As Aventuras de Wonder Woman na Super Hero High - DC Super Hero Girls #01 - Lisa Yee

Wonder Woman sempre viveu na Ilha Paraíso com sua mãe, a Rainha das Amazonas, Hipólita. Agora, a menina sente que está preparada para explorar o mundo de uma forma mais ampla, então decide ir estudar no Super Hero High, colégio especializado em desenvolver os poderes dos alunos, focando no seu potencial futuro e o que eles poderão fazer se bem treinados, desejando formar os melhores super-heróis.
Em meio a um ambiente totalmente novo, Wonder Woman tem certeza de que irá aprender muito, se divertir e fazer ótimos amigos. Só que as coisas não se saem exatamente como ela previa, já que corre um boato de que uma aluna foi expulsa só para a entrada da princesa amazona, fazendo com que inimizades já sejam formadas antes mesmo que possam conhecê-la melhor.
Agora, nossa ingênua protagonista precisará aprender a lidar com o ensino médio, a convivência com pessoas não muito agradáveis, aulas bastante difíceis, e garotos. E ainda terá que aprender a enfrentar tudo isso e superar suas inseguranças, afinal sendo filha de uma rainha de renome, ela precisará ser no mínimo impecável em tudo o que faz. Será que Wonder Woman será capaz de encarar os desafios ou irá desistir e voltar para o conforto do seu lar, a Ilha Paraíso?
Quando peguei este livro para ler, estava com ótimas expectativas, já que adoro super-heróis e livros juvenis, então a mistura das duas coisas parecia bastante promissora. Depois de finalizada, posso dizer que gostei da leitura, porém esperava mais dela, então acabei me decepcionando um pouco. Ainda indico a obra, sim, mas para aqueles que desejam tramas menos exploradas e sem grandes acontecimentos, pois o ritmo se mantém semelhante e nada de grandioso ocorre. E, mesmo sendo um exemplar voltado para o público jovem, acho que poderia ter sido melhor desenvolvido.
Sinto como se a autora tivesse um grande potencial para sua história, com ótimos personagens e um enredo promissor, mas não tivesse conseguido explorar bem. E mesmo eu já tendo passado da idade “ideal” para esta leitura, adoro livros do gênero, inclusive até mesmo os mais infantis, então sei que este não foi o motivo para eu não ter gostado tanto assim do que encontrei.
A minha parte preferida é que todos os personagens existentes na trama são “reais”, ou seja, já existiam no universo da DC. E aqui Lisa Yee utilizou nomes, aparências e poderes semelhantes aos dos quadrinhos, e até mesmo alguns detalhes das personalidades e da vida deles. Claro que a autora fez uma adaptação para trazê-los para seu enredo de alunos adolescentes estudando numa escola para super-heróis. Então, mesmo usando o background de cada um que já existe, como, por exemplo, a Wonder Woman ser uma princesa amazona que morava numa ilha paradisíaca, o Riddler adorar charadas, a Amanda Waller ser dona de uma personalidade forte e aterrorizante, a Harley Quinn ser meio doidinha, etc., ela conseguiu moldá-los para se encaixarem neste novo enredo.
E tudo isso de uma forma bem leve e descontraída, fazendo com que os vilões, por exemplo, não sejam criminosos ou assassinos, entre outros. E, ainda que hajam antagonistas, eles não são realmente malvados, só possuem características não tão boazinhas como as de Wondy (apelido que Wonder Woman ganhou graças a Harley Quinn), ou então intenções mais egoístas, de um jeito típico de adolescentes populares “vilões” em livros juvenis contemporâneos.
A narrativa é em terceira pessoa, com foco na Wonder Woman, e explorada de forma ampla, fazendo com que o leitor tenha a oportunidade de conhecer um pouco mais diversos personagens. Nomes como Harley Quinn, Hawkgirl, Poison Ivy, Lois Lane, Flash, Green Lantern, Captain Cold, Frost, Bumblebee, entre muitos outros, fazem aparições na história, seja em cenas importantes, apenas pequenas participações, ou até mesmo porque foram citados no contexto.
Só achei que Wonder Woman foi retratada de uma forma muito ingênua. Eu sei que ela viveu em um local diferente das demais pessoas, teve uma educação, ensinamentos e contatos sociais também distintos dos demais, porém acho que ela ficou muito bobinha. E, mesmo no final do livro ainda não tivemos a oportunidade de vê-la amadurecendo bem. Ela pode ter passado a entender um pouco melhor as outras pessoas e seus comportamentos, inclusive as piadinhas e brincadeiras de mal gosto que faziam para cima dela, mas ainda assim esperava mais da protagonista, já que a personagem original é alguém bem forte e admirável, então senti falta de um crescimento mais explorado da sua versão adolescente.
