Juramento de Sangue - O Vampiro do Presidente #01 - Christopher Farnsworth

Estante de livros é igual guarda roupas de mulher, tem dias que você olha para ela e simplesmente não sabe o que ler, mesmo que mais da metade dela são de livros não lidos, você tem aquela falsa sensação de que não tem nada para ler. Quando começo com essas crises eu busca ajuda de alguém, o Pequenu (namorado s2!) foi a escolha da vez, eu simplesmente pedi que ele escolhesse um, e como ele tem um dedinho bom para vampiros escolheu, Juramento de Sangue  - O Vampiro do Presidente, do autor Christopher Farnsworth, publicado pela editora Novo Século.

Nem todo o mal que se espreita no governo americano pode ser combatido por sua inteligência. Alguns eventos são de ordem sombria e requerem um combatente a sua altura, para esses eventos o presidente tem ninguém menos do que um vampiro para auxiliá-lo! Cade já passou por diversos eventos em seus anos de combate, e no momento não é diferente com seu novo assistente, ele tem que descobrir o que pedaços de soldados mortos tem haver com um alquimista imortal, seu antigo inimigo. A vida do presidente está novamente em perigo, mais do que isso todo o mundo corre risco!

Esse livro está na minha estante fazem muitos anos, eu me lembrava vagamente do que se tratava, mas quando o assunto é vampiros eu topo tudo, então comecei a narrativa de Farnsworth sem medo! Feita em terceira pessoa, ele aborda diversos personagens em capítulos curtos, acompanhamos a dupla Cade e Zach, o grupo terrorista Dylan e Konrad e o grupo do governo que não é bem do governo com Helen e seus subordinados. Cada um deles tem um objetivo diferente, boa parte deles ligados diretamente a vontades egocêntricas.

Nathaniel Cade é um vampiro de 160 anos que logo após seu abraço foi trabalhar para o governo americano após um pacto vodu. Conhecemos sua estória pregressa ao longo dos capítulos aos poucos, a medida que assuntos relacionados evocam as situações. Ele é um vampiro muito humanizado por viver entre humanos, e se alimentar apenas de sangue de animais, mas não se engane pensando que ele é bonzinho, sua fúria é ligada a suas missões, e sua conduta é limitada pela vontade do presidente, e de Zach o intermediário entre eles. É dono de uma personalidade soturna e introspectiva.

Zach Barrows, é um jovem ambicioso que passou seus últimos anos fazendo todo o possível para chegar a Casa Branca e a cargos altos em sua estrutura. Quando é solicitado a trabalhar com Cade sente-se rebaixado e desqualificado para a missão. Mas aos poucos percebe que o que parecia pouco na verdade é um dos cargos de maior importância e confiança. Por Cade ser calado ele aos poucos consegue estabelecer uma relação com o mesmo. Embora no início soe como engomadinho a medida que cresce na trama também constrói uma personalidade mais interessante.

Griffin é o ex- assistente de Cade, e está participando da transição de cargo. Passou trinta anos com o vampiro e criou um laço de amizade com o mesmo, assim como a malícia necessária para lidar com os políticos que nem sempre são os mais sensatos em suas decisões. Dylan é um jovem rico que é colocado para trabalhar pelo pai, cansado de ganhar pouco ele parte para o Kuwait atrás de uma proposta milionária de um amigo, que mais tarde ele descobre ser um extremista religioso.

Konrad é um alquimista que descobriu o segredo da vida, através de manipulações com corpos vivos ele consegue um elixir que o faz viver 'eternamente'. Entretanto sua ética e moral são totalmente egocêntricas, e ele não liga para as vidas que tira para alcançar seus objetivos. É um personagem nojento e desprezível! Já Helen uma das componentes desse suposto grupo do governo é outra sem coração que se aliou a este 'médico', tem um perfil de psicopata, já que não parece nutrir sentimentos por ninguém ao longo de sua vida, e tem prazer em fazer os outros sofrerem.

A ideia central do livro de o governo ter um vampiro trabalhando para o presidente é excelente, e facilmente renderia um seriado interessante. A estrutura mitológica que Farnsworth é muito rica, já que ele se utiliza de tudo aquilo que a velha mitologia já usa mais as famosas conspirações governamentais. Durante boa parte do livro os inícios de capítulos contam com trechos de manuais sobre o vampiro Cade, relatos de presidentes e matérias de jornais sobre algum evento sobrenatural.

O que não funcionou para mim no livro é de questão pessoal. O livro tem um clima bem voltado para o político, ou seja, trametes de guerras, política e etc, e o foco não é dado ao sobrenatural em si. Os personagens são predominantemente masculinos (temos apenas duas mulheres), e em resumo diria que esse livro é de muita ação e testosterona! Senti falta do famoso charme vampiresco, e um clima mais sobrenatural.

Juramente de Sangue é parte de uma série intitulada o Vampiro do Presidente, mas que aqui no Brasil ainda não passou do primeiro volume. Uma pena já que trata-se de um livro de qualidade e que muitos leitores apreciariam! São 4 livros no total publicados, e fica a dica para editora continuar porque livros do estilo estão em falta por estas terras!

Avaliação









Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Não conhecia este livro ainda. Amo histórias com vampiros. Este parece ser bem legal. Mesmo abordando a política gostaria de ler. Parece ser diferente dos que já li e a trama me chamou bastante atenção; valeu a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Interessante o enredo da história, apesar de não gostar de politica e achar um porre, mas acho que quando envolve vampiro deve ficar mais legal...rsrs
    Só sentiria falta de saber um pouco mais do sobrenatural da história, já que vc disse que não é bem tratado, mas quem sabe no segundo esse lado sobrenatural esteja mais focado né!

    ResponderExcluir
  3. Sei bem como é isso, da minha estante não li nem um terço do livros que eatão nela, ainda assim tem hora que olho pra mesma e acho que não tenho nada pra ler, não conhecia esse livro, achei a história bem interessante, vampiros e política, fiquei super curiosa em ler.

    ResponderExcluir
  4. Não curto muito livros de vampiros mas achei esse interessante, diferente... Curti a resenha quem sabe não arrisco ler... O lance da estante também acontece comigo kkkkkk

    ResponderExcluir