Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

Foram muitos meses seguidos lendo resenhas de leitores encantados com Como Eu Era Antes de Você, da autora Jojo Moyes, publicado pela editora Intrínseca. Foram meses de 'depois vou dar uma chance de me debulhar em lágrimas, mesmo sabendo que o livro não fazia meu tipo'. Até que o ano de 2017 começou e eu resolvi que ele iria ser o primeiro livro, porque eu estava preparada para ele, mas claro eu não estava!

Louisa Clark é uma jovem que se vê sem emprego quando de repente o café em que trabalha fecha. Ela ainda não tem objetivos e nem grandes ambições em sua vida, tudo que ela precisa é ganhar seu dinheiro para ajudar os pais em casa. Com poucas qualificações Lou se vê na obrigação de aceitar um emprego inusitado, ser cuidadora de um tetraplégico, Will. O emprego não parecia trazer grandes dificuldades além de cuidados básicos com este homem rico, inteligente e de um humor ácido, mas nem tudo é o que parece, e Lou vai descobrir que ela mais do que cuidar de Will terá que velar por ele e lutar por sua vida!

De tantas resenhas, vídeos e comentários que eu vi a respeito do livro eu já sabia o que aconteceria com um dos protagonistas, mas mesmo assim Moyes conseguiu com sua narrativa em primeira pessoa me tragar para estória de tal forma que eu torci até o último segundo pela vitória de Lou em sua missão. Eu sofri com ela por cada queda, cada perda e esperança frustrada. Eu senti de forma muito real o sofrimento de Will em suas limitações e o peso de sua escolha para sua família.

Will era um homem muito ativo e conectado com o mundo, alias o mundo era seu quintal, ele viajava para os lugares mais remotos para praticar esportes e conhecer paisagens inusitadas. Ao se ver em uma cadeira de rodas e depender das pessoas para tudo, ele viu sua própria alma morrer, seu propósito de vida deixou de existir! Ouvindo isso algumas pessoas talvez tenham referências de pessoas que estão neste estado, e estão assim muitos anos e vivendo bem dentro destas limitações (Mara Gabrilli no Brasil é uma, sempre digo que ela é a tetra mais ativa que os sem deficiência, e o músico Jason Becker, que humilha pela sua capacidade de se comunicar e compor com os olhos!), mas Moyes detalhou cada um de seus percalços no dia a dia, e penso que de fato é muito insano viver assim, e admiro mais ainda quem consegue viver assim e ser uma pessoa de bem com a vida!

Lou é uma adolescente em corpo de mulher. Embora ela faça o que é esperado para idade como namorar, trabalhar e ser responsável, ela parou lá atrás em um trauma de sua adolescência que a fechou para o mundo de descobertas. Ela não fazia nada que saia de sua zona de conforto e rede de proteção. Vê-la mudando com Will é muito gratificante. Uma mudança gradual, consciente e acompanhada com amor. Sua dedicação com Will é muito sincera e visceral, e só de me lembrar o quanto de esforço ela dedicou a ele me dói o coração!

O livro é assim, um drama que faz chorar e refletir, e pega de jeito qualquer um que tenha coração e empatia. Mas a autora foi muito feliz em colocar um lado leve na trama com a família de Louisa que é a típica família maluquinha! Sua mãe é viciada em limpeza, o pai não perde a oportunidade de tirar sarro da filha e a irmã é  a inteligente da família, é quem também ajuda mais a sua irmã. Os diálogos na casa de Lou são muito refrescantes e equilibram um pouco da densidade das cenas com Will.
Em uma trama tão real como esta não temos um vilão, porque na vida real as coisas não são tão bipolares, mas devo acrescentar que Patrick, o namorado de Lou, soa muito próximo disso! Eu torcia tanto para que ela abrisse os olhos e abandonasse esse triatleta viciado em cuidar do corpo e que não enxergava a mulher que tinha ao seu lado! Ele era tão chato, tão monótono e tão sem vida perto dela!

O fim do livro é devastador, e eu até agora não me conformo! Na verdade o fato de entender ambas as partes e me sentir muito sem rumo quanto ao que faria no lugar de cada um contribuiu e muito para uma sensação de desamparo e tristeza. Embora a lição de vida seja linda, e de certo modo todos terminam 'bem' eu terminei o livro triste, desanimada, não pela qualidade do livro, mas por tudo que aconteceu!

Como Eu Era Antes de Você é uma estória de amor como todos dizem, mas como Will mesmo diz não é o suficiente para classificá-la. É uma estória sobre vida, de como viver a vida, como cada um de fato vive sua vida, e uma pergunta para o leitor: você de fato vive a vida? Ou passa mais tempo na zona de conforto se escondendo do desconhecido? E se de repente a vida lhe der uma rasteira você olhará para trás sentirá que viveu intensamente? Ou vai se amargurar do que não fez? Na dúvida, apenas viva!

Avaliação









Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Bruna, esse foi um dos livros pelos quais chorei ano passado. A história da Lou e Will é tão tocante. Essa história mostra que o amor pode existir em qualquer lugar, não importa as pessoas nem condições físicas. Além de ser um livro que deixa lágrimas nos olhos, podemos retirar vários aprendizados, realmente é um livro que vale ser lido várias e várias vezes.

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro ano passado e não achei isso tudo que estavam falando, achei algumas partes bem forçadas, algumas coisas que Louisa Clark falava tao forçada, enfim, acho que fui com muita expectativas pelo que estavam falando do livro e na minha opinião o livro é bem chato

    ResponderExcluir
  3. eu adorei o livro, apesar de ter me feito chorar horrores, me mostrou que nem sempre um final tem que ser feliz ou feliz convencionalmente para ser perfeito
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu amo o primeiro livro mas não curti muito essa sequência, acho que esperei demais e acabou não sendo o que eu esperava. Gostei da resenha. bjs

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada por este livro da Jojo. Ele é perfeito. Triste mas lindo. Seus comentários me deixaram com vontade de ler novamente. Talvez até o faça. apaixonada pela personagem de meias coloridas. Perfeita ela.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Bruna!
    Isso que é amor, hein?
    Gosto demais dos romances da Jojo, ela traz temas fortes e sabe escrever de forma que envolva o leitor.
    Não li ainda esse livro e não assisti o filme também, mas quero fazê-lo em breve.
    Obrigada pela visita feita ao blog e espero sua visita sempre que desejar!
    Desejo uma semana de realizações e muito amor!
    “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse livro apesar de ser triste e quase acabar com meu estoque de lágrimas.Acho q todos queríamos um final diferente... Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  8. Livro maravilhoso, a escrita da Jojo Moyes é excelente, história super emocionante e que faz refletir, realmente o final é de cortar o coração.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho este livro e já li também!! Eu comecei a leitura com medo de chorar logo de cara!! Mas não aconteceu isto, ri bastante no começo da leitura!! No final o livro é triste sim, pensei que o Will fosse desistir e voltar atrás pela Lou!! Para ele que tinha uma vida radical, viver nas condições que ele ficou não, não é fácil, porém ele sobreviveu ao acidente!! Ele devia ter continuado vivendo por ele e pela Lou!!

    ResponderExcluir