Sabores do Mundo – Edu Guedes

Apesar de não ser tão boa assim na cozinha, gosto de tentar coisas novas, principalmente quando tenho a opção de ler em livros de receitas, que, confesso, faço coleção. Também sou fã de Edu Guedes (que você com certeza também já conhece, afinal ele é um dos mais conhecidos chefs brasileiros) e, quando vi que este livro dele seria lançado pela Editora Planeta, não resisti e sabia que tinha que ter/ler/tentar as receitas, e é por isso que agora preciso indicá-lo para vocês.
Neste exemplar, Guedes reuniu receitas que ele recriou baseadas em suas inúmeras viagens pelo mundo todo, adaptando-as para o gosto nacional, sem perder a essência de seu país de origem. As receitas, ainda, vêm com explicações e dicas ótimas para facilitar e/ou nos ajudar na hora do preparo.
A Editora Planeta realmente caprichou na edição desta obra, que está num formato grande, com 28 cm x 21 cm e tem capa dura, as páginas do miolo são em papel couché (aquele estilo folha de revista, só que bem mais grosso), e a diagramação está perfeita.


Logo no começo, encontramos uma página de apresentação com uma foto do Guedes falando um pouco deste livro e sua inspiração para criá-lo: a Copa do Mundo. Em seguida há o sumário cheio de pequenas fotos de lugares do mundo, já que os capítulos são divididos por países que participaram da Copa, com duas receitas criadas por ele com ingredientes típicos de cada local, exceto o Brasil, que tem quatro. Deu para sentir o carinho e o amor dele ao criar os pratos somente por estas palavras e isso é inspirador e incrível.


Depois já começam as páginas de receitas, sendo que as duas primeiras folhas de cada capítulo trazem um pouco sobre o país das próximas receitas em questão, e a página da esquerda apresenta uma foto do local, enquanto a da direita traz algumas informações, pratos, curiosidades e explicações sobre aquele país, os alimentos de lá e o que ele preparou, tudo escrito com letras bem grandes e espaçadas. Aí, logo depois, encontramos as duas receitas nas páginas seguintes, inspiradas no local e nos famosos e típicos ingredientes que ele encontrou por lá.


Quase todas elas apresentam fotografias ilustrando-as, algumas em uma página inteira, outras em duas, e as imagens são grandes e lindíssimas e dão um charme ainda mais bonito para o livro. Fiquei apaixonada e, obviamente, com água na boca para experimentar tudo o quanto antes. Claro que seria melhor comer as coisas preparadas pelo próprio Edu Guedes, que devem ser insuportavelmente deliciosas, estilo manjar dos deuses, enquanto as minhas não chegam nem perto disto. Hahaha Mas suas receitas são tão incrivelmente bem feitas que, mesmo quem não tem tanta facilidade na cozinha, consegue prepará-las de forma bem gostosa.


Um detalhe que eu achei muito legal e interessante é que, apesar de as receitas serem internacionais, ele teve o cuidado de utilizar ingredientes nacionais nos preparos, para facilitar as nossas vidas e nossas experiências fazendo-as, o que foi bem fofo.
Outro ponto super positivo é que as receitas deste volume são mais elaboradas, sendo uma ou outra mais simples, mas relativamente fáceis de preparar. Então são ótimas para variar nossos cardápios diários, mas também perfeitas para receber convidados em casa para alguma coisa mais íntima, ou também mais formal, ou seja, elas servem como coringa, além de serem belas e gostosas.


Assim como Edu Guedes, convido você para embarcar nesta viagem gastronômica junto com ele, com receitas do mundo todo que vão de entradas à sobremesas, passando por pratos principais, tudo muito saboroso e com uma aparência de dar água na boca de todos. Se você curte livros de receitas que são uma experiência maior do que a proposta inicial, então “Sabores do Mundo” é o que busca.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário