Febre Negra - #01 Fever- Karen Marie Moning

Eu nunca sei quando já falei uma coisa ou não, a minha memória não é ruim, o problema dela é o volume de dados que entram rs, então desculpe se eu me repetir no que vou dizer rs! Eu sou louca por espíritos da natureza, o que isso significa? Significa que se eu vejo um livro que fale de gnomos, fadas, duendes, salamandras ou ondinas eu quero, não importa o gênero ou faixa etária do livro (sim tenho livros infantis com ilustrações lindas!). Logo quando vi que o livro Febre Negra  abordava fadas e estava por dez reais na Fnac não só o comprei como passei ele na frente de diversos livros!

Febre Negra é o primeiro livro da série Fever, escrito pela autora Karen Marie Moning, publicado pela editora Novo Século. Nele conhecemos MacKayla Lane, uma jovem de 22 anos que vivia de forma tranquila em uma cidadezinha do interior americano quando sua irmã que estava na Irlanda fazendo intercâmbio morre de forma brutal, e deixa uma pista para a irmã em um recado no seu celular. Sua família fica aos pedaços e sem a resolução do caso pela polícia irlandes,a ela resolve viajar para Irlanda e investigar a morte da irmã, cobrando resultados da polícia.

Sua jornada em busca da verdade a leva para um mundo de sombras entre criaturas que ela acreditava não existir. E em meio a tantos problemas ela ainda se vê  diante de um desafio: preservar a própria vida enquanto lida com poderes que jamais imaginou ter. Com faculdades especiais, ela pode ver além do véu, ela pode ver os domínios dos Fae.

A primeira coisa que chama atenção neste livro é a mitologia féerica criada pela autora, embora ela use os termos seelie e unseelie, e os seres que surgem ao longo do livro são bem diferentes do comum. O glamour deles está presente,  são criaturas que parecem bonitas, mas sem o glamour a natureza 'vampírica' deles fica evidente, a estrutura é diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido. É clara a influência celta já que ela trabalha com os Tuatha de Danaan que são seres celtas.

Quanto a narrativa é feita em primeira pessoa através das palavras de Mac, é fluida e gostosa. A diagramação é simples, uma pena porque os celtas tem símbolos lindos que poderiam decorar os capítulos. A capa é ruim, ela não transmite a ideia do livro, na verdade se eu não lesse a sinopse eu jamais saberia que se trata de Fae, ele parece mais um suspense.

Mac é uma jovem que leva a vida calmamente, ainda não decidiu pela faculdade que quer fazer e trabalha em um bar. Não está preocupada com muita coisa além de suas unhas cor de rosa. Espera pela volta da irmã para tomar um rumo, então quando ela se vê com a morte da irmã para elaborar ela não tem dúvidas quanto a sua ida para Irlanda.

Na Irlanda ela tem dificuldades em aceitar a realidade que se descortina e com os dons que nem sabia ter. Ela deve deixar para trás não só os seus longos cabelos loiros como todo um mundo que existia antes. Espero que ela amadureça mais no próximo volume, caso contrário vai continuar quebrando a cara rs!

O livro conta com um número bem reduzido de personagens. Além de Mac apenas Barrons aparece de forma constante. Ele é um homem misterioso que Mac conhece em uma livraria e começa a ajudá-la depois que descobre seu dom. Terminei o livro sem saber o que pensar dele, ora chego a gostar, ora desconfio muito dele, não sei dizer que papel ele ocupa, dos bons ou dos maus, alias essa dualidade é bem apagada na trama, o que existe é a necessidade de cada ser.

Diversos personagens terciários surgem, mas de maneira passageira, ninguém permanece por mais de um capítulo praticamente. Além dos Fae em seus diversos tipos também existe um vampiro, os videntes e mafiosos irlandeses. Os Fae têm poderes bem diferentes, inclusive um deles deixa Mac em maus lençóis em um Museu e fiquei com vergonha por ela rs!

Febre Negra é um livro peculiar, é mesmo como uma febre que toma aos poucos e espalha a escuridão que pode esconder tudo e a qualquer momento. Indicado aos que gostam de fantasia e pitadas de suspense. A série conta com cinco livros, dos quais apenas dois já foram publicados no Brasil, além de  Febre Negra, temos por aqui Febre de Sangue. Os demais não publicados são Faefever, Dreamfever e Shadowfever.

Um quadrinho sobre o universo Fever também foi lançado pela autora: Fevermoon, e uma nova trilogia do ponto de vista de outro personagem da trama que tem um livro publicado já: Iced.


 Avaliação









Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi Bruna!!!!

    Olha, eu gostei da capa! rsrsrsrsrrsr Achei muito bonita. Uma pena vc não ter gostado, mas espero que possam melhorar na segunda, ficar mais de acordo com a história!

    Bem, tbm adoro qualquer tipo de fantasia, sou apaixonada por tudo! As vezes prefiro ler fantasia para distanciar do mundo real! rsrsrsrsrs
    Linda resenha, vc transmitiu muito bem suas expectativas e o que achou do livro!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Bruna!
    Como você sou totalmente absorvida pela leitura que tem seres fantásticos, sejam eles quais forem.
    Fico fascinada com a mistura das 'lendas' com a ficção. Como sempre digo, acredito até no coelho da páscoa...kkkk até que me provem que ele não existe.
    Muito bom livro e resenha.
    Obrigada por visitar o blog, volte quando desejar!!
    Desejo um domingo de Páscoa esplendoroso, carregado de muito amor no coração!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “Páscoa, momento de união, de parar para refletir, de ver a vida de diferente, de ver gente como a gente. JESUS morreu e ressuscitou para mostrar ao mundo o verdadeiro sentido da VIDA.”

    ResponderExcluir