Meu Livro. Eu Que Escrevi. - Duny (Raony Phillips)

Duny (lê-se Dani) sabe que nasceu para brilhar e fará o possível para o mundo todo saber disso o quanto antes. Claro que, até esse objetivo ser concretizado, ela acaba passando por vários perrengues, situações constrangedoras e outras simplesmente inacreditáveis. Mas, é claro, nada nem ninguém conseguirá ficar em seu caminho rumo ao estrelato. Então, com um linguajar (in)apropriado, uma sinceridade bem evidente, uma autoestima mais elevada do que a altura do pico do Monte Everest, e sem um pingo de problema com a tão famosa vergonha alheia, Duny vai causar. Para mostrar a todos a que veio, ela decidiu escrever nada menos do que uma autobiografia comentando tudo o que já passou na vida e ainda o que pensou em cada um desses momentos.
Para quem não conhece a personagem, ela é uma das protagonistas da websérie “Girls in The House”, que é publicada no canal RaoTV no YouTube, e conta com mais de 100 milhões de visualizações. Ela já até ganhou uma série própria chamada “Disk Duny”, já narrou premiações para a TV brasileira, já conheceu inúmeras celebridades, entre elas Taylor Swift e Kim Kardashian, já foi presa, quase morreu e ainda teve que virar babá da filha de uma celebridade com hábitos para lá de esquisitos. E ainda tem muito para contar e viver, óbvio.
Conheci “Girls in The House” no ano passado, depois de tanto sucesso que a mesma já vinha fazendo há algum tempo. Comecei a assistir sem pretensões e de repente me vi viciada e apaixonada por tudo aquilo. Então logo finalizei todos os episódios disponíveis e fui procurar mais notícias sobre quem criou e como surgiu esse projeto. E depois que descobri que era tudo criado, escrito, desenvolvido, dublado, editado e produzido por apenas uma pessoa, fiquei positivamente surpreendida e passei a admirar ainda mais o trabalho de Raony Phillips. Afinal, como uma pessoa pode conseguir fazer tantas coisas e tão bem assim, e sozinho?! Não tem como não sentir um orgulho dele, mesmo sem conhecê-lo de fato.
Quando vi que a Intrínseca iria publicar um livro de uma das melhores protagonistas de produções brasileiras (em minha opinião), Duny, escrito por ninguém menos do que seu próprio criador, Raony, sabia que precisava tê-lo! Achei realmente muito legal que a editora tenha escolhido publicar essa obra, porque talento ele tem de sobra e merecia ganhar mais espaço ainda do que já tem, dessa vez num novo formato.
E assim que tive meu exemplar em mãos comecei a minha leitura e a adorei do início do fim! Já estou desejando episódios extras da websérie em formato de livros. Porque seria ótimo poder encontrar algumas cenas a mais neste formato. Eu pelo menos iria adorar!
Para quem espera uma história com começo, meio e fim, não vai encontrar isso aqui. Na verdade, acho que poderíamos defini-lo como um livro com crônicas da vida e do dia a dia de Duny, com coisas que ela vivenciou e lembranças de seu passado agitado. Elas não necessariamente seguem uma ordem cronológica, mas a maioria é interligada entre si por algo que ela citou ou viveu antes. Podemos, então, conhecê-la mais a fundo e entender melhor a mente desta personagem tão carismática, atrevida, convencida e extrovertida.
Para quem não a conhece, essa é uma ótima forma de fazer isso. Mas recomendo que também assista a websérie para entender melhor a sua vida, suas piadas e comentários, e também porque é boa demais e merece ser assistida e acompanhada por todos.
A escrita de Raony flui maravilhosamente bem! Encontramos mais um talento para ele. Além do mais, há inúmeras referências de nossa cultura e da cultura pop no texto inteiro, o que eu acho maravilhoso, porque nos aproxima ainda mais da leitura e ainda nos mantém inteirados com acontecimentos atuais. Ademais, seu texto é hilário (eu mesma não tenho costume de rir alto com a maioria das minhas leituras, mas não conseguia me controlar aqui), assim como os capítulos da série, o que o torna ainda melhor e mais cativante.
Adorei acompanhar a Duny na sua escalada para o sucesso e ver que ela é gente como a gente, erra e acerta o tempo todo, encontra dificuldades (mesmo com aquele corpo, rosto, talento e carisma todo!), está sempre buscando superação e uma forma de subir na vida, tenta sair das situações que vive da melhor maneira possível, e ainda encontra forças para trazer seu bom humor à tona mesmo com tanta coisa ruim que vivencia. Gosto muito desta força e determinação que ela possui e a admiro por isso.
Só não dei cinco casinhas na minha avaliação final porque em alguns momentos eu não reconheci a Duny. Sei que na série tecnicamente a gente não vê tudo dos personagens e eles poderiam ser muito mais complexos do que o mostrado ali, porém em determinadas situações do livro sentia como se estivesse conhecendo uma Duny oposta àquela que conhecemos em “Girls in The House”, muito mais insegura e “gente como a gente”. Não que isso seja ruim, pelo contrário, mas achei diferente. E, mesmo que eu tenha me identificado infinitamente mais com a personagem no livro do que nos vídeos já que eu sou o oposto da Duny confiante e encrenqueira, fiquei com a impressão de que a Duny não era ela mesma em todas as páginas. Inclusive tive a sensação de que em muitos desses momentos estávamos conhecendo mesmo o Raony, como se fosse ele colocando seus próprios sentimentos em palavras, não sua personagem fictícia. Posso estar redondamente enganada, claro, mas foi o que senti.
A edição está realmente maravilhosa! Começando por essa capa que chama a atenção com um efeito meio cintilante no fundo (não sei explicar muito bem, só vendo ao vivo para entender), aplicação em dourado no nome da Duny, do Raony e do pingo do i da logo da Intrínseca. O miolo tem várias ilustrações feitas pelo próprio Raony no começo de cada capítulo, que são lindas (quantas habilidades esse menino tem?! :O), texto bem diagramado e páginas amarelas.
Algumas pessoas torcem o nariz para esse exemplar porque foi escrito por alguém que faz vídeos para o YouTube. Mas eu, sinceramente, não entendo a comparação dele com youtubers, já que seus vídeos pertencem a uma websérie ficcional com personagens criados no The Sims, que nada tem a ver com outras pessoas que também produzem conteúdos para o site, só que com eles aparecendo nos vídeos, e sendo muitos de cunho pessoal. Eu realmente não consigo compará-los. E espero que algumas pessoas menos preconceituosas também não o façam, porque não tem nada a ver um com o outro e as histórias ficcionais de Duny realmente valem a pena serem lidas.
Para quem deseja encontrar uma obra para se divertir, “Meu Livro. Eu Que Escrevi.” é, definitivamente, o que você está procurando. Com tiradas atuais, humor ácido, situações inusitadas, personagens carismáticos e uma protagonista que faz e diz muitas coisas que nós mesmos gostaríamos de fazer e dizer na vida real, mas que não temos coragem. Tudo isso com o humor característico da tão famosa e querida websérie “Girls in The House”, que com certeza vai encantar os fãs e trazer novos admiradores para o canal no YouTube.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário