Sobre a Escrita - A Arte em Memórias - Stephen King


Gostar de um livro de um autor é normal, gostar do segundo é mais raro, agora gostar do terceiro significa que ele entrou para sua lista de autores favoritos. No meu caso não são muitos que entram nesta lista, e até raros os que ficam de forma permanente. Stephen King é o mais novo morador da lista, e ele terminou de me conquistar com seu livro de não-ficção, Sobre a Escrita - A Arte em Memórias, publicado pela Suma de Letras.

Esta obra nos brinda com uma visão prática e realista da profissão de escritor, não com uma lista do que fazer, mas sim com um relato de métodos e formas que deram certo para King e que devem ficar em mente de todos que aspiram a ser escritor.

A primeira coisa que pensamos ao ler o mote do livro é que se trata de um livro técnico repleto de dados para melhorar a escrita correto? Se pensou assim então saiba que não é isso que o livro trabalha. A primeira coisa que temos em suas quase primeiras cem páginas é um relato bem humorado (humor negro de boa qualidade!) sobre a vida pessoa de King, relato este em primeira pessoa. E talvez você possa se perguntar em como isso se encaixa na proposta do livro. É simples o autor quis colocar de forma prática o quanto que tudo que aconteceu em sua vida reflete em seus escritos, assim como se deu suas enumeras tentativas de entrar no mercado literário.

Quando detalhadamente acompanhamos momentos marcantes da vida de King, é possível visualizar o quanto eles estão como pano de fundo em seu modo de escrever. E isso é primordial para um bom trabalho, dar-se conta de que você não é uma página em branco que quer escrever uma estória, mas sim um livro em aberto que vai colocar de forma sublimada sua realidade, seja ela baseada em fatos reais, seja uma fantasia por exemplo.

Cada um ao se dar conta de si mesmo vai traduzir seus sentimentos, experiências e conhecimentos de uma maneira diferente. Reside ai um conteúdo que não pode ser aprendido, ou adquirido, é apenas a vida da forma que se sucede. Escrever é auto-conhecimento e combustível para continuar vivendo, e para King ainda  escrever é um ato mágico e vital como água.

Para que as ideias possam ganhar corpo ele explora de forma muito interessante informações como gramática, descrição, enredo, estória, diálogos e etc, tudo com exemplos de suas obras. E esse é um dos encantos do livro, conhecer os bastidores de suas obras, como ele concebeu as ideias, as colocou no papel e as refinou. Para alguns pode perder o encanto, para mim foi um reforço de seu valor.

No primeiro livro que li de King, Mr. Mercedes, um dos aspectos que mais encantou é a capacidade de descrição do autor, que o faz sem muitas palavras, mas que nos guia a imagens detalhadas dos personagens. Aqui em Sobre a Escrita ele explica seu método: " A descrição começa na imaginação do escritor, mas deve terminar na do leitor". (pg. 150). Isso é tão verdadeiro em tudo que ele escreve que permite que a estória ganhe mais vida ao nos convidar a expectadores oculares dos acontecimentos.

Outro dado importante é que acredito ser uma dica valiosa para quem escreve é que ao invés de dizer que o personagem é uma alguma coisa, demonstrar essa característica através do discurso do mesmo, segundo King: "...e uma das principais regras da boa ficção é nunca dizer algo que você pode, em vez disso, nos mostrar" (pg.155). Dicas como essas pontuais, práticas e sem dogmatismo são algumas das informações que o livro trabalha.

O autor ainda demonstra como fazer a revisão de sua própria escrita, ele usa como exemplo um texto feito diretamente de sua ideia, e depois como ele o editou, permitindo conhecer de forma muito fácil o que é excesso, como fazer um discurso mais dinâmico e interessante, ou seja, 2ª versão = 1ª versão -10%. Ao final ele ainda trás duas listas de livros que ele indica para leituras, afinal como ele diz no livro e como todos sabemos para ser um bom escritor é preciso ler muito e de tudo, e claro escrever sem medo, já que todos podemos com dedicação é prática.

Sobre a Escrita é um livro de memórias, onde Stephen nos permite ficar tão íntimos de sua vida a ponto de o chamar pelo primeiro nome, e ainda ficarmos refletindo sobre o que nos confidenciou. Suas dores, tristezas, alegrias e conquistas todos narrados sem grandes pretensões, mas com sua já característica capacidade de nos envolver, ao mesmo tempo em que tenta colocar em palavras o que o faz ser quem é como escritor= um ser humano cheio de defeitos e qualidade mas que faz o que ama, e quer que cada um que toque em suas obras se sinta preenchido do prazer que ele tem ao fazê-las!

Avaliação










Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Ainda não conhecia esse livro desse autor. Nunca li nada dele, por não gostar muito de livro de terror, mas sempre que leio alguma resenha de suas obras, sempre me pego curiosa e interessada. Vejo que nesse livro além de relatar momentos pessoais, ainda fala da construção de sua escrita. Gostei do fato dele dizer que quem quer escrever deve ler de tudo, acho que é pelo de abrir nossas mentes, e poder enxergar além da nossa zona de conforto.

    ResponderExcluir
  2. Minha primeiro experiencia com Stephen King foi através do livro It, A Coisa. Só posso dizer que gostei do livro, apesar de não ser fã de terror. Como só ouço falar do autor em seus livros de terror, me surpreendi agora ao ver um outro lado e poder ver pela resenha que é um livro gostoso para ler. Bom poder conhecer o outro lado do escritor através dessa leitura.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro do Stephen. Tenho lido outros e até tenho dois na minha estante que ainda não li, mas esse especificamente nunca tinha ouvido falar. Gostei do tema, da proposta do autor e estou super curiosa a respeito do mesmo. Logicamente que quero ler e ele já se encontra na minha lista.

    ResponderExcluir