Enquanto Houver Amor Haverá Esperança - Sarah Kilimanjaro

Em “Enquanto Houver Amor Haverá Esperança”, conhecemos a história de Erika, uma moça muito boa, que só quer ajudar o próximo. Mas nem sempre sua vida foi fácil, e é o que vamos descobrir com esta leitura. Primeiramente, temos a oportunidade de acompanhar a história de Viviane e Alex, pais dela, bem antes de seu nascimento. Vemos que os dois acabaram casados, tendo uma menina, a Erika, que ainda na infância, foi atropelada. E, passando por diversas cirurgias, momentos ruins, e vários tratamentos, sofreu anos a fios, mas conseguiu superar tudo aquilo com a ajuda de seus pais. E, mesmo com todos os traumas, ela acabou se tornando médica para ajudar justamente pessoas como ela, que tiveram ou têm algum trauma relacionado com acidentes ou de nascença.
Jovem, extremamente positiva e boa, dona de uma sensibilidade artística e emoção à flor da pele, mas cautelosa, Erika está sempre pronta para ajudar, e é muito admirada pelas pessoas com quem convive. Mas há alguém que lhe tira do sério: Maurício, um corredor de carro, mimado, que perdeu seus movimentos e ficou muito revoltado, mesmo tendo os melhores médicos e cirurgiões, e era sempre negativo.
Foi uma tarefa muito difícil ajudá-lo, pois ele estava sempre com “várias pedras nas mãos” ao lidar com qualquer pessoa que fosse. Ou seja, Maurício era o oposto de Erika. Mas, mesmo assim, ela se sentiu atraída por ele imediatamente, e depois os sentimentos foram se aflorando, ainda que o rapaz sempre fosse grosso com nossa protagonista, tratando-a muito mal em diversos momentos.
Os pais dela não entendiam o porquê deste amor que sentia por ele, coisa que a mesma demorou a entender. E sua mãe não aceitava de forma alguma. Não existem pessoas que sentimos aversão a elas sem sabermos o porquê? Foi o caso da mãe de Erika com Maurício. Mas essa explicação vem de vidas passadas, e isso vai ser explicado no decorrer da trama. Assim como amamos sem saber o motivo e nos atraímos sem entender, como aconteceu com nossa protagonista.
O livro é bem desenvolvido e aborda o espiritismo dentro de cada capítulo como uma explicação / explanação sobre algum tema. Os capítulos são dinâmicos e fazem com que a gente não fique com vontade de parar de ler. O misto de realidade com espiritualidade, fazem com que essa obra seja muito especial, não que as outras do gênero não sejam assim, mas o tema que foi abordado aqui não me causou estranheza ou mesmo um vazio, e nos mostra cada vez mais que estamos cercados de coisas boas ou ruins, e que nossa energia, sendo como for, se juntará a energias afins, fazendo nossa vida melhorar, se manter sensata ou afundar.
Fico feliz por ter tido a oportunidade de ler as histórias contidas neste exemplar, que se entrelaçaram, dando foco principalmente em nossa protagonista, Erika, que acompanhamos desde pequena, passando pela adolescência e, enfim, descobrindo para que veio. E ainda nos mostrando que mesmo em séculos passados, as vezes carregamos sentimentos inexplicáveis. No caso dela, teve o acerto por ser quem era nesta vida, aceitando, respeitando e amando seu próximo e ajudando-o tanto na medicina quanto na música.
Lendo estes livros espiritualistas podemos entender muitas coisas, mesmo que tenhamos esquecido de nossas outras vidas para nosso próprio bem, para que possamos refletir e entender melhor a nossa passagem pelo plano terreno. O espírito é eterno e com ele seguimos sempre. Só o amor supera o que é para ser superado e encontra o seu caminho.
A edição impressa da Editora Petit conta com uma diagramação confortável para a leitura, devido ao tamanho da fonte e espaçamentos, e é fofa, já que todos os capítulos possuem uma ilustração delicada de flores na cor cinza. Não sou muito fã desta capa, pois a mesma é “dividida” com duas imagens totalmente diferentes, preferia que fosse só o casal ou só os carros, ou até mesmo outra fotografia. Adorei o tom de rosa da lombada e as páginas, infelizmente, são brancas.
Recomendo esta obra de Sarah Kilimanjaro, que foi meu primeiro contato com a autora, e eu gostei muito do que encontrei. Com a medida certa de romance, espiritualismo, superação, determinação, muita fé e esperança, fui conquistada, e acredito que vocês também serão.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário