Tô Frito – Luciana Fróes & Renata Monti

Fico pensando se muitas pessoas são como eu: uma cozinheira não muito boa, mas que adora acompanhar outras pessoas fazendo receitas, seja em vídeos do YouTube, programas de competição culinária ou outros, desejando ter aquele talento nato, porém não tendo a coragem (e o dinheiro) suficientes para tentar tantas vezes até acertar algo mais elaborado.
Então, quando vi que a editora Rocco publicaria o livro “Tô Frito” pelo selo Bicicleta amarela, que nada mais é do que “Uma coletânea dos mais saborosos desastres na cozinha”, como o próprio subtítulo nos revela, eu sabia que precisava lê-lo. Afinal, nada melhor do que ver que os Chefs mais conceituados e famosos do nosso Brasil também têm seus momentos de gente como a gente, errando antes de aprender. E olha que eles tiveram que se virar muitas vezes para dar a volta por cima em momentos cruciais que poderiam fazê-los pôr tudo a perder.
Claro que comecei minha leitura assim que pude e agora só posso afirmar: que delícia! Desculpem-me o trocadilho, mas realmente não pude resistir, afinal essa obra é maravilhosa, leve, divertida, cheia de histórias reais e inspiradoras que nos mostram que nos piores momentos, em que tudo parece perdido, é que as melhores coisas podem surgir!
Adorei o trabalho das autoras Luciana Fróes e Renata Monti, que convidaram nomes famosos do Brasil como Alex Atala, José Hugo Celidônio, Roberta Sudbrack e Rogério Fasano, entre muitos outros, para contarem histórias verídicas que vivenciaram em suas cozinhas e pelo mundo afora, que resultaram nas mais diversas conclusões. Teve o caso de Atala que quase fez com que ele perdesse seu braço e, consequentemente, sua carreira; um apagão no restaurante de Pedro de Artagão, lotado em pleno Dia dos Namorados; um fogão explodindo a 400m de altura num jantar comemorativo no Pão de Açúcar que estava sendo realizado por Morena Leite; a descoberta inusitada da Pipoca de Feijão-Verde de Onildo Rocha, e por aí vai.
Muitos desses casos, confusões, trocas de ingredientes e erros acabaram resultando em novas receitas incríveis, que fizeram sucesso tanto no dia em questão que foram “descobertas” como também viraram pratos fixos em seus respectivos restaurantes, inclusive sendo os mais pedidos de todos os tempos!
O exemplar foi apresentado da seguinte forma: primeiro há uma introdução das autoras, seguido dos capítulos de cada um dos vinte convidados. A primeira página vem com o nome do Chef em questão e um textinho sobre o mesmo em terceira pessoa, seguido por páginas em que eles contam seus depoimentos com muito bom humor em primeira pessoa, e diversos destes textos foram ilustrados por Paulo Villela.
A obra é realmente muito divertida! Claro que algumas histórias são mais marcantes do que outras, mas todas são interessantes. Me peguei rindo em alguns momentos, me desesperando em outros e sempre ficando feliz com os resultados positivos de cada um desses quase desastres e imprevistos. Só acho que o tom da narrativa ficou muito semelhante entre os textos, já que não encontrei nenhuma particularidade que fizesse com que parecesse realmente contado por pessoas diferentes. Não que isso tenha atrapalhado alguma coisa, mas queria ter “sentido um pouco mais da voz” individual de cada um.
Se você é daquelas pessoas que adoram ler histórias verídicas para rir, se divertir e até mesmo se emocionar quando ouve relatos que poderiam ser totalmente desastrosos, mas tiveram um resultado favorável devido a competência, pensamento rápido e agilidade de gente que consegue encontrar forças e criatividade para transformar um improviso em sucesso, por favor leia “Tô Frito”! O livro, que reúne relatos de Chefs incríveis, vale um lugarzinho especial na sua estante e, claro, no seu coração.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário