Animais Fantásticos & Onde Habitam - Newt Scamander (J.K. Rowling)

Quem me segue em qualquer rede social, especialmente no instagram (@brufinland) sabe que sou potterhead, ou simplesmente uma grande fã de Harry Potter, é minha segunda série favorita, que só perde claro para O Senhor dos Anéis. Logo a louca aqui está surtando com todo mundo com o lançamento do novo filme! Este é baseado no livro Animais Fantásticos & Onde Habitam, do autor Newt Scamander (J.K. Rowling), publicado pela editora Rocco. E já o tenho aqui na estante faz muito tempo, mas por alguma razão estúpida eu ainda não tinha o lido, tinha apenas começado lá nos primórdios quando eu nem sequer tinha o livro! Com o filme me senti obrigada a lê-lo, afinal não posso cometer gafes rs!

Este livro adotado pela Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, com o prefácio de ninguém menos que Alvo Dumbledore, é um breve índice com criaturas, animais e seres (não vamos excluir ninguém, não quero nenhum criatura batendo na minha porta e reclamando rs!), feito em ordem alfabética descreve cada um dos seres, como combatê-lo, encontrá-los e também sua serventia, seja como animal de estimação, ou ingrediente de uma poção.

Newton "Newt" Ártemis Fido Scamander foi um famoso Magizoologista. Ele viajou os cinco continentes a procura destas criaturas, coletando informações sobre cada uma delas para escrever seu livro na época que ainda trabalhava para o Ministério da Magia.

Antes da lista propriamente dita o autor propõe uma discussão muito interessante sobre afinal o que pode ser considerado um animal, no caso centauros e lobisomens podem estar na mesma categoria que criaturas como hipogrifo e basilisco? No universo mágico isso foi tema de alta discussão e aparentemente não teve ainda um fim, visto que mudanças ocorrem de tempos em tempos, as vezes a pedido das próprias criaturas. Mas achei pertinente e interessante este questionamento que guardada as devidas proporções pode ser transposto a nosso mundo no quesito do ser humano se achar melhor ou mais dotado de inteligência que animais e plantas.

Um detalhe rico do livro é que a cópia que temos em mãos é uma reprodução exata da edição que Harry Potter usou, assim temos comentários do próprio ao longo do livro, assim como de seus amigos, Rony e Hermione. Foi um detalhe pequeno mais que trouxe todo um toque especial.

Minha única reclamação quanto ao livro é sua brevidade. São apenas 75 animais listados, de forma breve e superficial, e uma fã de criaturas fantásticas como eu quer mais, muito mais seres, muito mais palavras! Para ser honesta um livro desse já passou da hora de ter uma edição de peso com ilustrações (como o Livro das Criaturas publicado pela editora Galera Record). Rowling quero mais! rs, assim quem sabe um livro sobre história da Magia! Simplesmente amo saber sobre conflitos bruxos, e suas estórias!

Animais Fantásticos & Onde Habitam é um mergulho no universo fantástico de Harry Potter! É um gostinho do que poderia ser uma aula de Trato com Criaturas Mágicas e alguns minutos entre estas criaturas perigosas e fantásticas! Claro isso só piorou minha vontade de ver o filme, mas se você nunca leu Harry Potter ou viu os filmes este livro não fará sentido, é preciso estar inscrito em alguma escola de magia, ou tudo parecerá fantasia, e bem acho que o Senhor Scamander não gostará disso não é?!

P.s Fui assistir ao filme claro, e pouco posso reclamar do mesmo! Newt foi bem retratado, se transformou em um personagem icônico, com forte personalidade e um coração ingênuo e puro. Sua relação com as criaturas é linda, e não pode dar mais vontade de que elas existissem por aqui! Os animais são perfeitos, tanto os mágicos quanto os reais que aparecem no zoo de NY! Minha única reclamação é a estória se passar nos Estados Unidos, honestamente magia e bruxaria não combinam com a nação capitalista que almeja poder! Claro existe uma forte critica a isso no filme, mas se tudo que aconteceu se passasse em algum canto da Europa seria mais encantador! O segundo filme já não terá esse problema pois será na França =D!

Avaliação









Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário