Criaturas Estranhas - Histórias Selecionadas Por Neil Gaiman

A primeira coisa que me chamou bastante atenção nesse título foi essa capa maravilhosa que só de olhar já dá vontade de ter o livro. E, claro, o nome de Neil Gaiman bem grandão foi outra coisa que me fez querer ler essa obra. Você deve estar pensando assim: “ Mas é um livro de contos, então apenas um foi escrito por ele”. Só que o exemplar foi organizado pelo autor, portanto eu já tinha certeza, antes mesmo de ler, que iria encontrar muita coisa boa por ali.
Como resenhar um livro de contos é sempre bem difícil, uma vez que são muitas histórias – neste caso, dezesseis –, para eu falar de cada uma delas. Por isso, vou comentar apenas sobre as que mais gostei. Mas essa é uma coletânea de contos povoada por seres fantásticos, magníficos e às vezes assustadores, que vão te conquistar em todos os momentos. Foi bem gostoso poder ler todos eles, e não achei que nenhum tenha sido ruim e que eu não leria ou indicaria.
Uma coisa que achei bem legal é que esse volume possui ilustrações de Briony Morrow-Cribbs no início de cada um dos contos, e eu, como amo uma boa ilustração, fiquei doida com isso e achei que completou a obra de uma forma incrível, nos dando uma visão de cada trama.
Vou começar falando do conto do próprio Neil Gaiman, chamado “Pássaro do Sol”. Nele, conhecemos a história de uma sociedade de cavalheiros que comiam criaturas estranhas como besouros, restos de mamutes e coisas esquisitas assim, que eram consideradas mágicas. Esse grupo de cavalheiros se reunia diariamente para provar dessas iguarias e a única coisa que eles ainda não haviam comido era o pássaro do sol.
O “Prismática”, de Samuel R. Delaney, também me chamou bastante atenção trazendo a história de um homem muito magro e de cabelos grisalhos, que entrou em uma taverna carregando um grande baú, que, segundo ele, trazia dentro um querido amigo, oferecendo, então, uma recompensa em dinheiro para quem o ajudasse a encontrar uma cura para o mesmo. E vemos que, após conseguir ajuda de Amos, os dois saem em uma jornada em busca de três fragmentos de um espelho mágico.
Outra história que também achei bem legal foi “O Lobisomem Cabal”, de Anthony Boucher, onde conhecemos um professor de alemão, Lobato Lobo, que, ao receber a visita de um homem que se diz mágico e repetir algumas palavras, o seu gene de lobisomem é acionado. A história foi bem divertida e tomou um rumo mirabolante. Além disso, nesse conto encontramos bastante ação e nos divertimos muito com esse professor.
O livro em geral tem uma narrativa rápida e fluida, e, claro, cada leitor vai se encantar mais com alguns contos do que com outros. Eu fiz um pequeno resumo dos três que mais gostei, porém, como falei acima, são dezesseis, portanto tem conto para todos os tipos de gosto, sendo um livro para os amantes da fantasia, que brinca com o diferente e mexe com a gente em vários sentidos.
Foi bem gostoso conhecer novos autores e o seus estilos de escrita. Eu, particularmente, adoro exemplares de antologias, pois tenho a chance de conhecer trabalhos de pessoas que eu talvez não conheceria em outras ocasiões. Esta obra é imperdível, sendo bastante interessante e bem agradável.
A capa é realmente fantástica e acho que combina perfeitamente com o conteúdo. Eu poderia ficar olhando-a por um bom tempo sem enjoar. O texto do miolo está bem diagramado, fazendo com a leitura corra com facilidade, e as páginas são amarelas.
Recomendo “Criaturas Estranhas” para todo mundo que possui interesse num livro com diversos contos de diferentes autores, que trazem como tema central seres fantásticos. Reunidos por ninguém menos do que Neil Gaiman, o mestre da fantasia, esse volume consegue nos prender do início ao fim com histórias incríveis e arrebatadoras que vão despertar diversos tipos de sentimentos.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário