Divergente – Guia Oficial do Filme

Desde que li “Divergente”, primeiro livro da trilogia homônima de Veronica Roth, fiquei imaginando como seria vê-lo nas telas do cinema, e fiquei extasiada quando soube que isto realmente iria acontecer, e não muito tempo depois de eu ter lido os livros. Eu particularmente gosto de adaptações de títulos para cinema e televisão, mesmo que sempre acabe gostando mais dos livros, porque gosto de ter uma experiência visual também das leituras que curto bastante, principalmente as que são cheia de ação e acontecimentos como esta trilogia.
Mas, apesar de adorar poder acompanhar uma história em formatos diferentes, eu sempre fico com receio do roteiro sair muito do proposto pela autora do livro, modificando totalmente uma história que era maravilhosa, muitas vezes transformando-a em algo ruim.
Então eu ficava acompanhando os processos iniciais da produção de Divergente, quando alguém novo era contratado, ou escolhido para o elenco, quando os cenários iam ganhando vida na cidade de Chicago e as fotos iam vazando na internet, e estava cada vez mais empolgada com tudo aquilo que estava acontecendo e ganhando forma. Quando a produção já estava quase completa e os atores principais iam saindo por turnês de divulgação, dando entrevistas, falando sobre as cenas que gravaram, eu ficava ainda mais empolgada, afinal elas estavam no livro e iam estar no filme também! Fiquei em êxtase e muito ansiosa para poder assistir o quanto antes.

Como vocês puderam conferir nas minhas palavras acima, eu adoro essas coisas de ‘por trás das cenas’, então quando vi que a Prumo, selo da Editora Rocco, estava lançando este “Divergente – Guia Oficial do Filme”, eu simplesmente soube que tinha a necessidade de lê-lo o quanto antes. Mas, para não estragar as surpresas do filme, resolvi começar a leitura somente após ir ao cinema assistir uma sessão deste filme maravilhoso, e posso afirmar que agora estou ainda mais encantada com tudo.
Eu gostei bastante da adaptação cinematográfica deste volume e confesso que senti falta de alguns detalhes e personagens, mas fiquei bem satisfeita com o resultado final mesmo assim porque chegou bem próximo do que eu estava esperando e os personagens arrasaram em atuação. Sai do cinema feliz e maravilhada por poder assistir uma obra que eu tanto gosto ganhando espaço em outro meio.

Este guia é dividido em partes, que são: 1- A História de Divergente; 2- A Concepção do Filme; 3- Em busca do Elenco Perfeito; 4- O Treinamento; 5- Construindo o Mundo de Divergente; 6- Um Visual para cada Facção: Figurinos e Maquiagem; e 7- As Filmagens; e cada uma delas é separada por tópicos sobre a produção.
Em ‘A História de Divergente’ primeiramente encontramos informações que os leitores da trilogia já conhecem, porque fala sobre o que é o livro, mas depois há coisas novas, quando sabemos um pouco mais sobre a época em que Veronica o escreveu e o que pretendia com sua história.
Logo em seguida já passamos para ‘A Concepção do Filme’, que traz detalhes desde o começo do desenvolvimento da versão cinematográfica, começando pelos produtores que gostaram da história antes mesmo do lançamento oficial do livro, passando pela busca do roteirista e do diretor, seguindo para como eles iam transformá-lo, adaptando para o filme, depois sabemos mais sobre a ideia de usar Chicago como palco.

Aí entramos na parte ‘Em busca do Elenco Perfeito’, que começa com a protagonista. Quando soube que a Shailene Woodley iria ser a Tris, fiquei com um pé atrás porque já tinha visto ela em uma série de TV (The Secret Life of the American Teenage), e não dava tanto assim por ela, mas agora mordi minha língua porque a atriz é sensacional, acredito até que vai se tornar uma das grandes estrelas futuramente, e ela encarnou a Tris tão perfeitamente que parece que ela é realmente a personagem. Amei! Depois vemos um pouco a árdua tarefa que foi encontrar um Quatro perfeito, já que eles testaram muitos atores para este papel, mas nenhum parecia servir, se encaixar, no personagem. Aí conhecemos os coadjuvantes, depois os atores mais velhos, para, então chegar ao Quatro escolhido, que eu nem preciso dizer muito sobre isso, porque ele foi tudo o que eu estava esperando e muito mais. Podem ter demorado para encontrar alguém perfeito para o papel, mas quando encontraram eles não poderiam estar mais corretos. Então o elenco está super aprovado (por mim, pelo menos)!

