Graça Infinita - David Foster Wallace

Desde que vi o lançamento deste livro no final do ano passado, fiquei louca para começar essa história. Porém, como ele é um só um pouquinho (eu quero dizer MUITO) extenso, fui lendo-o juntamente com outros títulos, e, por isso, acabei demorando um pouco mais para finalizar a leitura. Agora, depois de ter terminado todo este volume, venho compartilhar com vocês as minhas opiniões sobre este exemplar de quase mil e duzentas páginas.
Como esta é uma leitura extensa, eu não vou conseguir explicar com muitos detalhes sobre ela, já que minha resenha ficaria gigante e perderia a infinita graça (Hehehe) de vocês descobrirem sozinhos. Então vou tentar explicar da melhor maneira possível sobre tudo o que eu achei sem revelar spoilers, mas leiam para entender melhor porque ele é muito mais do que vou conseguir expor em palavras neste texto.
Nesta obra magnífica vemos que os EUA e o Canadá não existem mais, já que eles foram substituídos pela Organização de Nações Norte Americanas, também conhecido como ONAN, onde Estados Unidos, México e Canadá são um país só. Como o presidente queria limpar o país, ele acabou transformando um vasto pedaço do continente em um grande lixão tóxico e, por conta disto, vemos bebês nascendo sem crânio, crianças deformadas, etc. Esta questão acabou deixando os moradores de lá bem irritados por conta dos vários problemas de saúde, e, portanto, geraram os conflitos, criando, assim, grupos como o dos cadeirantes do Québec de nome Les Assassins des Fauteuils Rollents.

Dividido em dois núcleos, neste volume também conhecemos a vida da família Incandenza, que se divide entre James e Avril e seus três filhos. Acompanhamos, então, a vida de Hal Incandenza, um jovem que estudou na ATE, uma escola para tenistas fundada pelo próprio pai do garoto, e que ao ver-se diante da comissão universitária para falar de si mesmo para conseguir ingressar nesta nova instituição, descobrimos um pouco mais sobre a vida deste rapaz, que é viciado em maconha e que tem as suas esquisitices.
Vemos que o uso de drogas é bem constante no livro, e também encontramos explicações sobre o fato de que a mistura de alguns remédios, que são comercializados em farmácias, podem virar drogas poderosas. Ao conhecermos mais sobre a vida deste jovem, vemos que na escola que ele estudava a venda de urina para um exame limpo era comum. E que o seu pai, além de fundador da escola, era prodígio do tênis e um cientista de óptica que se tornou cineasta e mais tarde acabou se suicidando, logo após produzir um filme que por conta da alta voltagem de entretenimento, levava seus espectadores à inanição e à morte.

Apesar de tudo, Hal é um excelente atleta, muito inteligente e tem dois irmãos, Orin, sendo o filho mais velho, que estudava na escola até resolver que o seu negócio na verdade era futebol americano, e que é um tremendo sedutor. Também conhecemos o irmão do meio de nome Mario, que nasceu com alguns problemas físicos e mentais, e, apesar de tudo, é bem otimista em relação à vida. E não posso me esquecer de falar de Avril, que, depois da morte do marido, passou a cuidar da academia juntamente com o seu irmão, e é uma mãe tremendamente manipuladora.
Acompanhamos a vida destes irmãos, que vivem neste mundo bem diferente, ou seja, distópico, onde eles levam a vida normalmente até descobrirem que o filme do pai está sendo utilizado como uma arma, e que governo e terroristas estão atrás dela, já que, como comentei acima, assistir a este filme pode levar uma pessoa à morte, fazendo com que os três entrem na busca para tentar impedir que o filme do James seja utilizado de forma errônea.

Com uma crítica à sociedade, vemos que neste livro não existe mais anos numerados, como, por exemplo, 2015, nem nenhum número, e, sim, o ano da fralda Geriátrica Depend, o ano do chocolate Dove Tamanho-Boquinha, etc., sendo eles vendidos a grandes marcas como forma de publicidade. Também percebemos a grande crítica ao cinema, quando o autor fez o filme ser motivo de morte, como uma verdadeira arma, entre outras críticas a assuntos variados.
A escrita do autor foi realmente incrível, cada hora ele utilizava um personagem como principal, e, com isso, ficou bem gostoso de ler, já que acompanhamos toda a história de uma maneira mais ampla, dando mais liberdade para o leitor. Além disso, ele sempre ia juntando todos os elementos, fazendo com que tudo tenha se encaixado no final.

Com várias descrições, flashbacks, relatos, notas, inúmeros personagens e uma história sensacional, este livro nos conquista de uma maneira tão intensa que acredito que todos deveriam ler. A leitura, apesar de muito extensa, é bem fluida e gostosa, fazendo com que a gente leia bastante coisa sem parar e, o melhor de tudo, sem nem perceber. O início, por ser mais descritivo, acaba sendo um pouco mais lento, porém, depois que a trama ganha ritmo, é impossível largar a leitura sem ficar pensando no que viria a seguir. O final é incrível e gostei bastante de como o autor conseguiu fechar esta obra.
A capa é simples, mas completamente fantástica. A edição impressa nacional também está perfeita, com as bordas das folhas na cor laranja com o título do livro nas partes superior e inferior e o nome do autor na lateral, sendo todas as palavras na cor branca. A diagramação interna não tem nada de muito diferente, o texto está bem espaçado, e a fonte não está em um tamanho muito grande, mas não incomodou a minha leitura. As páginas são amarelas, proporcionando um maior conforto quando lemos. O único incômodo do exemplar é a falta de orelhas.

Indico “Graça Infinita” para todas as pessoas que, assim como eu, gostam de livros que conseguem ser uma grande crítica à sociedade e nos prendem do começo até o fim com uma narrativa inteligente e envolvente, personagens incríveis e uma leitura fluida. E este exemplar ainda consegue mexer com nossos sentimentos e emoções, já que este é o tipo de obra profunda, que nos faz refletir sobre as coisas à nossa volta e sobre o mundo de uma maneira geral.
Não vou mentir, não é uma leitura fácil nem nada do tipo, mas se você tiver tempo e estiver disposto a encarar suas mais de mil e cem páginas, este é um livro que com certeza vai te recompensar o tempo gasto por conta da história brilhantemente escrita pelo autor que já deixa saudades, David Foster Wallace.

Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Tentei me convencer a gostar do livro, mas não consigo entender porque não dividiram.. haha
    Não consigo ler mais de um livro de uma vez e um livro tão extenso? Vai ser difícil :/
    Adorei a resenha, acho que conseguisse resumir tudo sem contar spoilers e sem deixar nada faltar!
    Beijos,
    Sara | Livro de Gente
    www.livrodegente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir