Nove Dragões - Harry Bosch #15 - Michael Connelly

A história de “Nove Dragões” começa com o enfoque no assassinato do Sr. Li, chinês dono de uma loja de bebidas num gueto em Los Angeles. Nesta empolgante aventura, Bosch se vê às voltas com uma organização de nome Tríade, que tem longa data na exploração de seus contribuintes chineses. Quando começa a se inteirar com os detalhes desta investigação, recebe uma ligação com mensagem de vídeo de Hong Kong, tendo como pano de fundo sua filha, Maddie, que fora sequestrada, e que mora lá juntamente com sua mãe, Eleonora.
Sua mãe, então, corre para pedir ajuda à polícia local, só que nada consegue. Portanto, Bosch entra em ação para salvar a filha, pegando um avião para se arriscar no território das tríades chinesas, tendo somente um final de semana para resgatá-la. Agindo fora de seu ambiente, Bosch precisará mover mundos e fundos para conseguir encontrar pistas que o levem a desvendar os mistérios, contando apenas com a ajuda de sua ex-esposa, com quem não tinha uma relação tão boa assim, e seu novo namorado, e ainda enfrentará muitas reviravoltas, inclusive momentos bastante trágicos e emocionantes.
Esse detetive é realmente demais!! Michael Connelly sabe nos transportar para este mundo de mistério e ação, que não dá para parar a leitura. Ficava querendo respostas o tempo todo e ele conseguiu dá-las aos leitores conforme a história ia fluindo. Acontecem tantas coisas nesta obra, que a trama nunca fica parada. Então os acontecimentos foram bem rápidos e tudo foi muito eletrizante e dinâmico, fazendo com que eu engolisse as páginas, “desesperada” por mais a cada virada de folha, desejando saber o que viria a seguir e torcendo para que tudo desse certo e o final fosse o melhor possível.
Porém, como esta obra é bem realista, sabemos o que o melhor possível está bem longe do que realmente gostaríamos que fosse, então há mortes de pessoas importantes para Maddie e até para Bosch.
Maddie é bem nova neste volume, ainda está na adolescência, e sentia que não tinha a atenção dos pais que gostaria de ter, então começou a se envolver e andar com pessoas que não sabia que seriam de má índole, mas no final se revelaram piores do que o esperado. Não posso comentar muito sobre o que aconteceu com relação a essas pessoas, mas foram de grande influência para a parte ruim da trama. Para piorar, por conta de uma atitude dela, uma consequência terrível acabou acontecendo no caminho.
Outro ponto que também acho incrível é que todo o trajeto que ele faz, ou seja, o deslocamento do detetive Bosch é narrado rua por rua ou avenida, ou por onde ele passa. Então podemos adentrar nos cenários como se pudéssemos fazer parte daquilo tudo. Para quem mora lá, deve ser mais emocionante ainda, porque você vai visualizando tudo detalhadamente.
Até o momento, já li cinco livros protagonizados por este detetive ímpar. De todos que li até agora, este é definitivamente o mais emocional, tanto para o próprio Bosch quanto para o leitor. A partir dos acontecimentos, ele se torna mais próximo de sua filha, e consegue agir mais como o pai que é, visto que até então ele só a via duas vezes ao ano.
Harry fez um excelente trabalho na busca pela filha e também nas descobertas a respeito do assassinato do Sr. Li, e pude admirar sua destreza, capacidade de investigação e determinação. E, quando estava na China, todo o esforço para conseguir desvendar os mistérios mesmo com sua ajuda reduzida e seus recursos limitados, visto que estava num país diferente e precisava agir sob a lei local, e ainda não podia nem contar com materiais e apoio americano, como aconteceria se estivesse nos EUA.
A trama é repleta de ação e bastante ágil, e conforme vamos adentrando mais a investigação e a corrida contra o tempo de Bosch para salvar Maddie, sentimos a adrenalina correndo solta, e também acompanhamos um lado mais humano e vulnerável do protagonista, como nunca antes visto (pelo menos nos volumes que li).
Só teve uma coisa que me incomodou bastante, o fato de Harry ter passado a mão na cabeça da filha, mesmo que ela tenha tido uma atitude terrível, que trouxe consequências ainda piores. Sei que ela estava passando por um momento difícil e repreendê-la só iria piorar a situação, porém, acho que desta forma fica complicado ajudá-la a amadurecer da forma correta. Então acredito que, por mais que ele não fosse brigar com menina, pelo menos podia ter sentado para conversar com ela, para que pudesse entender que consequências sempre acontecem, muitas vezes elas podem ser negativas e irreversíveis, então antes de montar planos ou algo do tipo, ela deveria pensar duas vezes nas possíveis respostas, inclusive as piores. Para, assim, pelo menos agir sabendo o que pode acontecer depois.
Mais uma vez, Michael Connelly conseguiu me conquistar e prender minha atenção. Mesmo este sendo um livro policial, também há o lado emocional bem evidente, mostrando mais facetas do personagem do que eu já havia conhecido. Recomendo para os leitores que curtam tramas ágeis, cheias de mistério e muita ação.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário