In Our Living Room - Elysanna Louzada





Na Coluna In Our Living Room de hoje conhecemos um pouco mais sobre a autora Elysanna Louzada, autora da trilogia Herdeiros do Trono, publicada pelo selo literário Ases da Literatura. 

Sobre a Autora: Elysanna Louzada é formada em Língua Portuguesa e Literatura e estreou no mercado literário em 2011 com o livro infantil, Eu sou O Galo, obra que, esse ano, faz parte da grade de paradidáticos de duas escolas, PIO XI, na Paraíba, e CECAF, no Espírito Santo.
A autora recentemente também participou de um projeto internacional com a editora Seleções Reder´s Digest, Grandes Histórias da Bíblia, que será lançado em junho deste ano.Em fevereiro esteve no programa Um Dedo de Prosa da TV Assembleia falando um pouco sobre o Herdeiros do Trono e sua carreira literária.
Atualmente mora em Vargem Alta, interior do Espírito Santo, com o marido e os dois filhos.

Canais para se comunicar com a autora e saber mais sobre seus livros: Site | Facebook | Facebook do Livro.

Em uma sociedade de aparências e com falsa profundidade os livros têm sido apresentado as crianças de formas bem variadas, essa forma é que define sua relação com eles ao longo da vida. Se você vai se tornar um leitor voraz ou um fugitivo das letras. Para você como foi, quem foi o responsável por apresentar a literatura para você? Foi amor a primeira vista?

Fui apresentada à literatura desde a infância e, sim, eu me apaixonei perdidamente pelos livros desde o primeiro contato. Prova disso foi que me formei em Letras-Literatura-Inglês.

Refletindo a cerca de tudo que você já leu, e o que marcou sua história como leitora, quais são seus autores favoritos? E livros, quais as obras que ainda lhe trazem boas recordações e você colocaria na lista de não morrer antes de ler?

Autores favoritos é uma questão complicada, pois sou uma leitora eclética. Vou citar somente quatro que fizeram parte da minha formação literária: Monteiro Lobato, Jane Austen, Machado de Assis e Graciliano Ramos.
Acho que todos deveriam ler Dom Casmurro, sou completamente fascinada pela personagem Capitu. Também indico Vidas Secas, que é um belíssimo romance atemporal que retrata o nordeste brasileiro, e Orgulho e Preconceito.

De leitor ávido a escritor existe um caminho, embora eu particularmente acredite que quem lê muito acaba querendo também colocar para fora o que te transforma, nem sempre é tão fácil escrever aquilo que desejamos, como você deixou de ser apenas leitora para se tornar escritora? E depois de escrever sua visão como leitora mudou ao ler uma obra?

De fato há um caminho a ser percorrido. No meu caso, minha formação acadêmica contribuiu muito para isso, então minha transição foi, digamos, tranquila. Mas nem por isso abstive-me de ler vários livros sobre técnica de escrita e também fazer cursos específicos sobre estruturação de narrativas.
A visão de leitor fatalmente acaba mudando, pois, como escritora, passei a observar mais a técnica oculta no desenrolar da narrativa.

Qual é o papel do livro para você? Um item de entretenimento, um convite à reflexão e à crítica, ou apenas uma manifestação da sublimação do autor?

O livro pode assumir diversos papéis e é justamente isso que é fascinante. Uma obra pode entreter, pode ser um convite à filosofia ou até mesmo a expressão de um ato confessional. Tudo depende do objetivo do escritor e do conhecimento do leitor. Um exemplo: Jogos Vorazes – um livro contemporâneo classificado por muitos como literatura de entretenimento. De fato há quem leia a trilogia e encontre somente um romance juvenil, mas também existem aqueles que acharão crítica social e questionamentos que são verdadeiros convites à reflexão.

Publicar um livro no Brasil é um trabalho que requer vontade, o mercado editorial brasileiro parece ainda engatinhar e não acolher a demanda de escritores que aqui nascem. Qual sua opinião a respeito dele? Como foi o processo de publicação do seu livro?

Ser escritor requer vontade. É uma carreira que exige dedicação (como qualquer outra). Quanto à publicação, sim, é difícil, mas o que não é? Eu fiquei com o original do Herdeiros do Trono por um ano na gaveta até encontrar o selo literário do Ases da Literatura. E desde o lançamento até agora tenho trabalhado bastante para divulgar a trilogia e sei que ainda há muito chão pela frente. Mas acredito que esse é o caminho em qualquer profissão. O importante é que eu amo escrever e isso me faz superar as dificuldades e vencer meus limites.

Em Herdeiros do Trono as referências a gênese da bíblia é grande, qual foi a influência que ela teve na criação da sua mitologia? Houveram outras referências para criar seu universo?

O livro de Gênesis foi sim uma referência, como também textos do livro de Provérbios, do livro de Davi, da História de Abraão e dos Evangelhos. Outras referências foram textos históricos sobre guerras étnicas, campos de refugiados, tráfico de pessoas, entre outros. Fiz uma pesquisa extensa para criar a estrutura de Petra.

Acredito que escrever fantasia é difícil - se não for o gênero mais exigente- , visto que precisamos criar um novo universo com suas próprias regras, leis, mitologia e criaturas. Fazer isso de forma criativa e ao mesmo tempo convincente é para poucos, você sentiu dificuldades em criar um novo mundo? Quais foram as maiores dificuldades no momento da concepção?

Criar um mundo realmente não é fácil, por isso dediquei horas à pesquisa. Foi como montar um quebra-cabeça até chega à estrutura final que receberia a trama propriamente dita. Eu tenho um vasto material que compõe a narrativa, mas que não aparece nos livros. Esse material é meu guia, minha linha mestra. Da mesma forma que as atitudes dos personagens precisam se condizentes com sua personalidade, acontecimentos também estão intimamente ligados à estrutura geopolítica do mundo no qual se desenrolam.

Embora seu livro trabalhe com a fantasia, eu senti ao lê-lo uma grande quantidade de realismo fantástico, guardada as devidas proporções tudo que acontece nas páginas nos trás a sensação de ser passível de se realizar. As pitadas steampunk também auxiliam nessa sensação. Enquanto estava escrevendo você se preocupou com esse realismo?

Sim. Durante todo o processo de criação, a verossimilhança era o meu guia. Meu objetivo sempre foi construir um mundo verossímil, com ambientes, personagens e estrutura sócio-política que poderiam estar presentes em nosso mundo real. Pelo visto consegui, não é?!

Como é o processo de construção dos personagens, ele vai se modelando ao longo da trama ou você já os preconcebeu a priori do livro? Em algum momento o personagem cria vida própria, como na frase a criatura domina o criador?

No começo da trama eu tinha um esboço da personalidade dos personagens, mas à medida que a narrativa vai se desenrolando, cada personagem, principalmente os protagonistas, ganha vida e passa a conduzir o autor e não o contrário. Isso soa até meio surreal, porém é exatamente isso que acontece.

A continuação de Herdeiros do Trono já está disponível em e-book, quando podemos esperá-la em versão física? E o que podemos esperar da continuação da história?

A versão física do segundo volume da Trilogia Herdeiros do Trono será lançada dia 25 de abril em Vitória-ES.

Em nome do House of Chick agradecemos sua entrevista, fique a vontade para adicionar qualquer informação que queira compartilhar conosco!

Eu é que agradeço a simpatia e a gentileza do blog. Aproveito para parabenizar pelo empenho em divulgar a literatura no Brasil.

Um beijo para a equipe e também para os leitores do House of Chick.

Quer saber o gostinho dos livros? Aqui tem uma pequena degustação do primeiro capítulo dos dois primeiros livros: Herdeiros do Trono | Círculo de Fogo .






Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi Bruna! Já falei que adoro essa coluna? rsrsrsrsrrss
    Adorei conhecer um pouco mais sobre a autora, apesar de não conhecer os livros, vou pesquisar mais sobre eles!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Bruna!
    Muito bom poder conhecer um pouco mais sobre a pessoa e sua obra.
    Adorei a entrevista.


    Obrigada pelo carinho do seu comentário no blog. Volte quando quiser...
    Bom domingo!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    "Algumas vezes dói quando olhamos para trás e outras sentimos medo de ver o que vem pela frente. Mas apenas temos que virar para o lado para encontrar os amigos, se eles continuarem do nosso lado então vai estar tudo bem."

    ResponderExcluir
  3. Amei o post. Agradeço o convite e o carinho de vocês. Beijos.

    ResponderExcluir