O Bispo – Ana Cristina Vargas

“O Bispo” é passado na Itália do século XVII, e conta a história de Ricardo, um homem que levou seus segredos para o túmulo. Agora, depois de muito tempo, ele conseguiu deixar que um mentor se aprofundasse em sua vida e vai expor seu passado a quem quiser conhecê-lo. Os seus segredos irão ser revelados neste livro através deste mentor espiritual “que acompanha a sua viagem interior, mergulhando nas memórias cheias de crimes, intrigas e sedução, até o encontro do amor verdadeiro”.
Uau! Que livro super comovente! É impressionante como o processo evolutivo demora séculos e é difícil a compreensão, só lendo com muita atenção para entrarmos na alma do ser humano que, após muitas vidas e muito tempo tentando melhorar, narra o sucedido com ele.
O que fez Ricardo ser do jeito que era foram suas descobertas e a rejeição do pai em um tempo onde tudo era vergonha. Desde novo, ele sentia atração por homens, mesmo não entendendo o porquê. Seu pai o mandou estudar para se tornar um sacerdote, e achava que isto o faria mudar, só que não foi bem assim, vemos que esta vida de sacerdócio, onde ele tinha que passar por uma "formação humana, social, espiritual e pastoral", para se tornar bispo ou padre, não era nada fácil e nem impedia os sentimentos das pessoas. Ou seja, os bastidores desta vida eram terríveis, e mesmo sabendo disso atualmente, não queremos acreditar, não pelo fato de não ser uma realidade, porque é, mas pelo fato de esconderem ao mundo como viviam os enclausurados. Não deveríamos hoje em dia ficar tão chocados com a vida dentro da igreja.
Sou fã de Ana Cristina Vargas, então ler novamente uma obra que ela escreveu me deixa muito comovida. É uma grande oportunidade, pois Ana Cristina, juntamente com seu mentor espiritual, José Antônio, aproxima o nosso mundo dos mistérios envoltos em vidas vivenciadas por outras pessoas, e que são narradas tão profundamente que é como se estivéssemos vendo um filme, apesar de não ter nada de ficção e, sim, de realidade pura e verdadeira. Neste caso, é um mergulho na alma de Ricardo, Bispo de Vêneto, que custou a mostrar ao mundo seu verdadeiro eu, mas é justamente isto o que vamos encontrar neste magnífico livro.
Achei interessante a apresentação deste exemplar, que fala do amor em diversas formas, e que, com ele, tudo vai fluindo bem na vida. “O amor está por toda parte...”. A história é muito bonita e é narrada em terceira pessoa por José Antônio que, com a ajuda de George, amigo de Ricardo, queria que este ingressasse em um processo de autoconhecimento e renovação. “Reconstrua suas memórias, Ricardo, analise-se...".
Este exemplar traz uma dualidade bem marcante. Por um lado, uma história muito forte, que não é para qualquer leitor porque tem cenas bem pesadas, tristes e marcantes. Por exemplo, as coisas horríveis e pecaminosas que aconteciam com a maioria das freiras e dos padres que, enquanto enclausuradas, tinham vidas bem intensas, apesar de escondidas. Tem, inclusive, partes chocantes e até algumas nojentas. Por outro lado, também encontramos casos belos e emocionantes de pessoas boas e admiráveis, que valem a pena acompanhar.
“Aos que ousam amar, e especialmente aos que ousam ser livres e felizes para evoluir.”
Não preciso escrever muito porque estas palavras remetem ao encontro de almas, que amam e são amadas, que tentam ser livres e que conseguem ser felizes porque buscam para si, a cada degrau evolutivo, chegar ao topo, onde vai ocorrer sua evolução.
No decorrer da trama vamos notar que só este imenso sentimento transforma as pessoas, inclusive Ricardo, fazendo com que se tornasse alguém melhor e deixando o amor entrar de forma tão sublime na mente tão conturbada dele, um ser humano que lutou por melhorar.
Este livro foi o terceiro escrito por Ana Cristina em parceria com seu mentor, José Antônio, de um total de catorze, e já havia sido lançado antes por outra editora que eu não conhecia e a edição era diferente e a capa também (que era bem feia mesmo), e agora foi relançado pela Vida & Consciência, e está bem bonito. A diagramação desta edição está ótima, a capa é bela, cada início de capítulo há uma citação, e o título mais o nome do capítulo estão em vermelho, o espaçamento está em um bom tamanho e a fonte é grande, como padrão da editora, apesar das as páginas serem brancas.
Recomendo esta obra para aqueles que gostam de um bom e lindo romance mediúnico, com cenas fortes, verdadeiras e intensas, além de momentos belos e comoventes, que tocam profundamente aquele que o lê.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Já disse que adoro romances mediúnicos neh? Todos que vc indica eu coloco na minha listinha. Claro que com esse não seria diferente!

    Adorei a resenha, a capa tbm é bem bonita!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro há muito tempo e agora vejo ele resenhado aqui. Como é bom saber que alguns bons livros estão sendo reeditados e ganhando novas capas e diagramações o que faz com que se tornem mais bonitos para a leitura. Gostaria muito de reler, mas não sei onde foi parar o meu exemplar. Como sempre devo ter emprestado e não foi devolvido. Resenha excelente. Parabéns.

    ResponderExcluir