Terra de Histórias #01: O Feitiço do Desejo – Chris Colfer

Alex e Conner são irmãos gêmeos e ótimas crianças, mas estão passando por um período terrível em sua vida, desde que seu pai faleceu e sua mãe precisa se desdobrar muito para conseguir manter a vida deles normal, já que eles estão cheios de dívidas, tiveram que se mudar de endereço, a mãe trabalha mais do que deveria e suas vidas não são mais nada como antes.
A avó dos gêmeos, para alegrá-los no aniversário de doze anos deles, resolve presenteá-los com um livro que lia para os dois quando mais novos, o Terra de Histórias, que imediatamente traz uma felicidade para ambos. Mas é Alex quem primeiro descobre que o livro é mais do que histórias escritas, é um tipo de portal para um mundo onde os contos de fadas são de verdade, e ela percebe isso sem querer, quando objetos pessoais seus caem dentro do livro e desaparecem. Então, um dia ela estava tentando ver como isso era possível quando toma um susto e cai dentro da obra, e logo é seguida por Conner, que sabia que não poderia deixar a irmã entrar ali sozinha.
Lá, eles se descobrem num mundo totalmente novo, onde não há evidências de que poderão voltar para casa, mas não podem viver ali para sempre, afinal sua mãe pode ficar preocupada com o sumiço inesperado dos filhos. Procurando uma forma de ir embora, mas tentando conhecer tudo o que for possível, afinal eles não sabem se poderão voltar ali um dia, Alex e Conner encontram com um homem sapo, apelidado pelo menino de Froggy, que os entrega um diário que fala de um Feitiço do Desejo, que tem o poder de realizar qualquer desejo, por mais extravagante que seja o pedido. Neste diário, o dono original, dava instruções sobre o feitiço, além de contar quais eram os itens, e trazer ótimas dicas sobre onde e como procurá-los.
“– Conner, nós estamos no mundo dos contos de fadas. Temos que aproveitar enquanto estamos aqui! – exclamou Alex. – Quem mais do nosso mundo terá a chance de ver o verdadeiro palácio da Cinderela, ou o pé de feijão do João, ou ainda a torre da Rapunzel?”

É assim que os dois saem em busca dos itens do Feitiço do Desejo, passando pela Terra de Histórias, vivendo grandes aventuras e conhecendo os mais diversos personagens dos contos de fadas que eles sempre ouviram através das histórias. Agora eles sabem o que acontece depois do ‘Felizes para sempre’ nos finais dos livros e vão passar por grandes perigos e dificuldades, principalmente porque a Rainha Diabólica também está atrás dos itens, o que torna tudo ainda mais complicado, para, enfim, voltarem para casa.
Eu amo contos de fadas e sempre adoro ler adaptações sobre eles, porque cada autor tem uma visão e pode criar histórias bem variadas, cheias de possibilidades, e ainda manter um pouco da essência dos originais, que nos fazem identificá-los de cara. Então, quando vi que este livro seria com estes contos e personagens tão conhecidos e adorados por mim, sabia que precisava lê-lo. E fico imensamente feliz de poder afirmar que ele é até mais do que eu esperava, e minhas expectativas estavam grandes.

Chris Colfer é bem detalhista e descreve absolutamente tudo, desde características de coisas e lugares, até ações. Sua história é devagar e bem contada, sem deixar furos ou coisas sem explicações, e isso é muito bom, porque a gente se sente conectada ao que está lendo de uma forma incrível. E, apesar de este ser um livro infantil, ele não é bobo, o que é um ponto bem positivo, principalmente para os leitores mais velhos.
A narrativa foi feita em terceira pessoa, dando foco para Alex em alguns momentos e para Conner em outros, alternando os pontos de vista deles, com o que estão pensando ou fazendo o tempo inteiro, exceto pelo prólogo, que tem outras protagonistas.

Me encantei demais pelos personagens principais, eles são duas crianças lindas, admiráveis e uns amores. Inicialmente gostei mais de Alex, até por conta da vida dela e de como ela não tem muitos amigos e gosta bastante de livros, mas confesso que, ao decorrer da leitura, fiquei um pouco mais apegada ao Conner, já que a Alex que é a mais inteligente em disparada, mesmo que ele também seja, e era ela quem desvendava/descobria mais coisas e tinha a maior parte das ideias que davam certo. Além disso, o menino é super divertido e quem me fazia rir mais vezes.
E gostei de conhecer todos os personagens e o que aconteceu a eles depois dos finais dos livros originais. Adorei o que o autor fez com a Cachinhos Dourados e o João (do pé de feijão), já que eles quase não são usados em adaptações (pelo menos não neste estilo, ou que eu tenha conhecido). Achei muito legal não focar somente nas Princesas. E, as vezes, me sentia como se estivesse em um cenário de um capítulo de Once Upon a Time, só que com outros protagonistas e mais jovens.

Outro ponto que curti demais é que Chris fala muito da moral das histórias, sobre cada um ter uma visão e o que se pode tirar delas, mesmo que os finais sejam trágicos, as mensagens são positivas. E isso é muito bom, principalmente para as crianças que forem ler este volume.
Tem algumas coisas que, se prestarmos atenção, logo conseguimos desvendar, mas achei interessante que nada fico tão óbvio ou muito explícito, e os mais novos podem nem perceber. Além disso, acho que o autor conseguiu sair do clichê em um ponto fundamental e isso foi muito legal, já que levou a história para além do que inicialmente proposto, o que muitas vezes não acontece, e ainda deu uma reviravolta bem bacana, trazendo novas possibilidades para o que vem por aí.

Só teve uma única coisa que me incomodou muito. A avó das crianças, mãe do pai, sabia da dificuldade que eles e sua mãe estavam enfrentando, e o terrível momento em que estavam e, mesmo assim, não fez quase nada para ajudá-los, mesmo tendo muita condição e ainda dizendo que os ama tanto. Faltou mais demonstração de sentimentos aí e uma preocupação maior com as crianças.
Este volume apresenta um desfecho para a trama principal que foi apresentada nele, mas traz novas coisas e deixa pontas abertas que poderão ser desenvolvidas mais para a frente. Caso o leitor deseje ler apenas o primeiro livro da série, não precisa se preocupar, porque vai dar para entender e não é obrigatório ler as continuações para descobrir o que acontece, o que é válido para quem não curte acompanhar séries de jeito nenhum, mas é sempre bom ler os próximos volumes, porque tudo fica mais amplo e terão muitas coisas e várias aventuras novas.

Como esta é uma obra voltada para o público mais jovem, a linguagem é mais leve e bem descontraída, com tiradas inteligentes e engraçadas, prendendo o leitor mais novo e também o mais velho de uma forma bem cativante.
Esta capa é extremamente bonita, assim como as capas de toda a série, pelo menos as três primeiras, já que a quarta ainda não foi divulgada, mas tenho certeza que vai ser tão maravilhosa quanto as outras. As ilustrações têm tudo a ver com o conteúdo do volume e foram feitas especialmente por Brandon Dorman para representar muito bem a história e passam a ideia do enredo, além de seguir um padrão com os demais volumes da série facilitando, assim, o reconhecimento imediato. Só que cada um tem uma cor diferente, sendo que na primeira os detalhes são verdes, na segunda, roxos, e na terceira são vermelhos, e as ilustrações de cada uma são referentes ao que acontece naquele momento.

A versão impressa está maravilhosa e a Benvirá está mais do que de parabéns pelo trabalho incrível que fez com este exemplar. As margens, título, nome do autor e da editora estão em dourado com um material muito bom, que não sai, dando um destaque lindo ao livro. Além disso, ele possui um acabamento arredondado, como se tivesse uma jacket mesmo não tendo. Os escritos na lombada também estão em dourado, fazendo com que o livro se sobressaia na estante. Atrás da capa há um mapa da Terra de Histórias ilustrado com as divisões dos reinos, que eu achei lindo e útil.
A diagramação interna também está maravilhosa. A fonte não é muito grande, mas não incomodou minha leitura, e acho que o tamanho está bom porque a história é extensa – tem quase quatrocentas páginas – então, se fosse muito grande o livro seria um tijolo, o que seria um incômodo na hora de manusear. Já os espaçamentos estão ótimos e muito confortáveis para a leitura.

Em cada capítulo acompanhados os dois em busca de mais um dos itens do Feitiço do Desejo, então em cada início de capítulo há uma pequena ilustração e um título que têm tudo a ver com o que vai acontecer naquele momento, mas sem revelar muita coisa, e há silhuetas de pequenas maçãs nas divisões dentro dos capítulos, além de contar com páginas amarelas. Tudo muito fofo e bem feito mesmo!
Mesmo que Chris Colfer não fosse ator e, ainda que ele seja, mas não quisesse mais atuar, com certeza ele não precisa se preocupar com uma nova carreira, porque ele é um excelente escritor e poderia viver muito bem desta profissão.

Este livro é o primeiro volume de uma série, sendo que o segundo também já foi lançado aqui no Brasil e se chama “Terra de Histórias #02 - O Retorno da Feiticeira”, o terceiro, “A Grimm Warning” ainda não há previsão de publicação nacional, mas foi lançado lá fora este ano, e o último volume, ainda sem título, só será publicado no ano que vem no exterior. Este é meu primeiro contato com um trabalho do autor na escrita, que já teve “O Diário de Carson Phillips”, livro único, publicado aqui no Brasil também.
A obra de Colfer é recheada de fantasia e aventura, e os fãs do gênero com certeza vão ficar encantados. Indico muito a leitura para pessoas de todas as idades que gostam de contos de fadas, livros juvenis com personagens incríveis, protagonistas fofos e muita diversão.
"Um dia, você terá idade suficiente para começar
a ler contos de fadas outra vez." C.S. Lewis



Avaliação




Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Ha que livro lindo!
    Nunca li nada dele... assisti alguns episódios de Glee, mas não acompanhei todo o seriado....

    A editora caprichou no exemplar e o enredo parece ser incrível!
    Adorei a resenha e as fotos! Lindas!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir