Muito Além do Tempo - Timeless #01 - Alexandra Monir

De vez em quando me dou conta que leio uma sequência de livros mais sérios, densos e pesados, e me vejo na necessidade de uma leitura leve, menos comprometida. Eu as vezes me engano achando que consigo fazer esse tipo de leitura, mas ao final delas eu sempre me pergunto porque não aprofundaram mais? Acho que não consigo pegar muito leve rs! Não foi diferente com Muito Além do Tempo (#01 Timeless), da autora Alexandra Monir, publicado pela Jangada.

Michele Windsor é um adolescente que vive com a mãe na ensolarada Califórnia, e que  têm sonhos recorrentes com um estranho homem, embora os sonhos a perturbem ela segue sua vida ao lado das amigas e a dedicada mãe. Porém uma tragédia atravessa seu caminho, e após um acidente ela perde a mãe e se vê obrigada a ir morar com os desconhecidos avós em uma mansão histórica em New York.

Entre os pertences da mãe Michele encontra uma chave, que mais do que um colar é um portal para uma viagem no tempo. Tempo esse em que suas antepassadas viveram, e o estranho homem de seus sonhos também viveu. Mas o que Michele deve fazer no passado? Quem é esse estranho de olhos azuis que despertou seu coração?

A premissa da estória é excelente, a mitologia criada também tem sua semente muito bem plantada, mas a plantação infelizmente rendeu frutos muito pequenos e imaturos. A narrativa de Monir é muito simplória, embora descritiva, ela é muito rápida em suas cenas e breve em suas explicações. Foi frustrante estar nos antigos anos americanos, e estes serem poucos explorados, tudo se sucede de forma muito rápida. A autora mostra ter pesquisado o momento histórico, mas sua escolha de se focar mais na ação do casal e familiares da mesma, do que aproveitar algumas características interessantes da época fez com que o livro transitasse entre o contemporâneo e o romance de época, sem se focar em nada.

Michele é uma adolescente de dezesseis anos que nada sabe sobre a história de sua importante família, de quem esteve longe durante toda a sua vida. Ela descobre que mal sabe sobre o passado da mãe. Quando no passado encontra o homem do seus sonhos e logo se entrega a ele. E eu entendo que uma adolescente se renda fácil a paixões, mas essa fácil aceitação dos fatos e desse 'amor' também me incomodou. Eu gosto de protagonistas mais delineadas e fortes, que mesmo sentido sentimentos fortes relutam a eles por um tempo. Ela também é inconsequente já que abandona sua realidade para ir ao passado, isso foi a forma que ela encontrou de lidar com o luto da mãe.

Philip Walker, o homem do passado, é moderno para sua época, assim também aceita Michele rapidamente jogando para o alto todos seus compromissos. É meloso e não desperta grandes emoções. Já as mulheres da família de Michele são mais interessantes, donas de personalidades mais interessantes, como é o caso de Lily Windsor que vira uma cantora nos anos 20.

A ideia explorada nessas viagens no tempo é que o tempo ocorre de forma simultânea, já que a garota vai ao passado acreditando alterar o futuro quando ela já vive o futuro que ela mesma já alterou (sim é um pouco confuso de colocar em palavras mas se você já assistiu efeito borboleta ou a casa do lago vai ter uma boa noção do que digo). Só essa ideia já renderia páginas e mais páginas de pensamentos e reflexões que os personagens poderiam ter, mas infelizmente a autora apenas foca na vida da protagonista.

Muito Além do Tempo, infelizmente não foi a leitura leve que eu desejava, foi ao contrário um pouco triste já que eu esperava bem mais do livro. O livro faz parte de uma série, o segundo volume, A Guardiã do Tempo já foi publicado por aqui e tem uma sinopse um pouco mais animadora já que agora envolve uma organização secreta.

Avaliação







Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Gostei da resenha! Entrou para a listinha de 2017(que nem chegou e já tem uma lista de respeito.rsrs).

    ResponderExcluir