Depois começa a menor parte do livro, que fala sobre ‘O Treinamento’ e como os atores interagiram antes das filmagens, aprendendo a lutar. Então chega ‘Construindo o Mundo de Divergente’, que eu adorei bastante já que fala das locações, como eles pegaram locais dentro de Chicago mesmo para transformar em cenários do filme, depois sabemos mais sobre os sets de cada facção, a casa dos Prior e o complexo da Audácia (incluindo refeitório e dormitórios), estes dois que tiveram mais destaque neste primeiro filme, o apartamento de Quatro, em seguida sabemos mais sobre as paisagens do medo, a Cerca, os Trens (eles realmente pulavam do trem em movimento criado pela produção e depois saltavam nele!).

Então chega a outra das minhas partes preferidas, ‘Um Visual para cada Facção: Figurinos e Maquiagem’, que, como o próprio título já diz, fala das roupas e maquiagens utilizadas para representar cada facção, então sabemos quem é o figurinista e um pouco mais sobre o seu trabalho para o filme e como ele definiu os figurinos de cada uma das facções, incluindo como diferenciar membros diferentes dentro delas. E ainda temos acesso a informações sobre as escolhas dos piercings e tatuagens, como foram feitos, por exemplo.

Aí vem ‘As Filmagens’, última parte deste volume incrível, e também outro dos capítulos que mais curti. Esta parte traz os detalhes das filmagens, como as gravações demoravam, fala das cenas de lutas e ação, do esforço físico dos atores da audácia, o clima, que acabava afetando em certos momentos, também apresenta um tópico sobre cenas tão aguardadas dos fãs da obra: roda-gigante, caça-bandeira e tirolesa; e ainda sabemos um pouco mais sobre a interação dos atores por trás das câmeras, já que o elenco ficou bem unido e saiu junto várias vezes, fala um pouco sobre os fãs que visitaram os sets, e, claro, sobre a figurante mais especial do filme: a própria escritora Veronica Roth e uma pequena entrevista com ela e sua experiência.

A parte gráfica, como não podia deixar de ser, está sensacional! O livro é em um formato grande, e tem 21cm x 26,7cm, a capa apresenta o pôster do filme, que é lindo demais. Todas as páginas são repletas de fotografias maravilhosas, tanto da produção e fotos oficiais, quanto dos atores em outros momentos fora dos sets de Divergente, e ainda de cenários e croquis das roupas criadas. Além disso, as folhas estão em papel couché (aquele estilo folha de revista, só que mais grosso), a fonte e o espaçamento estão grandes e super confortáveis para uma leitura por mais tempo.

Que guia fascinante! Com certeza estou apaixonada por este exemplar lindo e querido, principalmente por se tratar de um filme que eu tanto gostei e por ser tão completo sobre todas as etapas. A narrativa é bem fluida e interessante, trazendo informações sobre todos os detalhes de uma forma direta, envolvente e rápida de ser lida.
Mais do que recomendado para todos aqueles que são fãs de Divergente (dos livros, filme ou ambos), assim podem saber os segredos por trás da produção deste filme e como eles fizeram para moldar tudo o mais próximo possível da história criada por Veronica Roth; e também para aqueles que gostam de livros estilo ‘behind the scenes’, contando detalhes da produção do filme, neste caso específico Divergente, com muitas informações como definição de equipe técnica, processo de escolha de elenco, curiosidades, entre outros.

Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. OMG! *o*
    Eu preciso deste livro!
    Amo a trilogia e adorei sua resenha sobre este guia! Me deixou mega curiosa para saber como o filme foi construído!
    Tbm gostei muito do filme, ficou perfeito para uma adaptação, e olha que são poucas as que eeu realmente gosto!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir