A Caminho do Altar - Os Bridgertons #08 - Julia Quinn

Gregory Bridgerton sempre acreditou no amor. Mas essa crença dificilmente seria diferente na vida do mais jovem dos homens da família, afinal, todos os seus irmãos, incluindo a caçula, Hyacinth, são bem casados e amam seus cônjuges profundamente, vivendo ótimos casamentos. Até mesmo seus pais viveram uma linda e inesquecível história de amor que nem o tempo longe do outro (já que o pai faleceu há muitos anos) conseguiu quebrar o encanto da mãe que nunca mais quis se envolver com outra pessoa.
Então é claro que ele vive esperando aquele momento em que tudo vai mudar em sua vida. Aquela fração de segundo que ele vai olhar para sua alma gêmea e vai saber que ela é a razão de tudo o que viveu até aquele momento, que ela é a razão de ele estar ali, é a razão de tudo.
E, no momento em que Gregory põe seus olhos em Hermione Watson, ele tem certeza de que é ela a mulher que sempre esperou. Só há um problema nisso: a jovem está apaixonada por outra pessoa e não tem olhos para mais ninguém, mesmo que ela seja a moça mais cobiçada dentre todas – e o que não lhe falta são pretendentes que fariam de tudo para ter uma chance com ela.
A sorte dele é que a melhor amiga de Hermione, Lucinda Abernathy, deseja encontrar alguém mais apropriado para a amiga, já que o homem por quem ela está apaixonada não é o ideal, e acredita que Gregory seja um substituto muito melhor. Então ela decide ajudá-lo a conquistar sua amiga, mesmo que a própria Lucinda não acredite realmente em amor verdadeiro.
É claro que as coisas não saem como o esperado e certas ocasiões se desenrolam no meio, atrapalhando tudo, como o fato de que Lucy começa a sentir coisas inesperadas pelo romântico Bridgerton. Só que ela já está prometida para outro há muitos anos, e quando dá uma palavra segue com a mesma até o fim. Mas será que na verdade Gregory vai perceber que a mulher certa para ele é a que primeiramente tinha pensado ser a errada? Resta saber se suas forças serão suficientes para lutar pelo amor de verdade ou ele irá escolher o caminho mais fácil, que pode não passar de uma mera ilusão.
O que eu poderia dizer sobre este livro? Gregory realmente exala amor em seus poros e, consequentemente nas páginas da obra, porque, definitivamente eu fui fisgada por ele, por Lucy e pela trama, e agora me vejo completamente apaixonada por tudo, com aquela sensação deliciosa de ter chegado ao fim com vontade de abraçar meu exemplar enquanto penso nos bons sentimentos que ele me despertou.
Depois: que prólogo é esse?! Não tem como você ler e não ficar completamente ansiosa para chegar naquela parte da história para saber o que vai acontecer. E, olha, quando finalmente alcançamos a tão desejada cena, não é nada do jeito que esperávamos, o que acaba surpreendendo totalmente o leitor. Eu, pelo menos, adorei o que a autora fez e qual caminho seguiu, justamente porque saiu do lugar comum.
Adorei os personagens principais. Foi maravilhoso ver que desta vez o homem era o romântico, e não a mocinha, como geralmente acontece. Era muito fofo vê-lo suspirando por este tão belo sentimento, tão convicto de que ele também sentiria essa grandiosidade em algum momento de sua vida. Nos demais volumes não tivemos a oportunidade de conhecer Gregory tão bem assim, mesmo que ele tenha sido o último dos oito irmãos a ganhar seu próprio livro. Primeiro porque ele era bem mais novo do que os demais, então não estava nos círculos de amizade, frequentando círculos sociais ou bailes, etc. nos livros anteriores. E, depois, quando já tinha idade suficiente, estava estudando, então só o vimos vez ou outra em alguma situação importante nos últimos livros (se não me engano no quinto e no sétimo). Então foi adorável conhecermos ele melhor, seus pensamentos, suas angústias, seus desejos. E adorei!
Lucy também merece seu destaque, porque ela á adorável, e adorei sua personalidade prática, e acho que ela combina com Gregory justamente por ser tão oposta a ele em diversas coisas (se não em tudo), daquele tipo que nos faz ter certeza de que alguns opostos realmente se completam. E gostei mais ainda quando ela percebeu que aqueles sentimentos também podiam existir para ela, e quando se entregou a eles. Foi fofo!
Mas, para quem gosta de cenas bem quentes, devo avisar que neste exemplar elas não estão muito presentes e há apenas uma cena deste tipo. Particularmente, eu adorei isso, visto que gosto mais quando elas são um complemento para o romance e não a parte principal dele.
Este volume é cheio de reviravoltas, e, enquanto eu ia lendo, percebi que estava sentindo falta disso em romances de épocas sem que eu me desse conta! Sabe quando você lê algo, que é divertido e fofo e adora? E sabe quando fica ainda melhor quando há uma pitada de suspense por não saber como os problemas serão resolvidos? E quando você espera ou tem quase certeza de que algo vai acontecer de uma forma, mas na verdade a autora mexe com tudo e te surpreende completamente, fazendo com que algo que você não esperava, de maneira nenhuma, se concretize? Então, foi isso que Julia Quinn fez! E foi tão maravilhoso querer descobrir o que iria acontecer! A gente fica com aquela sensação de um breve friozinho na barriga, sabendo que tudo vai dar certo no final, mas sem saber como a autora fez para chegar até lá.
O fato é que eu não conseguia largar a leitura em um determinado ponto até descobrir como aquele desenrolar seria resolvido, e ficava lendo concentrada, virando as páginas rapidamente, e, depois, terminando com aquela sensação de que deu tudo certo de uma forma incrível, empolgante e fofa. E com certeza deixa um monte de leitores com um sorriso bobo de felicidade no rosto. Pelo menos comigo foi assim e acredito que com muitas outras pessoas também tenha sido. 
A autora definitivamente “fechou” a série Os Bridgertons (clique no título para conferir todas as resenhas) com chave de ouro.  “A Caminho do Altar”, inclusive, foi um dos meus preferidos dentre os oito volumes. Poderia até dizer que ficou no meu top três, de tanto que amei a obra.
Coloquei o fechou entre aspas acima por um motivo, e vou explicá-lo agora para quem ainda não sabe. Tecnicamente, a série terminaria neste livro, que é o último irmão a viver sua história de amor. Gregory é o filho mais novo entre os homens, mas não é o caçula da família, posição de Hyacinth, protagonista do sétimo volume. Só que a autora decidiu escrever nove contos extras, sendo que cada um deles estende um pouco a história de cada exemplar, ou seja, ficamos sabendo o que aconteceu depois do epílogo de cada livro. Então estes contos são chamados de segundos epílogos. Aí, a Editora Arqueiro publicou todos eles numa edição física única (lá fora já havia acontecido isso também), e a autora ainda escreveu mais um conto extra, só que desta vez protagonizado pelos pais, Violet e Edmund, e todos nós vamos ter a oportunidade de saber como eles se apaixonaram e ficaram juntos. Dizem que é uma história linda (o que já era de se esperar, visto que, mesmo que ele já tenha falecido há anos, ainda é amado por ela), e eu estou ansiosa para conferi-la. Depois volto para contar a vocês tudo o que achei.
Sei que não acompanho essa família desde a mesma época de que algumas pessoas, mas a acompanho desde 2014, e é realmente uma tristeza ter que lhes dar tchau depois de quase três anos acompanhando as histórias de cada um deles, com os membros carismáticos, passando por situações divertidas e nos fazendo suspirar.
Já estou com o último volume, “E Viveram Felizes para Sempre”, em mãos, e vou fazer a leitura em breve. Mas sabe aquela sensação de um vazio no peito, porque temos que nos despedir de uma série que tanto amamos? É assim que estou me sentindo agora. E, ao mesmo tempo que quero finalizá-la, para me dar aquela alegria de ter terminado de ler todos os nove livros de uma família literária que tanto amo, me sinto triste por saber que depois desse não vai haver mais nenhum. É aquele típico sentimento agridoce.
Outro ponto que gostaria de comentar é que achei fofo de a autora ter escolhido homenagear Emma Watson com uma personagem. Não li sobre isso em lugar algum, mas Hermione Watson parece bastante familiar, vocês não acham?
Acredito que deu para perceber pela minha resenha o quanto eu gostei deste livro, certo? Porque eu amei, amei, amei, amei e amei! Se eu pudesse dar dez casinhas na minha avaliação final, teria dado, de tanto que gostei do livro e porque acho que ele foi melhor do que outros que eu dei cinco. Mas, como não posso, vou me contentar com os cinco. Só acho que todos devem ler, principalmente quem já leu e acompanha a série, mas qualquer pessoa que ainda não pegou nenhum dos volumes pode começar por esse, afinal são independentes e os pequenos spoilers que vocês podem encontrar não são novidades tão absurdas que só saberíamos lendo, como por exemplo, os casais que se formaram. Então, simplesmente, leiam!
Avaliação



Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Também amei esse livro, a história foi super eletrizante, é um dos meus favoritos dessa série maravilhosa, Julia Quinn arrasa mesmo num romance de época.

    ResponderExcluir
  2. Tô louca p ler essa série, só leio resenhas falando bem dos livros e me deixando mais curiosa do que nunca. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oi. Estou ansiosa pra ler este romance. Essa série está simplesmente magnífica. Amei todos os livros que tive a chance de ler. Só falta o sétimo livro e esse. Deu pra notar o quanto você amou ler. rsrs Seus comentários me deixaram doida de ansiedade. Não vejo a hora de conferir tudo o que diz aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Até o presente momento não li nenhum livro dessa série, porém adquirir recentemente o primeiro, e pretendo começar logo a leitura, e espero gostar, pois romance de época não e um gênero que costumo ler. Vejo que esse livro te pegou de jeito, principalmente os personagens, a autora conseguiu desenvolver um ótimo romance. Com certeza dar adeus a uma série depois de quase três anos acompanhando e bem difícil, e muito apego para nos leitores.

    ResponderExcluir
  5. Essa série e enoooooorme hein... hahaha
    Eu ainda não li nenhum livro da série, e nao tenho nenhum aqui :(
    Mas tenho muita curiosidade, pq todos os blogs falam super bem de todos os livros da série, alias de qualquer romance de época, é um gênero que é super bem falado por todos, pela sua resenha mesmo da pra perceber o quanto gostou do livro...rsrs

    ResponderExcluir