para conhecer as obras desse escritor. O livro parece interessante vou colocar na minha lista. bjs

    ResponderExcluir