Algo que gostei bastante foi o tom cômico que a escritora utilizou, fazendo com que Wondy enfrentasse as mais diversas situações hilárias, algumas delas constrangedoras, mas sempre tirando-as de letra, e a própria Harley fosse a responsável por várias dessas, e ainda outras tiradas engraçadas, fazendo com que o leitor consiga se divertir bastante no processo.
Eu gostei do livro como um todo, da aparição de personagens que eu já conhecia, só que em suas versões juvenis (tipo como se essa história se passasse num mundo paralelo), enfrentando aulas e o dia a dia no colégio, assim como outras situações provenientes da idade, independentemente de serem super-heróis, como notas, trabalhos escolares, amizades, amores, famílias, inseguranças, aprender coisas novas, se esforçar para ser melhor a cada dia, e por aí vai. E também de eles serem de fato super-heróis e estarem se preparando para serem melhores no futuro, então acompanhamos aulas de voo, defesas, treinamentos, etc.
Só que nada de muito importante acontecia, eu ficava esperando ver algo grandioso, uma situação diferente, algo que pudesse me fazer ficar ávida por virar as páginas ou ficar me perguntando o que aconteceria a seguir. Mas não senti nada disso. Então em minha opinião o enredo foi bem simples e até mesmo bobinho, ainda que Lisa Yee tenha inclusive utilizado um pouco de mistério com bilhetes anônimos que Wonder Woman recebia, e também com a expulsão de uma das ex-alunas, para movimentar a trama, mas acabaram não se revelando nada surpreendente ou alguma coisa semelhante.
E ainda há temas bastante atuais, como, por exemplo, mídias sociais e o uso de canais de vídeos no Youtube, já que a Harley Quinn mantém um canal denominado HQTV e posta vídeos de seus colegas em situações engraçadas, comprometedoras ou constrangedoras, e faz um enorme sucesso, sendo assistido, inclusive, por pessoas importantes, como a Rainha das Amazonas, Hipólita, mãe de Wonder Woman.
Os nomes de todos personagens não foram traduzidos, mas, sim, mantidos em inglês mesmo, o que pode incomodar alguns leitores que já estão acostumados com as traduções nacionais ou preferem encontrar nomes em português nas obras. Porém, eu preferi encontrá-los em suas formas originais mesmo por dois motivos: o primeiro é que eu conheço-os melhor assim, e o segundo é que algumas traduções acabam saindo diferentes dos originais, e eu não curto muito isso.
Conhecia a maioria dos personagens que estudam na Super Hero High, porém alguns deles eu não me lembrava de já ter ouvido sobre, o que não foi de maneira nenhuma ruim, visto que é só fazer uma pequena pesquisa no Google e o leitor já fica inteirado de quem é quem com facilidade. Mas confesso que eu desejei que a obra fosse ilustrada, porque as ilustrações da capa são lindas e acho que ficariam divinas se aparecessem no miolo também, principalmente acompanhadas de cenas que ocorreram no exemplar, e assim as pessoas que não conhecem algum dos personagens teriam maior facilidade de identificá-los melhor.
Esse é o primeiro volume da série, que já tem quatro livros anunciados. O segundo, “Supergirl at Super Hero High”, já foi publicado lá fora, o terceiro e o quarto, “Batgirl at Super Hero High” e “Katana at Super Hero High”, serão lançados este ano no exterior. Ainda não há previsão de quando a Rocco Jovens Leitores irá traduzir os demais. E ainda há o exemplar extra, “Super Hero High Yearbook!”, que contém “fichas” de informações das personagens, com ilustrações lindas e bem coloridas. Mas também não há previsão de publicação nacional.
Recomendo “As Aventuras de Wonder Woman na Super Hero High” para aqueles que desejam ler uma história bem leve, voltada para um público mais novinho, com vários heróis e vilões conhecidos do universo DC.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Q bonitinho... já quero ler, adoro super heróis!!!
    adorei a resenha!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a capa, adoro historias de super herois. Uma pena que a personagem do livro está bem ingênua, pra quem já viu os desenhos sabe que ela é bem diferente, e mesmo se tratando de sua parte juvenil esperamos que seja tb um lado mais forte dela, mas enfim eu achei bem interessante e vamos ver quando a Rocco vai lançar os proximos né!

    Douglas Fernandes
    douglas_bouvier@yahoo.com.br

    ResponderExcluir