Flash Forward – Robert J. Sawyer

Estamos no ano de 2009 e, de repente, por 2 minutos e 17 segundos TODA a população da Terra apaga. A maioria dessas pessoas tem um vislumbre da mesma quantidade de tempo de sua própria vida vinte e um anos no futuro, outras delas só veem um espaço vazio e quando acordam é como se apenas tivessem desmaiado. Mas outras milhares acabam morrendo neste período, e isso aconteceu devido a essa situação ter ocorrido do nada e sem aviso prévio, o que acabou resultando em consequências imprevisíveis, como aviões caindo, pessoas tombando de escadas, outras se queimando, ainda há aqueles que sofreram acidentes de carro, entre muitas outras situações que precisavam de algum controle para manter-se em curso.
Esses míseros 137 segundos, que formam o fenômeno denominado Flashforward, acabam afetando e mudando a vida de todos para sempre, alguns por terem perdido seus entes queridos, outros por terem vislumbres de futuros terríveis ou pelo menos inferiores ao que esperavam, e muitos outros ficaram bem contentes com as coisas boas que o futuro lhes reserva.
Tudo isso aconteceu no mesmo momento em que um grupo de físicos conduzia uma experiência de alta energia, muito importante para a ciência. Resta descobrir até onde esses dois eventos, que a princípio parecem aleatórios, tem alguma ligação. E se, no caso de uma resposta afirmativa, eles deveriam repeti-lo para descobrir se o futuro é algo imutável ou se nós temos o livre-arbítrio e podemos modificá-lo antes de enfim se concretizar. E o que afinal esse evento poderia significar para a humanidade?
O enredo do livro parecia muito intrigante como vocês podem ver no resumo que fiz acima, então confesso que estava realmente – realmente mesmo! – muito empolgada por essa leitura porque amei a sinopse e queria muito ver como a história iria ser desenvolvida, mas acho que o autor acabou se enrolando um pouco e no final eu não curti tanto assim.
Tudo começa com a experiência que iria mudar tudo prestes a acontecer. Os físicos estão preparando os últimos detalhes para começar a contagem regressiva, enquanto o narrador, que é em terceira pessoa, nos conta um pouco sobre o que é tudo isso e o que eles pretendem. E, então, tudo muda, o mundo apaga e as pessoas têm seus vislumbres do futuro – ou não. Então nesse começo não há nenhuma enrolação já que logo somos introduzidos na proposta criada pelo autor, e em seguida podemos ver o caos e tudo sendo desenrolando, o que nos chama bastante atenção e deixa o leitor grudado nas páginas.
Esse livro é repleto de explicações e discussões científicas, o que é muito bom por um lado porque acaba dando embasamento a tudo o que o autor criou, transformando aquilo tudo em algo além de ficção, porque realmente dá para acreditar que poderia acontecer, mas por outro lado essa quantidade de conversas científicas acabou fazendo com que a leitura ficasse arrastada para mim, que não tenho tanto interesse assim nessas coisas quanto o autor claramente tem. Ele é muito inteligente, isso não tem como negar, mas não conseguiu me conquistar tanto assim por conta dessas partes, já quem AMA teorias e papos no estilo, tenho certeza de que vai adorar e até sentir vontade de entrar no livro para participar de todas aquelas inúmeras discussões.
Uma parte que acabou me incomodando é que a história é passada em 2009, mas a obra foi publicada em 1999, então encontramos alguns detalhes meio antigos na parte de tecnologia. Parece que o autor não quis tentar acrescentar coisas inovadoras que ainda não existiam na época em que o livro foi escrito, mas que poderiam existir no futuro. E, por ter toda a questão científica, acho que essa falha ficou mais evidente.
O livro é dividido em três partes e quando eu vi o nome da última fiquei muito empolgada para chegar lá e saber o que iria acontecer (não vou comentar aqui o que é, porque pode ter gente que considere essa informação um spoiler, mesmo não sendo exatamente). Mas, quando finalmente alcancei essas últimas páginas, não achei que a história evoluiu tão bem quanto eu esperava, já que foi quase tudo mais do mesmo, nada de muito inovador ou empolgante.
Apesar de ser narrado em terceira pessoa, podemos conhecer diversos personagens e diria até que bem, com algumas características de suas personalidades em bastante evidência, mas ainda prefiro histórias narradas em primeira pessoa porque dá para conhecer ainda melhor cada um. Mas o personagem que mais gostei foi o Theo, que também foi o que apresentou a história mais interessante e instigante, inspirando a gente a continuar lendo para saber como (e se) iria conseguir modificar o seu futuro.
Esse livro não tem continuação, nele mesmo há um começo, meio e fim, apesar de algumas coisas ficarem em aberto para a nossa imaginação fechar, mas até que eu gostei da conclusão. Então essa é uma ótima opção para quem odeia e/ou foge de séries, principalmente nesse estilo de leitura, que a maioria é série, ou pelo menos trilogia.
Só não entendo muito bem porque esse livro foi publicado pela Galera Record e não por outro dos selos do Grupo Editorial Record, já que a Galera é um selo jovem e esse livro não tem nada disso, nem mesmo os personagens e suas personalidades, então acho que combinaria melhor a publicação em outro selo, inclusive para encontrar leitores em potencial mais interessados.
Amo essa capa, ela é realmente sensacional, se você olhar prestando atenção também vai achar isso. A versão impressa está ainda mais bonita, com verniz localizado em toda essa parte mais escura, o que deu um efeito bem legal. A diagramação é simples, mas muito bem feita com fonte e espaçamento confortáveis para uma leitura por mais tempo, e as páginas são amareladas.
Teve uma série de TV homônima baseada nessa obra que, infelizmente, não teve mais de uma temporada. Eu não assisti para poder dizer para vocês se achei boa ou ruim ou se tem alguma coisa a ver com o livro, mas, caso eu veja, faço um update aqui no post para comentar sobre ela e as semelhanças/diferenças em comparação com o livro.
Essa obra nos faz refletir bastante e eu ficava pensando sobre o fenômeno o tempo inteiro, como eu me sentiria caso isso fosse realmente capaz de acontecer, acho que todo mundo que ler vai parar para pensar sobre isso também.
A leitura de Flash Forward é, de maneira geral, muito interessante e fluida, mas nas horas dos papos científicos eu admito que ficava meio entediada e arrastava mais o processo de ler. Então indico para todos os leitores que gostariam de encontrar uma história original com um bom embasamento teórico e científico, e que nos faz refletir bastante.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Bem, eu gsto muito de livros assim, mas pelo jeito que vc o descreveu,parece ser bem cansativo.... Gostei muito do seu pequeno resumo, e mesmo achando a capa feinha, leria se eu tivesse gostado do enredo, o que não aconteceu! Enfim, parabéns pela resenha detalhada e crítica!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog! Parabéns!
    Estou passando também para divulgar meu blog literário:

    www.livreeespontanealeitura.blogspot.com

    Aguardo sua visita!
    Espero que siga e goste do blog =)
    Beijos!

    ResponderExcluir