A Prisão Mal-Assombrada – Joseph Delaney

Em “A Prisão Mal-Assombrada” conhecemos o jovem órfão Billy, um menino que acaba de conseguir seu primeiro emprego como vigia em um castelo que serve de prisão e que é mal-assombrado, com o intuito de pegar o salário para poder se mudar do Lar para Meninos Desafortunados, que é onde ele vive atualmente.
Ele não queria emprego no turno da noite, mas uma das ex-prisioneiras, que agora está morta e é um fantasma, quis que ele trabalhasse nesse horário, e assim foi feito, então. Mas Billy foi alertado a manter distância dela e de um prisioneiro especialmente ruim que fica preso no Poço da Bruxa, porque as consequências deste encontro poderiam ser terríveis.
Infelizmente, o destino acaba pregando uma peça no garoto e agora ele pode estar correndo bastante perigo. Será que ele vai conseguir escapar ileso?

Como vocês devem ter percebido pelo resumo acima, essa é uma história de terror com fantasmas e coisas que metem medo, mas é voltado para o público juvenil, então acaba sendo um terror bem levinho, só que não é ruim, pelo contrário, as pessoas mais jovens com certeza vão acabar ficando um pouco assustadas por conta de todo o ar de mistério que rodeia a história e pelas coisas que acabam acontecendo. Porém, eu confesso que tive mais nojo do que medo em alguns momentos.
Esse é um livro bem fininho e com uma história super rápida, tem apenas 112 páginas com fonte e espaçamento grandes, além de muitas ilustrações, algumas delas ocupando páginas inteiras, então se você pegar para ler direto não deve demorar nem uma hora com ele em mãos.

Narrado em primeira pessoa por Billy, o autor não dá ênfase em nada além dos momentos apresentados durante a leitura, então sabemos muito pouco do passado do personagem e de sua personalidade. Podemos notar que ele tem bastante medo no começo da leitura, então percebemos que ele é bem corajoso e determinado e depois vemos que, mesmo quando tudo parece perdido, ele ainda consegue manter aquela esperança dentro de si, o que é bem legal e me fez realmente gostar do personagem mesmo não o tendo conhecido a fundo.
Acho que essa história parece aquele tipo que os americanos nos filmes (é porque eu não conheço ninguém que faça isso, então não sei se realmente existe alguém que faça) se sentam ao redor de fogueiras e contam historinhas de terror para assustar os demais, e acho que com esse propósito Joseph Delaney teve êxito.

Até gostei do começo da leitura e estava achando interessante, mesmo não me empolgando tanto assim, e no meio do livro os acontecimentos conseguiram me prender às páginas, me fazendo ficar pensando no que ia acontecer em seguida. Mas, apesar de ter sido surpreendida com o final, infelizmente ele não me agradou, o que é uma pena porque mesmo sendo esta uma história de terror, eu realmente esperei um desfecho melhor do que o obtido aqui, que achei bem sem graça e até triste.
Esta história é bem simples e o autor optou por ser rápido e objetivo o tempo inteiro, sem deixar o suspense e todo aquele ar sombrio de lado. Mas acho que eu esperava mais, porque quando eu tinha a idade do público alvo deste livro, lia umas obras melhores que também eram de terror leve só que mais bem desenvolvidas e envolventes, por isso que senti falta de algo nesta daqui.

Uma curiosidade muito interessante que eu não podia deixar de citar para vocês é que a prisão deste livro foi inspirada em um castelo que realmente existiu, o Lancaster, onde as bruxas de Pendle ficavam trancadas antes de serem julgadas e enforcadas, em 1612. A cela onde elas eram mantidas era conhecida como Poço da Bruxa, que está presente neste livro, como citei anteriormente.
As ilustrações foram assinadas por Scott M. Fischer, e gostei bastante do trabalho dele, acho que elas foram as responsáveis por eu ter gostado mais da história, já que são lindas e encaixam perfeitamente com o enredo do livro, além de eu achar indispensáveis em obras voltados para os leitores mais jovens.

A capa está linda por conta da cor prateada presente no nome do autor, na frase embaixo, na logo da editora, e no título, que também está em alto-relevo. A ilustração também é muito legal, principalmente por ser de uma personagem muito importante na história.
Mesmo que a capa seja colorida, o miolo não é, as páginas são amarelas e as ilustrações internas são todas com traço em preto e fundo também na cor preta ou sem preenchimento, mas são todas muito bonitas. A divisão de capítulos ocorre em uma ou duas páginas pretas com o fundo parecendo um muro, com número e título do capítulo.

Indico a leitura para os mais novos que curtem uma história com uma pegada de terror, com direito a coisas nojentas e personagens interessantes.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Gosto bastante desse tipo de historia voltada para o publico juvenil, e esse livro em especial já esta há algum tempo na minha listinha de futuras leituras espero pode lê-lo em breve =) Sua resenha ficou ótima é bom ver um pouco da opinião de outras pessoas antes de ler algum livro porque pode te ajudar a não ter tantas expectativas e se decepcionar...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  2. Bem, confesso que eu compraria o livro pela capa! rsrsrsrsrsrrs Achei linda demais!
    As ilustrações tbm são muito bonitas, pena que a leitura em si não tenha muito conteúdo.

    Adorei as fotos, ficaram perfeitas como sempre!
    bjo bjo^^

    ResponderExcluir